Logo O POVO+
Imbróglio sobre jogos no Castelão foi mais uma comédia pastelão
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Imbróglio sobre jogos no Castelão foi mais uma comédia pastelão

Tipo Opinião
Autor do gol do título nordestino em 2019, Wellington Paulista deve comandar o ataque do Fortaleza (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Autor do gol do título nordestino em 2019, Wellington Paulista deve comandar o ataque do Fortaleza

. TANTO barulho pra nada. Tanta fumaça pra nenhum fogo. Vai ver a lenha estava molhada. Jogo entre Fortaleza e Bahia será mesmo hoje, Castelão, 21 horas, decisão tomada pelo Governo do Estado, papo encerrado. Cabe ao Tricolor fazer a parte que lhe cabe neste latifúndio. Qual, então? Vencer, salvar a pele, permanecer no Brasileirão.

.FORAM tantas versões levantadas, falou-se até na transferência do jogo pra Natal, estádio neutro. A mente humana é fértil em criar situações, digamos assim, estapafúrdias. O que tinha Natal a ver com todo este imbróglio? Absolutamente nada. Entrou na história como o gaiato no navio.

GUERRA POR NADA

- CRIOU-SE uma guerra por nada e colocaram em campo um exército de fantasmas. Cada qual querendo dar pitaco, cada qual se achando com o direito de resolver um problema que não existia, tal qual comédia pastelão.

.DETALHE. Tudo isso, sem consultar o Governo, atento aos problemas sanitários, vacinas, tranca-ruas, toque de recolher, caçar quem estiver fora de casa depois das 22 horas. A preocupação do Governo é a de salvar vidas. As do clube de futebol de salvar suas peles, Fortaleza com especialidade.

. NESTA pantomima toda, chegaram até mesmo a levantar a hipótese de que o vice-presidente do Fortaleza encontrara brechas jurídicas no decreto do Governo para, montado nelas (as brechas) provar que o jogo podia ser realizado no Castelão porque antes do decreto havia sido aprovado o protocolo dos jogos às 21 horas. Todos embarcaram na canoa.

.DIA seguinte, antes de meio-dia, o problema estava resolvido, até porque não havia problema. Quando chegou ao conhecimento do Governo do Estado, Camilo, numa canetada só, decretou que o jogo estava mantido, porque o protocolo da CBF estava sendo seguido. Simples assim.

.TANTO alarido pra nada. Como passa pela cabeça de alguém que o governador fosse permitir que um jogo que decidia o destino de um clube com o poderio de torcida do Fortaleza fosse transferido pra Natal? Só na cabeça de um miolo mole.

CAVALO DE BATALHA

.OU seja — se não havia problema, não tinha porque ir atrás de solução de uma coisa já resolvida e protocolada. Junte-se a isso não ter aglomeração no Castelão. Quem for pra lá, jogadores, comissões técnicas e alguns diretores, todos passaram pelos testes da CBF. Fizeram cavalo de batalha sem o menor sentido.

. FIM desta comédia. Jogo dos dois tricolores será mesmo no Castelão, 21 horas, assim como o do Ceará no meio da semana pra encerrar este Brasileirão.

PARTE QUE LHE TOCA

. RESTA agora o que parece ser mais simples, mas não é. O Fortaleza entrar em campo, tratar de vencer o Bahia, carimbar o passaporte para o Brasileirão que ainda será este ano. Ocorre que o Bahia, também fugindo do rebaixamento, quer exatamente o mesmo. Time por time, os dois são parelhas.

. O QUE terá de fazer o Fortaleza? O simples. Manter aquele time que venceu bem Vasco e Coritiba, duas galinhas mortas, dentro de um 4-3-3, com a volta do Luiz Henrique, que não é esse balaios mas sabe jogar ali onde as jogadas são criadas. Mais três atacantes velocistas, aguentar lá atrás o rojão do Bahia.

. TUDO isso teoricamente, claro. Bola rolando a história pode ser outra. O Bahia é melhor que a dupla Vasco e Coritiba, portanto, requer cuidados.

GATO NA TUBA

. SE Enderson Moreira cair na besteira de fazer invenções pode se estrepar. Não tem um time pronto? Então é só requentá-lo. Adendo a somar: Fortaleza depende de outros resultados que podem lhe beneficiar. Mas aí pra contar como será, prefiro não encher de mais fumaça a cabeça do torcedor.

. É FOCAR no jogo de hoje, assunto encerrado. Mas antes terá de combinar com o Bahia. Se não combinar, o gato pode entrar na tuba e o estrago será feio...

TANTO FAZ

.ENQUANTO isso, mais cedo, lá perto do fim do Brasil, Ceará enfrentará o Coritiba. Alvinegro quase certo na Sul-Americana, faturar boa grana. Não quer dizer que será fácil. Só dizer que o Coritiba não tem nada a perder. Seu corpo já está sendo velado.

BALAS DE FESTIM

.FINALMENTE o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz veio a público pela rede social do clube, desfiar um rosário de agradecimentos pela solução do problema.

.AGRADECEU a Deus e ao mundo, com aquela voz de quem está rezando pungido. Só esqueceu a dizer muito obrigado a imprensa pelo alarido feito em torno do assunto.

.NÃO carecia, nem nós cobramos nada, porque este é nosso papel. Desde que a bola é redonda, cartola engole a imprensa à força.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?