Logo O POVO+
Cearenses jogam suas esperanças hoje na rodada do Brasileirão
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Cearenses jogam suas esperanças hoje na rodada do Brasileirão

Tipo Opinião

.COMEÇA, hoje, cedo da noite (19 horas), a reta final do Brasileirão, posto que terão pela frente 8 jogos a ser disputados, quer dizer 24 pontos. Neles repousam as esperanças de Fortaleza e Ceará de sobreviverem ou não para o próximo Brasileirão.

.CEARÁ mais próximo e bem mais distante do rival. Fortaleza olhando para o abismo da maldita zona de rebaixamento. Alvinegro vislumbra a Sul-Americana. A diferença chega a ser enorme.

.SE o Tricolor chegou a este ponto de desespero, culpa maior cabe a ele mesmo, até certo ponto incompreensível para um time que tinha pontos de folga, mas foi perdendo terreno a partir da saída de Rogério Ceni, filme que todos já conhecem.

.FOI a partir daí, com a mudança desastrada do comando técnico que o Tricolor começou a cair. Pior ainda foi ter insistido no erro ao ver que o time despencava a olhos vistos. Quando veio mudar, já agora, próximo a entrar na rota da agonia, pode ter incorrido no mesmo erro. Todos sabem, errar duas vezes seguidas em futebol pode ser tiro pela culatra.

DEPENDÊNCIAS

.EVIDENTE, tanto alvinegros, quanto tricolores dependem apenas de si para permanecer no Brasileirão. Ceará respira mais aliviado por uma série da razões. Principal delas, qualquer leigo sabe, ter sabido, via Guto Ferreira, formatar equipe que se não brilha com intensidade, também não decepciona. Preferiu apelar e carimbar o trivial variado. Nada de invenções, quanto mais de ousadias.

.SE vencer o fraco Goiás, com a corda no pescoço para ser rebaixado, ficará a um palmo da permanência na Série A. A partir daí buscar um salto maior, caso a Sul-Americana. Sonhar, tanto pode, quanto deve. Mas aí é outra história. Há prioridades pela frente.

NÚMERO 13 DA SORTE?

.FORTALEZA se complica a partir dos pontos que terá pela frente pra se salvar do rebaixamento e cruzar a fita de chegada dos 45 pontos. Os estatísticos acreditam que com menos disso poderá se salvar, na dependência de vários fatores. Preferível ir no certo do que apelar para o duvidoso.

.TROCANDO em centavos. Dos 24 pontos a serem disputados, 8 jogos pela frente, terá de alcançar, no mínimo 4 vitórias e 1 empate, totalizando 13. Será este o número da sorte do Tricolor? Façam apostas, debulhem terços, não esqueçam as promessas e figas, não fazem mal a ninguém.

.PRIMEIRO obstáculo, Santos, 19 horas, no Castelão. Fortaleza já leva a vantagem de enfrentar um mistão do Santos, mais preocupado com a decisão da Libertadores do que com o Brasileirão, no qual tem pontos de sobra pra não mais correr perigo. A Libertadores é a prioridade santista. A Série A posa de coadjuvante. Mas quem pode garantir que os reservas do Santos darão moleza?

SORTE LANÇADA

.COMO Enderson Moreira ainda não definiu qual seu modelo tático, nem uma equipe base, optando pela herança deixada pelo Ceni, por acreditar que fazer mudança tática, até que os jogadores se adaptarem, o risco será muito maior. O problema é que, ainda assim, o time não encontrou seu ponto certo diante de tanto mexe-mexe.

.A SORTE está lançada, numa sequência de jogos que irá até o final da competição. Há um limite para seu término e a CBF pretende não mais mexer no está programado. Será assim e quem for podre que se quebre. Se lograr vencer o Santos, hoje à noite, o Tricolor já terá dado um bom salto da zona de desconforto em que se encontra.

ENXAME DE OBVIEDADES

.PRESIDENTE Marcelo Paz finalmente veio a público, através de uma live, com o rótulo de que iria responder aos torcedores. Bazófia. Quem está no ramo sabe que, em casos assim, as perguntas são previamente elaboradas pra não causar embaraços ao presidente.

.TANTO que nenhuma pergunta causou o menor desconforto e as repostas um enxame de obviedades. Nome de Ceni veio à tona, claro, mas o presidente tricolor em nenhum momento o chamou de "traidor", nem que ele fez um papelão largando o clube no meio do caminho. O torcedor tem visão totalmente oposta. Ceni foi o causador de toda essa hecatombe.

CADEIRA ELÉTRICA

. QUERIA vê-lo, isto sim, sentado na "Cadeira Elétrica" do meu Trem-Bala, da TVC, da qual todos correm com medo. Tem motivo? Lá as perguntas não são arranjadas, perguntando-se aquilo que o torcedor quer ouvir.

. MARCELO não é caso único. O presidente do Ceará nem amarrado pisa lá. Técnico, podia até ser, mas os presidentes proíbem. Mauro Carmélio, da FCF, corre as léguas só eu ouvir o nome "Cadeira Elétrica".

.QUEM tem medo da verdade, dela quer distância. Trafegando pela linha da polêmica, comparada ao fio da navalha, não é para qualquer um. Daí o Trem-Bala, da TVC, fazer toda diferença, ser detentor da audiência estrondosa que tem.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?