Logo O POVO+
Ganhos & lucros foi o que sobrou de vitórias de Ceará e Fortaleza
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Ganhos & lucros foi o que sobrou de vitórias de Ceará e Fortaleza

Tipo Opinião

.CEARÁ e Fortaleza, que fazia tempo não ganhavam juntos, numa mesma noite, desta vez só tiveram ganhos e lucros, com especialidade o Fortaleza, que saltou 3 pontos da zona de rebaixamento, onde passou menos de 24 horas, pode respirar aliviado com os pontos que faturou em cima do Santos.

.ALVINEGRO, ao golear o Goiás (4 a 0), dentro da casa do adversário, ficou a um palmo dos 45 pontos, ponto mágico para permanecer no Brasileirão e correr atrás de uma vaga na Sul-Americana. Longe já esteve, agora, está bem mais próximo.

.TRICOLOR, precisava, e como, desta vitória. Ajudado, é bem verdade, pela formação reserva que o Santos trouxe para enfrentá-lo no Castelão. Pra completar, foi ajudado pelo pênalti perdido por Jean Mota, que mais atrasou pro Felipe Alves, sem dificuldade para defender.

URSO DE GOLA

.ENQUANTO o Ceará, em noite inspirada de Vina, autor de dois gols, um dos quais de pênalti, só encontrou facilidade, muito mais pela fragilidade do adversário, um dos piores da Série A. Alvinegro não teve nada a ver com isso. Seu objetivo era a vitória, limpar a barra da péssima atuação contra o Bragantino e conseguiu. Nada como ter um adversário que vai péssimo das pernas numa competição da envergadura do Brasileirão.

.DIFICULDADE sentida pelo Fortaleza de abater o Santos, não pela fragilidade do adversário, recheado de garotos inexperientes, extraídos da base, sim, pela falta de entrosamento do Tricolor, em fase de arrumação. Não é fácil conseguir acertar as linhas de um time com um campeonato em andamento. Enderson Moreira deve estar vendo urso de gola.

CONTRAPONTOS

. CEARÁ não saiu do seu trivial variado porque não se põe em risco uma equipe que está dando certo dentro do figurino adotado por Guto Ferreira. Quanto mais repetir a mesma formação, mais entrosamento ganhará, aliás, lição rudimentar em futebol.

.AO optar pela garotada da Vila, o técnico Cuca queria tirar algumas dúvidas, por exemplo, de saber em quem pode apostar suas fichas num futuro não tão distante. Se imaginou que pegaria moleza, estrepou-se todo. E se queria poupar seus titulares por conta da Libertadores, chega-se à conclusão de que essa competição tem um grau de importância maior pra ele. Pudera. É alta a premiação para o campeão e o vice.

PONTO (QUASE) CERTO

.PARTIDA do Alvinegro estava em jogo um tal tabu que dista de 99, logo com goleada conseguiu detoná-lo. Tabu não se sabe bem de onde inventaram mas, por vezes, funciona como superstição. O Goiás não é de meter medo em ninguém, não seria o tal tabu que funcionaria diante de um adversário bem superior.

.MAS onde Enderson Moreira mexeu na equipe tricolor que findou por dar certo? Quando formatou uma zaga mais sólida, fez a meia-cancha jogar com 3 homens, garantindo-lhe solidez no setor e na frente usou três velocistas. Algo semelhante o que o Ceni fazia. Quis o destino que a sorte do Santos fosse selada pelo gol de categoria feito por Wellington Paulista.

.PODE até não ter uma base ainda, contudo já tem um norte a ser seguido, embora o que virá pela frente não será igual ao Santos desfigurado. A vitória teve muito mais o sabor de uma reabilitação e da saída da zona de desconforto. Se tivesse perdido ou mesmo empatado, o mundo cairia na cabeça do Enderson. Desta conseguiu se livrar.

.DISTÂNCIA entre um e o outro pra cruzarem a linha dos 45 pontos é muito grande. Dela o Ceará está separado por apenas 3 pontos, quer dizer, mais uma vitória. O Fortaleza terá que queimar ainda muita grama pra chegar até lá.

ADEUS ÀS ILUSÕES

.TRICOLOR leva, porém, uma vantagem. Vamos a ela. Três concorrentes já estão descartados, quer dizer, deram adeus às ilusões, casos do Goiás, Coritiba e Botafogo. Resta uma vaga a ser disputadas pelo Vasco, Babia, Sport e o próprio Fortaleza. Deste quarteto, um cairá. Que Deus livre o Tricolor deste terremoto.

.TEM mais um adendo positivo para o Fortaleza. Nesta rodada de amanhã, seja qual for o resultado, ele não voltará a zona de rebaixamento. Um alento e um bom prenúncio, mas não uma certeza porque outros jogos virão pela frente.

RODA-VIVA

.O QUE acontece com o Ceará, que dentro do Castelão não vence faz bom tempo, porém fora deslancha e passa por cima dos adversário? Ou é complexo de inferioridade ou é caso de psiquiatria. Aquela time que goleou o Goiás não foi sequer a sombra daquele que perdeu para o Bragantino.

.RODA-VIVA do Brasileirão, onde o fôlego de um jogo para o outro é curto, reserva para alvinegros e tricolores dois jogos difíceis neste domingo.

.CEARÁ, aqui, contra o Palmeiras, 4 da tarde, amanhã, e Fortaleza enfrentará o Atlético-GO time muito superior ao conterrâneo Goiás.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?