Logo O POVO+
Apesar do esforço para cair, o Fortaleza vai seguir na Série A
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Apesar do esforço para cair, o Fortaleza vai seguir na Série A

Tipo Opinião
Fortaleza foi presa fácil para o Bahia no Castelão (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Fortaleza foi presa fácil para o Bahia no Castelão

.FORTALEZA permanecerá no Brasileirão, menos por suas qualidades e méritos, mais pela colaboração inestimável da dupla Vasco e Goiás. Fica combinado assim. O Tricolor dependia do resultado da dupla pra permanecer na Série A. Numa dessas travessuras do destino, os dois empataram pelo mesmo placar (0 a 0), suficiente para salvar o Tricolor.

.NENHUM torcedor tricolor gostou da forma como seu time ficou, usando a janela e não a porta da frente. A goleada de 4 a 0 para o Bahia borrou a campanha, provocando revoltas e questionamentos. Enumerá-las, não há necessidade, agora que, afinal, as coisas se definiram. Menos mal que os dois cearenses continuarão.

CÓPIA FIEL

.EM qualquer competição do mundo, há um regulamento, mesmo feito nas coxas, a ser cumprido e regras do jogo a serem seguidas. Regulamento do Brasileirão é uma cópia fiel de todas as competições que se praticam na Europa. A fórmula dos pontos corridos é fácil de ser seguida, além de levar a vantagem de não beneficiar ninguém.

.TODOS têm o mesmo direito de concorrer em obediência ao ritual traçado. Os que se preparam melhor e formam times mais poderosos chegam na frente. Qualidade sempre fez a diferença, quer dizer, quem contrata melhor tem mais chances. Os que optam por reforços mais baratos estão procurando sarna pra se coçar.

CARA OU COROA

.PARTE que nos toca, tomando-se como exemplo, o Ceará contratou melhor, razão pela qual chegou à Sul-Americana, previsão que já se antevia pela campanha do time. Fortaleza contratou pior, trocou de técnico duas vezes em plena campanha — pós Ceni — errou nas duas. Entre Chamusca e Enderson, pra saber qual o pior, aí só apelando pro cara ou coroa. Não se vai longe com treinadores perdedores.

.ANTES do Fortaleza, este mesmo Enderson afundara o Ceará e, posteriormente, o Cruzeiro. Mesmo sabendo desse histórico, o Tricolor resolveu investir nele, não se sabe bem a razão. Havia gente melhor no mercado. Só podia dar na melada que deu.

ESPINHA DE TUBARÃO

.GOLEADA do Bahia foi vergonhosa e acachapante. Explica-se goleada? Aceita-se e engole-se, mesmo que à força, como se engole uma espinha de tubarão. O Bahia veio preparado para vencer e venceu. O Fortaleza, claro, não se preparou pra perder, quanto mais de goleada, infelizmente deu tudo errado. Simplesmente porque o Tricolor Baiano passeou no Castelão.

.ERROS crassos e infantis redundaram no fiasco. Pelas laterais, o Bahia venceu o jogo, com a subidas de Nino Paraíba por um setor onde Bruno Melo resolveu marcar o adversário de lado. Onde já se viu? Por lá saíram os gols de Rodriguinho, diante de uma defesa inerte feita uma múmia. Coitado do Felipe Alves, diante de tanto bombardeio.

MÃOS PELOS PÉS

.PRA completar essa tragédia grega, quando Enderson Moreira resolveu mexer na equipe. Enfiou as mãos pelos pés. Meia-cancha não produziu nada, a não ser distribuir botinadas do Felipe em quem aparecesse na sua frente. Derley diante dele seria um santinho.

.ATAQUE, então, foi de uma pobreza franciscana e o Enderson ainda vem com aquela de ter poupado o Igor Torres porque seria um jogo estudado, quer dizer, atacar, nunca. Aí a emenda saiu pior que o soneto, pois Romarinho apagado, os outros mais ainda. Para o Bahia foi uma mão na roda.

ÚLTIMOS GONGOS

. PARA o vexame não há explicação. Para a permanência do Tricolor na Série A existem as duas colaborações inestimáveis de Vasco e Goiás. Os dois desceram e o Tricolor agiu qual um náufrago que encontra em alto mar. Uma acha de lenha salvadora a ela se agarra.

.FOI um final (quase) melancólico, salvo nos dois últimos gongos. Todas as rezas do mundo valeram, inclusas aí a promessa a São Francisco feita pelo Marcelo Paz. Espera-se que não esqueça, porque, lá de cima, o santo milagreiro não irá esquecer. Uma caminhada até Canindé não matará ninguém. Ao contrário — purifica as almas.

BOCA DE FORNO

.PRIMEIRO reforço do Ceará, o colombiano González, passeava por entre os salões de um cinco estrelas da Beira-Mar, sábado. Até imaginei fosse um jogador de basquete, tamanha a estatura ... /// INCRÍVEL porque os números não mentem. Em dois jogos, a defesa do Fortaleza tomou 7 gols. Peneira perdeu longe... /// VIZEU lá em Curitiba finalmente balançou as redes. Ficou tão feliz que saltava feito um canguru. Mas aquele passe de calcanhar do Naressi para o segundo gol do Ceará foi algo, digamos assim, genial... /// NÃO quis acreditar. Enderson Moreira terá premiação especial pela permanência do Fortaleza no Brasileirão. Mesmo depois dos 4 a 0? Tricolor só pode estar nadando em dinheiro. Se eu fosse ele teria vergonha de receber...

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?