Logo O POVO+
Espaço inútil ocupado por Taça Fares Lopes e Campeonato Cearense
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Espaço inútil ocupado por Taça Fares Lopes e Campeonato Cearense

Tipo Opinião

.FUTEBOL cearense, aquele mesmo que se não existisse precisava ser inventado, tem o privilégio (?) de ser o primeiro em todo Brasil a começar a temporada de 2021, sem sequer esperar que a de 2020 termine, com a Taça Fares Lopes, que junta em seu bojo a raia miúda. Embora nem tanto, pois dela o Ferroviário está dentro.

.TRATA-SE de uma competição sem qualquer atrativo, logo, completamente inútil, a não ser o de movimentar os clubes que estiveram parados durante bom tempo, com as exceções da regra — caso de Floresta e Ferroviário. Os demais são aqueles que permaneceram no grupo de elite, somados os do Cariri que subiram.

FEIRA LIVRE

.HÁ, porém, uma prenda em disputa: o campeão estará na próxima Copa do Brasil, aquela mesma, onde todo bicho de orelha entra, tantos são os competidores. Feira livre na frente dela é fichinha.

.CRIAÇÃO desta competição foi uma forma de o presidente da FCF, Mauro Carmélio, homenagear seu tio, Fares Lopes, que presidiu a mentora com mão de ferro, estilo totalmente diferente do sobrinho. Se Fares vivo fosse, jamais aceitaria esse tipo de homenagem, avesso que era a oba-oba, especialmente envolvendo seu nome.

.SEJA lá como for, a taça vem se repetindo há anos. Se não tem importância, serve para preencher um tempo totalmente inútil, embora com o objetivo de fazer com que os participantes aqueçam suas turbinas. Quais turbinas, cara-pálida?

O QUE VEM POR AÍ

.ESTADUAL à vista pela total falta de motivação, pois de cartas marcadas, ou seja, final será sempre entre Ceará x Fortaleza, morreu e não sabe. Espaço inútil, por espaço inútil, tanto faz como tanto fez, outros virão pela frente.

.COMO o futebol brasileiro não se reformula, suas federações, autênticos feudos eleitorais do presidente da CBF, também não têm interesse de inovar em nada. E assim será até se perder de vista.

SONHO OU DELÍRIO?

.NADA contra o Ceará colocar em sua vitrine maior, para futura negociação, seu melhor jogador, Vina, atravessando aqui uma fase que ele, particularmente, nunca sonhou ter.

.HISTÓRICO dele não deixa mentir. Por onde passou, com o nome Vinícius, foi um jogador como outro qualquer, confundindo entre os bonzinhos e esforçados.

.MUDANÇA para o apelido (Vina) deu-lhe sorte e prestigio, aqui no Ceará, bem entendido. Até artilheiro virou. Este mérito deve-se a Guto Ferreira, fazendo-o atuar com inteira liberdade no papel de meia, sem responsabilidade de marcar ninguém. Essa tarefa fica para os carregadores de piano.

.CEARÁ tem todo direito de sonhar, se for o caso até delirar, negociá-lo por uma boa grana, acima de R$ 20 milhões, valor da sua multa contratual.

.MAS há um empecilho em tudo isso. Aos 29 anos de idade, não há clube brasileiro que se arrisque pagar. Primeiro porque a maioria está quebrada. Segundo porque comprar um jogador com essa idade, beirando os 30, sabe que pode ser um tiro no pé.

.PARA o exterior, outra hipótese que o Ceará nutre, a barreira é muito maior. Lá o mercado de compra é para jogador entre 17 e 19 anos, como investimento e se for muito bom. Jogador que passa dos 25 começa a ser descartado porque do seu futebol não se pode extrair mais nada. Ou seja — já deu o que tinha de dar.

APELO AO SANTO

.MARCELO Paz já começa a sentir que a situação do Fortaleza no Brasileirão, em termos de Z-4, requer atenção triplicada.

.O TEMPO passa, a equipe enfrenta adversários e não sai do lugar em que se encontra, progresso técnico quase nenhum. Sua penúltima cartada é o técnico Enderson Moreira, trazido às pressas pro lugar do Chamusca, que jamais devia ter vindo.

.NESSAS horas apela-se pra tudo. Marcelo, em sua conta pessoal, recomenda aos torcedores do Leão formarem fila, aprendendo a oração de São Francisco, o santo milagreiro.

.NADA contra, tudo a favor. Mas o presidente tricolor faria um grande bem aos torcedores se mandasse imprimir santinhos com a letra no verso, facilitando a que todos aprendam e decorem. Se for o caso, cantem.

.ANTES que esqueça. Cantor Fagner tem gravação cantada do hino, por sinal muito bonita. É só botar na vitrola...

BOCA DE FORNO

.QUER dizer que o Mateus Gonçalves, o Vento, recebeu convite pra ir jogar no Paraguai?

.A TER fundamento, o Ceará pode mandar de contrapeso uns dez que em Porangabuçu só servem pra onerar a folha.

.ENCABEÇANDO essa lista — Wescley, Baxola, Ricardinho, Diogo Silva e outros menos votados. São tantos que dobram dez quarteirões.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?