Logo O POVO+
O longo caminho a percorrer
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

O longo caminho a percorrer

Tipo Opinião
Samuel Dias (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo Samuel Dias

1. FATALMENTE a sucessão da Câmara teria que passar aqui. E passou com Rodrigo Maia trazendo a tiracolo seu candidato Baleia Rossi. Por fina força, quer fazê-lo seu sucessor. Por conhecer a força politica de Camilo junto a bancada federal (80%), foi recebido no Abolição. Se a bancada seguir o caminho indicado por Camilo, Baleia terá a maioria dos votos.

2. ENCONTRO com os deputados, Maia destacou Camilo como melhor governador do Brasil, uma das maiores lideranças na atualidade. Fez até previsão. Sucessão presidencial passará pelo governador cearense. Não faltaram aplausos. Tímido, Camilo bem que tentou mudar de assunto. Em vão. Maia continuou insistindo na mesma tecla.

3. FOI mais além. Continuou a defender o governador cearense como um forte nome a Presidência da República, em 2022, tanto pela ótima gestão que vem fazendo, com aprovação de 80%, como pelo seu estilo conciliador. Aquele que desarma extremistas da direita e da esquerda. Para Camilo não havia outra saída, senão a de agradecer palavras tão elogiosas.

LENHA NA FOGUEIRA

ABACAXI sem tamanho que RC deixou para Sarto descascar. Aumento da tarifa de ônibus urbanos que os gulosos empresários querem meter a mão. Guerra à vista!

CAMILO foi o primeiro governador do Brasil a extinguir o feriado carnavalesco. Com a pandemia de volta, não fez mais que sua obrigação.

SEGMENTO evangélico, do qual faz parte, não foi esquecido pelo novo prefeito. Nada contra, embora não fizesse a menor falta, evitaria inchar a máquina. Os católicos estão querendo uma boquinha. Nem que seja na Guarda Municipal. Pode ser?

PREGO aviso. Na nova Câmara Municipal, vem aí o Carmelo Neto. Vai dar muito trabalho. Sem papas na língua, seu lema é: do pescoço pra baixo tudo é canela. Anotem este nome.

E O PT, hein! No puxa-encolhe da distribuição dos cargos, ficou chupando o dedo. Luizianne ganhou esta queda de braço.

BEM que avisei. A nova onda do coronavírus está voltando força total. Para o lockdown é só uma questão de tempo. Quem não ouve conselho, pau na moleira.

REPÓRTER abelhudo aproximou-se de Baleia Rossi, gravador na mão, sapecou - "O Baleia aí é nome próprio ou apelido?".

HEITOR Férrer não toma jeito. Foi Governo é contra. Já condenou o bondinho elétrico do Camilo, ainda em projeto. Depois reclama porque perde toda eleição pra prefeito. Troca o tênis, Férrer!

Samuel Dias
Foto: Mauri Melo
Samuel Dias

SAMUEL Dias, que RC não teve força de fazer candidato, de volta para o local onde surgiu na política. Tocará o segmento vital da cidade, qual seja obras, como construtor de viadutos. Cabe perguntinha indigesta - e Sarto é chegado a tocar obras seguindo a linha de RC? Se o for, Samuel será seu braço direito. Se não for, ficará vendendo beleza.

UNIÃO DE FORÇAS

POR enquanto sigilo absoluto. Duas grandes construtoras poderiam se juntar numa união de forças. Se acontecer será uma bomba de mil megatons. Se não, será um traque molhado...

PRESENTE DE GREGO

PREFEITO de Horizonte, Nezinho, mal sentou na cadeira, ganhou monumental presente de grego - a desativação da fábrica Troller. Quase 500 desempregados em dezembro o que fazer com eles?

PROCURA-SE

SE mal pergunto, por onde anda a Rede Governamental de Desenvolvimento Econômico - que nome lindo meu Deus! - mais uma invenção do Maia Júnior. Terá o mesmo destino do Ceará Veloz, que perdeu a corrida até para a tartaruga grávida...

A MANTA DE CARNEIRO

DEPUTADO Domingos Neto não perdeu tempo. Levou de presente para o candidato à presidente do Congresso, Artur Lira, uma manta de carneiro. A mesma que ele deu de presente ao Bolsonaro. Lira deve ter dito a mesma coisa -"Que é que vou fazer com isso?"

MALA DO ANO

E O Rodrigo Maia, hein! Entortando aquele pescoço de um lado para o outro, é candidatíssimo a mala do ano...

BRIGA À VISTA

COMO a OAB não sabe viver em paz, nas próximas eleições, final do ano, surgiu o primeiro candidato. Quem? Waldir Xavier Filho. Não fica nele. Tem uns três na fila.

VONTADE DE TRAIR

VOTO secreto para a escolha do novo presidente da Câmara Federal, é aí onde mora o perigo. Faz lembrar velha raposa política -"Foi voto secreto, dá uma vontade danada de trair..."

FURNA DA ONÇA

.BEM que avisei. Foi só o Zé do Gás ser solto, o gás voltou a subir...

.PRÊMIO para os derrotados. Cláudio Pinho, que não elegeu sucessor no Pecém, ganhou de presente a apetitosa Secretaria de Direitos Humanos da PMF. É imenso o abrigo pedetista. Sempre cabe mais um.

.GUERRA das vacinas. No meu laboratório já estou preparando a minha. Quero ver se a Anvisa não aprova...

.GERENTE da Caixa, igual ao Anderson Távora, meu anjo protetor, impossível encontrar alguém sequer parecido.

.PLANEJAR Fortaleza para daqui 40 anos é como a poesia do Castro Alves. Tem começo, mas não tem fim. Com o devido respeito ao poeta.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?