Logo O POVO+
Mudanças no Ceará passam por erros passados que se entrelaçam hoje
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Mudanças no Ceará passam por erros passados que se entrelaçam hoje

.PROTESTOS da torcida do Ceará, pelas redes sociais, e diante da sede do clube, não tinham bem o Fernando Prass como alvo preferido — se bem que de há muito merecia ser barrado — sim o técnico Guto Ferreira, independente do resultado de ontem contra o São Paulo, cedo da noite.

.VERDADE seja dita. Tirante raras exceções, o Ceará foi infeliz nas contratações deste ano, salvando-se apenas Vina e Fernando Sobral, este já estava lá, encostado, até aparecer não o Guto, sim, o Enderson Moreira. Já disse e repito — responsável por tantas reforços ruins do Alvinegro só pode querer ver a caveira do presidente Robinson de Castro.

EFEITOS DA COVID

- EXEMPLO de tantas delegações, São Paulo veio em voo fretado, para se blindar contra a Covid.

.IDEIA do voo fretado surgiu quando a maioria dos passageiros desistiam de pegar o avião que trouxesse ou levasse delegações de futebol.

.HÁ exceções, claro, especialmente em clubes de menor porte financeiro, Fortaleza e Ceará inclusos neste rol, mais alguns outros, especialmente turma da rabeira, isto é Z-4, onde de há muito o Ceará flerta.

APOSTA (QUASE) ERRADA

.LIÇÃO que ainda não aprenderam. Técnico de Série B raramente dá certo na Série A, no mesmo Brasileirão, embora alguns nem tanto, apesar de poucos.

.GUTO sempre reinou na Série B, de lá Chamusca veio, só que este ainda engatinha, cinco anos após deixar o Fortaleza.

.EXCEÇÃO, Lisca Doido, tão conhecido da torcida alvinegra, após tantas idas e vindas, quem diria, comandando o América-MG, terceira força do futebol mineiro. Na Copa Brasil está entre os quatro finalistas.

IDADE QUE PESA

.MÁ fase de Fernando Prass, inexoravelmente, passa pela idade (42 anos), quando os reflexos vão se esvaindo. Não é o primeiro caso, nem será o último para quem teima em não ver o tempo passar.

.NEM mesmo Ceni livrou-se deste peso, quando goleiro do São Paulo, chegou aos 42 anos, sim, embora ao começar sentir que os reflexos estavam se indo encostou as chuteiras, sem antes deixar registrada marca de goleiro do mundo com mais gols batendo faltas e pênaltis.

.INFELIZMENTE como técnico fracassou no São Paulo, mais por teimosia, pois queria começar a carreira no clube onde acumulou tantas glórias.

.TORCIDA até que aceitou, mas não aguentou chegar ao sexto resultado negativo, pedindo sua cabeça. Respeitou seu passado como jogador, menos o presente, pois treinador é outra coisa.

CURIOSIDADES SEM FIM

.FISGADAS dos alfarrábios de Miguel Júnior, guardião da minha trêfega memória, algumas curiosidades até agora deste Brasileirão pandêmico.

.JOGO de ontem à noite (Ceará x São Paulo) marcou a rodada número 16. Demais estão na 23, quer dizer 58% desta travessia, restando apenas 16 jogos, correspondendo 42%.

.POR conta (ou não) da Covid, o Brasileirão deste ano é o mais parelha desde 2006, a partir do qual CBF fixou em 20 clubes, caindo 4, subindo 4...

.LIDERANÇA, por enquanto, favor esqueçam de fazer apostas, houve até ocasião em que ela foi liderada por 4 clubes (Athletico Paranaense, Vasco, Internacional e Atlético-MG). Só os dois últimos se mantiveram na briga. O do Paraná oscilou enquanto o Vasco despencou de vez...

.PARECE mentira, mas não é. Dos 20 clubes, só 6 deles não mudaram seus técnicos — Grêmio, com Renato Gaúcho, que já vai para o quarto ano; Atlético-MG, Santos, Fluminense, São Paulo e Ceará, apesar de Guto Ferreira estar naquela do balança, mas não cai...

.JUNTANDO todos, em relação ao cai-cai de treinadores, demissões, pedidos de saída (caso Ceni do Fortaleza) entrada de interinos, que nem sempre aguentam o tranco, foram 28 mudanças em 14 equipes. Se não for recorde, é quase.

.PRINCIPAIS destaques do Brasileirão 2020? Thiago Galhardo, que saiu do Ceará, até pra seleção foi convocado, Keno e Marinho. Entre um deles sairá o craque da Série A...

.DETALHE relevante. Gabigol, do Flamengo, que ano passado extrapolou, virou ídolo, por conta das contusões e da máscara monumental, este ano, nunca mais foi o mesmo...

.CEARÁ e Fortaleza, parte do nosso latifúndio, em 3 ocasiões sentiram o gosto amargo da zona de rebaixamento, logo nas primeiras rodadas. De lá saíram e tentam se equilibrar na turma do meio para cima...

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?