Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

esportes
Opinião

2º turno em Fortaleza: agora, é matar ou morrer

Acilon Gonçalves
Acilon Gonçalves

1. PARAFRASEANDO jargão do futebol, quando uma disputa vai para o mata-mata, na política, o segundo turno de uma eleição, pode ser comparada a um matar ou morrer. De 11 candidatos restaram, apenas dois, antecipados pelas pesquisas. A petista Luizianne sobrou na curva, após um começo promissor. Perdeu, mas o desabafo ficou entalado na garganta.

2. ENTRE mortos e feridos, Sarto sai respaldado por 17 partidos. É a turma que adere a árvore mais frondosa, também conhecida como toma-lá-dá-cá. Na politica é comum. Conta, agora, com o reforço de Camilo, livre e desimpedido. Não é um peso qualquer, pelo que seu governo de tão bom representa. Por acaso pesa mais que os Ferreira Gomes? Bota dez vezes mais.

3. CAPITÃO Wagner, ficou com o que tinha, porém, ganhou o mesmo tempo na propaganda eleitoral. Eis aí o trunfo maior. Mas terá que mudar a estratégia, a partir do discurso, mais adequado para frades e carmelitas. Sequer aumenta o tom de voz. Se entregar tal tarefa ao senador Girão, que chispa fogo pelas narinas, com seu tom inflamado, o jogo pode ser virado. Ou não.

CINZAS & SEPULCROS

PARTIDOS tradicionais, tais MDB, PSDB, DEM foram as grandes decepções. Morreram e não sabem. Sobrevivem da tradição, que virou cinzas e sepulcros. A escolher.

MDB, por exemplo, foi destruído. Pela primeira vez em sua história, não fez sequer um vereador. Todos candidatos juntos sequer tiveram 11 mil votos, nem chegaram ao coeficiente eleitoral de 29 mil.

EUNÍCIO, resolveu aderir ao eterno perdedor Heitor Férrer, pra não perder o apoio de um amigo que nem laços com o partido tem. Enquanto a maioria optava pelo capitão Wagner, chutou todos pros cafundós.

TEM mais. Eunício se dedicou exclusivamente a eleição da sua terra natal, Lavras. Abandonou os demais municípios. Ainda assim, foi derrotado em sua terra, por mais de 2 mil votos. Que decepção!

NESTA mesma pisada, PSDB e DEM, sumiram do mapa. Pra contar a história dos tucanos, ficou apenas o campeão de votos, Roberto Pessoa, dono do seu nariz. Já disse e repito: única salvação do PSDB será entregar o comando a Roberto Pessoa. Noves fora, nem o senador salva.

E O DEM? Por acaso alguém sabe seu paradeiro se nem o xerifão midiático, Moroni, conseguiu eleger o filho vereador? Novos tempos, novas lideranças. O resto mais...o vento levou.

BRIGA, da boca pra fora, dos irmãos Ciro e Cid Gomes, em Caucaia, Ciro perdeu feio com Elmano, ruim de urna e Cid flanou com Naumi, que dificilmente deixará de ser reeleito.

E O ROSENO, hein! Do mesmo time do Heitor Férrer. Teima em querer ser prefeito. Quanto mais teimam, mais os dois perdem. Faltam-lhes cacife e votos. Teimosia têm de sobra, para dar e vender.

Prefeito reeleito do Eusébio, Acilon Gonçalves
Foto: Alex Gomes/ Especial para O POVO
Prefeito reeleito do Eusébio, Acilon Gonçalves

ACILON Gonçalves, prefeito reeleito de Eusébio, foi o rei das urnas. Grande vencedor, disparado, é a mais nova liderança política que surge. Reparem para o seu feito. Dos 13 Prefeitos eleitos pelo PL, fez nada mais, nada menos, do que seis, quase a metade. Não bastasse, seu filho destronou a arcaica oligarquia que reinava, por anos, em Aquiraz, que ganha assim, sangue novo nesses novos tempos da política. Acilon não é bom de voto. É ótimo.

O PROTESTO

INICIO da pandemia, em março, o Governo do Estado, através da Seplag, determinou corte de 30% nos valores dos contratos dos prestadores de serviços, alegando queda do ICMS. Sete meses após, atividades públicas retomadas, economia restabelecida, os investimentos não param. Até concurso é anunciado. No entanto, os 30% retirados, nada de reintegrados, muito embora tais contratos tenham sido ganhos por meio de licitação, menor preço, margem média de lucro de 10%. O pior vem agora. 13º mês à vista e eles, donos das empresas, já não têm mais a quem recorrer. Até os agiotas desconfiados fecharam as torneiras. Há empresário dizendo que, se Élcio Batista ainda estivesse na Casa Civil, de há muito já teria reparado tamanho absurdo.

O GRANDE VENCEDOR

PREFEITO Roberto Cláudio, sai como o grande vencedor, nessa eleição. Afora, carregar nas costas o candidato Sarto, provou o tamanho da sua popularidade e aprovação da população à sua gestão. Pra completar, fez do seu assessor, Lúcio Bruno, o segundo mais votado na CMF. Prova de carisma, maior não há.

BOLA DE CRISTAL

FOI dito aqui, pela bola de cristal. Renovação da CMF seria acima dos 53%. Bingo! Dos atuais 43 inquilinos, 23 sobraram na curva nas urnas impiedosas.

VIVA AS MULHERES!

E as mulheres, hein! Tiveram aumento em sua bancada, quando 9 foram eleitas, atingindo 21%, índice, antes, jamais, alcançado. Viva as mulheres!

PONTO FUTURO

NINGUÉM me tira da cabeça. Eleições para o Governo, em 2022, já tem o primeiro candidato na fila. Quem cara-pálida? Eduardo Girão que, no Senado, botou no bolso Tasso e Cid Gomes. Pra completar, bom de briga e de palanque

BOCA DE FORNO...FORNO

.QUEM não faz poeira, poeira come. Midas Assis Cavalcante, abre mais uma Ótica Visão. Agora, no Eusébio, terra do rei das urnas, Acilon.

.QUER dizer que o Gás Butano aumentou? Um assalto. Ninguém vai preso. Tenho uma solução. Voltemos, urgente, ao fogão à lenha.

.POBRES as decorações natalinas nos shoppings. Salva-se o do Shopping Benfica, que, em matéria de criatividade, vence de goleada, todo ano, a concorrência.

.ALÔ, alô, TRE. Nas sessões eleitorais, nenhum fiscal portava o mediador de pressão, como recomenda o protocolo do Covid. Na minha, quando fui cobrar, a mocinha respondeu: esqueceram de mandar. Pode?

.EM eleição é assim. Quanto mais cabras, mais cabritos. Os nanicos, estão deitando e rolando. Não querem é perder a boquinha farta e generosa.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais