Logo O POVO+
Brasilierão e suas mãos & contramãos
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Brasilierão e suas mãos & contramãos

Tipo Opinião

.PONTA do lápis. Fernando Prass, até agora, defendendo a meta do Ceará — pasmem — já tomou 32 gols. Para goleiro da sua categoria não explica, muito menos justifica.

.TROCANDO em miúdos pra ser melhor entendido. Tomou gol e meio por partida, como se levasse dois gols num jogo e um no outro.

.EM qualquer time do mundo já teria sido barrado pelo reserva imediato. No Ceará, existem dois. Cabe perguntar — serão piores do que ele?

.OU, então, foi contratado com cláusula especial, segundo a qual é proibido sentar-se no banco de reserva, a não ser que se contunda gravemente. Ou por outra, que venha a contrair a Covid, que Deus o livre e o guarde.

.ENFIM, quem faz de Prass intocável? O técnico Guto e sua atávica teimosia ou o presidente Robinson de Castro que lá de cima ditou a ordem — "Podem mexer em qualquer um, menos no Fernando Prass, em respeito a sua idade e ao seu currículo de tantos clubes famosos por onde passou".

.PELO sim, pelo não, Prass, fazendo coro com a defesa alvinegra, trocando um pelo outro, duas enormes peneiras.

ARES POLUÍDOS

.ATENTEM para o caso do Bergson. No Ceará, onde passou ano e meio, raramente acertou o caminho das redes, apesar de incontáveis chances.

.UM ponto tal que, esgotada a paciência, o Ceará queria dele se livrar de qualquer maneira. Até que surgiu o interesse da Ponte Preta, atrás de um artilheiro. A Ponte disputa a Série B.

.CAIU do céu para o Alvinegro. Tanto que o emprestaria de graça, desde que o clube paulista pagasse seu salário. Negócio fechado, até que o Fortaleza, mais precisamente Ceni, resolveu atravessar o caminho.

.SE a Ponte queria um artilheiro, mandaria o Orobó, ficaria aqui com o Bergson. O Ceará não interveio pois havia dado passe livre ao atacante.

.A PONTE fechou o negócio, pois a responsabilidade do salário do Orobó estaria ao encargo do Tricolor, livrando-o do pagamento que faria ao Bergson.

.QUEM imaginou que o Fortaleza estava fazendo péssimo negócio, caiu do cavalo. Ceni enxergou no Bergson o atacante de que tanto precisava pra fazer sombra ao Wellington Paulista.

.DITO e feito. No Tricolor, Bergson redescobriu o caminho das redes, com Ceni no comando, deixando lá sua marca logo na estreia.

.ARES de Porangabuçu não fizeram bem ao jogador, pelo que se conclui. Bobagem. Verdade é outra. Nenhum atacante, com Guto no comando, terá êxito jogando de costas para o gol.

SOPA NO MEL

.VENTOS começaram a soprar para os lados de Bergson. Ceni saiu do Pici e seu lugar ocupado por Chamusca.

.QUE vem a ser aquele mesmo que, no Paysandu, 3 anos atrás, fez de Bergson o artilheiro do Brasil, com 28 gols.

.CAIU a sopa no mel para o atacante. Chamusca logo o fez titular e os gols voltaram a surgir. Já deixou sua marca nas redes dos adversários 3 vezes. WP, agora, é que não sai mais do banco.

.ENSINA a sabedoria oriental. Esperar é a arte de querer. É só uma simples questão de paciência. E de tempo.

VIA CELULAR

.EM Belo Horizonte, onde ficou prisioneiro da Covid, o técnico Sampaoli dirigiu o Atlético-MG via celular, mas de olho na telinha, aos berros gritava para seu auxiliar na borda do campo do Castelão.

.MEDO de perder o emprego, lá para as tantas, o auxiliar técnico, deixou o celular bem longe do seu ouvido, enquanto o argentino gritava em vão...

JEJUM QUEBRADO

.APÓS precisamente 93 dias, depois de ganhar o Estadual, o Fortaleza ganhou a segunda partida fora de casa. Precisamente contra o Botafogo, que vem a ser o mesmo que Chamusca, no Cuiabá, despachara semana antes da Copa do Brasil.

.MERA coincidência? No futebol tem disso, sim, tem dito, sim...

DESENCABULOU, UFA!

.FELIPE Vizeu marcou seu primeiro gol com a camisa do Ceará. Coincidência ou não, ele resolveu trocar a anterior, pela camisa que o Sobis usava. Deu certo. Ou mera superstição?

.NÃO foi um gol qualquer. Revelou senso de oportunismo numa bola que tomava outra direção, que não o fundo das redes. Falta agora só o Guto, fazer o Vizeu jogar olhando pras traves que os gols fluirão com maior abundancia. Aprende, Guto!

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?