Logo O POVO+
Colaterais: a chegada de Enderson Moreira ao Fortaleza
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Colaterais: a chegada de Enderson Moreira ao Fortaleza

Tipo Opinião

.MAL desembarcou, almoço rápido, sem tempo a perder, Enderson Moreira arregaçou as mangas, foi direto para o primeiro treinamento no comando do Fortaleza. Não havia, nem há, tempo a perder, porque o Brasileirão não para e o Tricolor precisa reaver, urgentemente, sua autoestima perdida nas brumas sob o comando do Chamusca.

.PARA quem é do ramo, aqui já esteve duas vezes, este terreno Moreira conhece como ninguém. Mudou apenas a geografia, quer dizer, de Porangabuçu para o Pici. Os personagens já os conhece.

.CONTANDO nos dedos, são 10 jogos, pedreiras ou não, 30 pontos que estarão em jogo, a partir de hoje contra o Grêmio, menos mal ser no Castelão. O time de Renato Gaúcho ainda sonha com o título, apesar de estar um pouco distante. Para o Grêmio, o número de partidas coincide com as do Fortaleza. Meras coincidências.

. EFEITOS colaterais da vinda de Enderson Moreira dividiram as opiniões, como sempre, sem surpresas. Alguns achando que não foi bom negócio. Outros que o Fortaleza merecia coisa melhor. Mas como, se o mercado estava quase fechado? E os técnicos de primeira linha não quiseram arriscar suas reputações entrando nesta bola dividida entre o fogo e a caldeira. Havia grana pra bancá-los?

LINHA DURA

.QUEM acompanhou o trabalho de Enderson no Ceará conhece seu estilo de lidar com os atletas, tendendo muito mais para a linha dura das exigências. Está certo. Neste momento não pode dar moleza, nem bancar o paizão. Vai lidar com profissionais do ramo, cada qual sabendo o tamanho de suas responsabilidades.

.DEVE saber que formação o Fortaleza vinha utilizando e como, a partir de agora, moldá-la ao seu estilo de ser. O perfil é aquele, já revelado aqui, semelhante ao do Guto Ferreira. Com a diferença de que o elenco do Ceará é um pouco superior em termos de qualidade.

- NADA, contudo, que o assombre ou não possa dar o seu jeito. Ele tem campo fértil nessa área. Nem pensem que terão um Fortaleza audacioso, da época do Ceni, ou cheio de entrelinhas inventadas pelo Chamusca. Terão um Tricolor cauteloso, com o pé no freio o tempo todo, pois se não há tempo a perder, perder pontos, nem pensar.

.ALÉM do mais este corredor polonês, a partir de hoje, não remete a ousadias e sim a muita cautela. O mesmo caminho que Guto trilha no comando do Ceará. Podem ser parecidos em seus perfis táticos, mas diferentes na forma de ser. E qual a diferença entre uma coisa e a outra? Quase nenhuma.

.A FOGUEIRA que Enderson vai entrar é crepitante, ele bem o sabe, mas nada que o deixe assombrado pelo tempo da profissão que já tem. Deve ter enfrentado situações semelhantes ou piores. Muito menos cabe traçar paralelos entre a sua passagem pelo Ceará e essa agora que vai ter no Fortaleza. Existem diferenças. Se conseguir rearrumar a casa, em tempo hábil, já será um progresso.

SERÁ BIPOLAR?

.CEARÁ perdeu para o Internacional (2 a 0) por não saber aproveitar as ótimas chances do primeiro tempo. Por falta de pontaria dos seus atacantes, especialmente Vina, em noite morna, Cléber e de outros menos votados. Chances perdidas, a bola pune.

.DETALHE que não vai passar despercebido. Desde outubro, portanto três meses, que o Ceará não vence como mandante. Tem mais — aqui dentro tem uma produção, diferente do time que joga fora de casa, onde se sente mais à vontade. Será bipolar o Ceará do Guto? Se não é, parece.

.AMANHÃ terá o Flamengo pela frente no Maracanã. O Mengão do Ceni, com o qual Guto Ferreira se defrontou algumas vezes, com a diferença que, a época, Ceni dirigia o Fortaleza. Com o Flamengo a parada é outra, mas Ceni vem sendo contestado pela maioria. Torcida do Flamengo é demasiadamente exigente e não costuma perdoar tropeços.

DOIS EIXOS

.SITUAÇÃO do Flamengo é bem mais cômoda, nas cabeceiras, sonhando com o título, mas não com aquele futebol que ao torcedor convence. Passa a impressão de que Ceni não sabe lidar com cobras, apesar de ter sido uma delas. Vide sua passagem frustrante pelo Cruzeiro, quando saiu acusando suposto boicote dos veteranos do clube mineiro. Lorota.

.NO Maracanã, onde o Flamengo é o dono do pedaço, o favoritismo é dele, Mengão, ninguém duvida. Ao Ceará, que já é cauteloso por natureza, terá de se armar até o dentes pra assegurar ao menos um empate, ou, no bambo, uma vitória, quem sabe perder de pouco.

.SÃO dois eixos diferentes, duas situações díspares. Se o Ceará, fora de casa joga melhor do que no Castelão, pode até surpreender. Mas se jogar como o fez contra o Internacional, no segundo tempo, ao abrir as pernas, se prepare para o pior.

.TUDO bem que a situação alvinegra é mais cômoda para chegar a fronteira dos 45 pontos do que seu rival tricolor. Pode ser real, assim como pode ser uma miragem, embora nada custe pensar (e sonhar) positivamente

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?