Logo O POVO+
Vina fica (rico) no Ceará, uma bomba com assinatura do Sérgio Ponte
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Vina fica (rico) no Ceará, uma bomba com assinatura do Sérgio Ponte

Tipo Opinião
Vina foi o principal jogador do Ceará na temporada (Foto: Aurélio Alves/O POVO)
Foto: Aurélio Alves/O POVO Vina foi o principal jogador do Ceará na temporada

.COINCIDÊNCIA, ou não, meio-dia de ontem, no meu Trem-Bala da TVC, o jornalista Sérgio Ponte, fazendo jus a sua condição de melhor repórter esportivo, justo em que se comemorava o Dia do Repórter, explodiu a bomba da renovação de Vina com o Ceará por mais dois anos, até 2023.

.EFEITOS dos estilhaços desta bomba espraiaram-se por todos os lados. Até então, Ceará mantinha segredo tumular sobre o assunto, quando só queria confirmar através sua plataforma oficial.

.DESTA vez perdeu a corrida pro repórter mais atento e expedito, deixando Robinson de Castro, presidente alvinegro, cuspindo bala. Queria porque queria saber quem vazara a informação. Que tal constituir uma CPI?

.PRESIDENTE alvinegro tinha seus motivos, mas o jornalista os têm muito mais, qual seja chegar galopando na informação privilegiada. E o bom jornalista, por qualquer que seja o motivo, não pode guardar conveniências em ocasiões assim. Elementar em jornalismo, cara pálida.

.FOI nesta escola, igual a minha e de tantos outros, que teve em Adísia Sá nossa guia maior, que aprendemos nos bancos da faculdade. Adísia é nossa bússola, nosso norte, nosso radar.

BOTA DE 7 LÉGUAS

.PRINCIPAL motivo pelo qual Robinson de Castro não queria que vazasse? Acerto foi feito direto com o jogador e com seu empresário, por telefone.

.ACONTECE que o empresário só chegaria ontem à noite pra sacramentar o acerto. Não custava nada esperar por ele. Sérgio, contudo, tem bota de sete léguas, qual um Peter Pan.

.FOI então que desfiou os números, um tanto alarmantes. Vamos a eles? Vina recebia R$ 250 mil no Ceará, o presidente dobrou-lhe a proposta para R$ 500 mil. Passa a ser o maior salário da região disparadamente.

.VINA amarelou, mas topou no ato. Era pegar e embolsar. Afinal, trata-se de um jogador quase trintão, cujo mercado se fechará logo, a não ser para o futebol árabe ou asiático. Pra Europa nem pensar.

QUAL A VANTAGEM?

.LADO da questão que precisa ser questionado, vai sê-lo. Qual a vantagem que o Ceará vai tirar em toda essa negociação?

.RECORRO ao repórter revelação do ano, Gerson Barbosa, o nosso GB, pra explicar didaticamente. E ele o fez no meu Trem das 5, na Rádio O POVO CBN.

.QUESITO dos direitos econômicos. O Ceará ficará com a fatia de 70%, enquanto os outros 30% irão para o Atlético-MG de onde veio o atacante. Lá, Vina não deu nos couros, isto é, fracassou. Reencontrou sua bola aqui no futebol cearense. Tem motivo? Quem sabe a deliciosa água de coco cearense?

FASE DE OURO

.Precisamente aqui, onde Vina atravessa sua fase de ouro. Tornou-se o maior goleador do Ceará no ano. E contra o Fluminense marcou o de número 200 do clube em Brasileirões.

.FAZ papel duplo. Como assim? É o meia que arma e que chega na área pra fazer os gols que os especialistas (Vizeu, um peso morto) não fazem. Explica-se, assim, por qual razão balança tanto as redes. Até pênalti reaprendeu o caminho.

OS RISCOS

. COMO tudo na vida, quem faz negócio sabe que se equilibra na linha tênue do risco, quer dizer, acerta ou fracassa. Robinson de Castro apostou suas fichas de que dará certo, claro.

.SOME-SE a boa campanha — embora pudesse ser melhor — que o Alvinegro realiza no Brasileirão, como melhor time do Nordeste, superando a trio, Bahia, Sport e o rival Fortaleza.

.SACRAMENTOU a permanência no Brasileirão faz algum tempo, está a um palmo da Sul-Americana, onde vai faturar boa grana. Robinson, nasceu com a cara virada pra lua, tanto que armazenou boa grana no cofre do Tio Patinhas, como adora ser chamado.

DESOVA

.ENQUANTO renova com Vina, de roldão Fabinho e Fernando Sobral, o Ceará desovou mais três do elenco. Samuel Xavier, que se omitiu em não enfrentar o Fluminense, pra onde está indo; terceiro goleiro Diogo Silva e o fraco zagueiro Brock, a caminho do Cruzeiro.

.EM compensação o Jael está vindo, e o Cléber está saindo. Goleiro vem um da Chapecoense, nesta roda do futebol que não para nunca de girar. Maioria das vezes atira-se no que vê. Acerta-se no que não vê. O Vina que o diga...

MAPA DA MINA

.XERÉM, onde o Fluminense se fixou de armas e bagagens, é espécie de Pacatuba, pela distância. Mas foi lá onde, sem querer, achou este precioso mapa da mina. Uma garotada que deitou, rolou, bailou o Ceará no Castelão. Ainda foi pouco...

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?