Logo O POVO+
Fumaça branca: Fortaleza escolhe Enderson Moreira para técnico
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Fumaça branca: Fortaleza escolhe Enderson Moreira para técnico

Tipo Opinião

.COINCIDÊNCIA ou não, cinco minutos antes de a bola rolar no Castelão para Ceará x Internacional, a diretoria do Fortaleza veio a público anunciar o nome de Enderson Moreira como sucessor do Chamusca.

.DOS tantos especulados, desde quando veio a público a saída de Chamusca, dispensado em Recife após a derrota para o Sport, Enderson Moreira encabeçava o listão dos pretendidos. Portanto, nenhuma surpresa ou qualquer impacto junto a torcida tricolor.

.FORTALEZA precisava de um técnico urgentemente pra assumir o comando do time, logo para o jogo de amanhã contra o Grêmio, aqui no Castelão. Os demais nomes espalhados eram nível abaixo do Enderson, com a vantagem de ser o mais conhecido, por ter treinado o Ceará em duas ocasiões. Foi ele quem, da última vez, saiu para entrada do Guto Ferreira.

TÁBUA DE SALVAÇÃO?

.SE Enderson já é uma figura carimbada no futebol cearense, levava a vantagem sobre os demais de conhecer os meandros do futebol cearense, embora isso possa vir a pesar muito pouco neste momento em que a agonia já começa a se apossar dos tricolores.

.SERIA, então a tábua de salvação do Fortaleza? Difícil fazer qualquer juízo de valor antecipado. As nuvens estão carregadas para os lados do Pici, mas ele não tem a menor culpa neste cartório de incompetências e de teimosias. Culpa, sim, ter trazido Chamusca, fiasco total, já esperado. Todos são culpados neste cartório. A partir do presidente Marcelo Paz.

.MOREIRA disponível no mercado, sem trabalho a vista, daí ter preferido correr o risco. Quem na vida não quer correr riscos que fique trancado a sete chaves e cadeados em casa. Deve ter feito suas exigências, no que fez muito bem, deixando a diretoria tricolor entre aquela de aceitá-las ou perder mais tempo. Aceitou-as e ele veio. Simples assim.

CONTRA O TEMPO

.OUTRA vantagem de Moreira é conhecer o elenco do Fortaleza, pois aqui esteve, embora do lado oposto, o que nada impede de saber quem é quem. Sem tempo a perder já estará na borda do campo amanhã contra o Grêmio.

.NÃO terá tanto trabalho assim, pois Enderson não é nenhuma neófito, tem um bom currículo de clubes por onde passou, o que lhe garante certo respaldo. Sua missão é a de formatar o Fortaleza ao seu feitio, sem invencionices.

MESMA ESCOLA

.PEGARÁ uma equipe pronta, apesar de em desalinho, de moral lá embaixo. Para um técnico com certa experiência no ramo feito ele, não é tarefa impossível. Se fez isso no Ceará, por qual razão não pode fazer no Fortaleza?

.FORTALEZA queria um técnico pronto, com certa bagagem, experiência na Série A. Nome disponível com mais bagagem era mesmo o de Enderson. Pelo menos melhor e mais centrado que o Chamusca ele é. Não faz invenções mirabolantes, o que já é uma vantagem. Seu modelo tático é o trivial variado, a rigor, muito semelhante ao do Guto Ferreira, mesma escola de onde veio.

.TENTAR queimá-lo por ter sido o escolhido ajudará em nada. Que outro poderia causar impacto faltando dez rodadas para o final? Nenhum. Assim como ele não causou. Pelo contrário. As críticas trovejaram quando anunciaram que era o mais cotado, pelo simples fato de ter treinado Ceará duas vezes. Isso é coisa de quem pensa pequeno num futebol que ganhou boa dimensão nacional.

FEIJÃO COM ARROZ

.DELE não esperem nada especial, muito menos time agudo, vertical, jogando de forma ofensiva. Ele prefere o feijão com arroz, que complica menos e o jogador assimila melhor. Invenção é coisa para técnicos metidos a "gênios" que não passam mesmo de uma récua de imbecis. O futebol brasileiro está repleto deles, a dobrar mil quarteirões.

.MUITO menos virá com a missão de ser salvador da pátria. Chega com a tarefa de fazer o que sempre fez ao longo da sua carreira, sem muito brilho, é verdade, mas também não pode entrar no rol dos fracassados. Se deixarem o Enderson trabalhar em paz pode dar resultado.

.FICA o aviso. Se as cobranças começarem antes de estrear, aí a tendência é de uma hecatombe, quase à vista, que ainda não veio. E roga-se que não chegue, para o bem do nosso futebol. Pobre, mas nobre.

VITÓRIA FÁCIL

.NÃO foi tão difícil assim o Internacional vencer o Ceara (2 a 0) ontem à noite no Castelão. Esperava-se mais do Alvinegro.

.NÃO foi bem assim. Um primeiro tempo regular e um segundo tempo apagado e opaco. Foi nesse tempo que o clube gaúcho fez os dois gols que consolidaram uma vitória relativamente fácil.

.OU o Ceará esperava pegar um adversário fácil de ser batido ou deixou seu futebol na concentração. Ou esqueceu que era o Inter, que briga pela liderança.

.TIME sem inspiração e com pouca vontade de ganhar, qual o Ceará, se perde na imensidão da má vontade, para não dizer mediocridade mesmo.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?