Logo O POVO+
(Não) passem adiante: Vina fica ou Vina sai?
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

(Não) passem adiante: Vina fica ou Vina sai?

Tipo Opinião

.CONTADOS nos dados do presidente Robinson de Castro, já apareceram 8 pretendentes pelo concurso de Vina, artilheiro e craque do Ceará.

.INTIMAMENTE sabe que, terminado o Brasileirão, não há meio de segurá-lo, quer dizer, até fevereiro, bem entendido.

.DEPOIS daí, quem aparecer primeiro pagando a multa contratual leva o jogador. Se não aparecer, ele cumprirá seu contrato até o final de 2021.

.COMO a fila é extensa, Robinson não quis nominar os pretendentes, muito menos deu prioridade a ninguém.

.QUAL o custo da multa de Vina? De R$ 25 milhões pra cima leva o jogador. Pode entrar em leilão? Sim, dependendo de quem bater o martelo.

. INDIFERENTE — embora nem tanto — à situação, Vina não toca no assunto, não comenta o assunto, se sai sempre com aquele bordão batidíssimo - "Por mim, permanecerei no Ceará".

. DA boca pra fora todos dizem o que bem entendem.

A OPÇÃO

.QUANDO um clube de futebol dispensa um técnico, dia seguinte os empresários já estão querendo empregar o seu. Não seria diferente com Enderson Moreira.

.ACONTECE que das opções oferecidas, nenhuma delas agradou ao presidente Marcelo Paz, que mirava algo de maior peso. Nessa lista constavam pelo menos 5 nomes.

.TODOS eles, indistintamente, exigiram salários acima de R$ 500 mil, a partir de Mano Menezes, que acabara de enterrar o Bahia. Primeiro a ser riscado do mapa.

.ENDERSON estava no rol da turma do segundo andar, livre e desimpedido. Com o currículo dele na mão, inclusive com passagens opacas por Ceará, Cruzeiro e Goiás, mesmo assim Marcelo resolveu correr o risco, levando em conta um item — experiência na Série A.

.FICOU naquela do pegar ou levar porque o caso urgia. Num telefonema, em menos de 15 minutos, fechou a questão, inclusive em bases não tão salgadas.

.SÓ espera, agora, que Enderson tenha um pouco mais de sorte (e estrela) no comando do Tricolor, precisando sair, urgente, do sufoco, de uma catastrófica descida pra Série B, enfim, seu desafio maior.

SANGUE CEARENSE

.MUITA gente percebeu. O narrador Global, Luiz Roberto, sucessor de Galvão Bueno, só se referia ao Ceará, chamando-o de Vozão.

.EXPLICA-SE. Quando veio aqui, dois anos atrás, ser homenageado na "Noite das Personalidades", do Sérgio Ponte, ele fez a revelação.

.ESTAVA ligado ao Ceará por ter casado com uma cearense, não por coincidência torcedora alvinegra. "Tenho por via transversal sangue cearense" — revelou o narrador da Globo.

TODOS OS RECORDES

.QUANTO vale uma vitória como aquela sobre o Flamengo, em pleno Maracanã, com reflexos imediatos na torcida do Ceará?

.DIA seguinte, segunda-feira, todas as lojas que vendem produtos exclusivos do Alvinegro, hoje comandadas pela própria diretoria, venderam todo o estoque de camisas disponíveis.

.NELA vestido, o torcedor do Ceará, todo pimpão, desfilou orgulhoso pelas ruas e shoppings da cidade.

CHUTEIRAS TROCADAS

.SE o ataque do Fortaleza é um dos piores do Brasileirão, com uma média pífia, a resposta é simples.

.QUAL, cara-pálida? Ou não se treina este fundamento tão importante numa equipe de futebol, ou, indistintamente, estão jogando com as chuteiras trocadas.

.MOÉSIO Gomes, 40 anos atrás, ensinava, entrando pela noite, que os atacantes chutassem em gols de qualquer maneira e de qualquer distância. Detalhe — sem goleiro na trave. Os que menos acertavam ele tratava logo de barrar.

.SE mal pergunto — e os gols do artilheiro Wellington Paulista, onde estão? Duas, uma — o gato comeu ou o rato roeu...

DESCOBRIDOR

.ÓTIMA campanha do Floresta, guindado à Terceirona, passa inexoravelmente pelo trabalho do técnico Leston Júnior.

.NÃO é novato no ramo, pois treinou várias equipes pernambucanas. Atento a esse detalhe, o gerente de futebol do Floresta foi fisgá-lo pessoalmente.

.UM bom gerente de futebol sabe onde as andorinhas dormem e onde as cobras se escondem...

ENXURRADA

.ATENTEM bem. Calendário da CBF este ano vai juntar 13 competições oficiais. Como não haverá tempo de respirar após o Brasileirão, a enxurrada será tão grande e apertada como de 2020.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?