Logo O POVO+
Nos bastidores da pandemia
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Nos bastidores da pandemia

As duras decisões do governador Camilo para tomar medidas difíceis, por vezes cortando a própria carne
Tipo Opinião
Anastácio de Queiroz Sousa
Professor de Medicina da UFC e médico infectologista
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Anastácio de Queiroz Sousa Professor de Medicina da UFC e médico infectologista

1. O QUE, afinal, se passa nos bastidores de uma pandemia, jamais revelado? Sê-lo-á agora. As duras decisões do governador Camilo para tomar medidas difíceis, por vezes cortando a própria carne. Sem perder a sabedoria e a serenidade, há se saído mais forte nas adversidades. Duas armas poderosas para quem governa. Saber usá-las é uma arte.

2. NO dilema entre a saúde e economia, Camilo tem procurado equilibrar as decisões, de forma a não negligenciar a grave crise sanitária, não colocando em risco a vida das pessoas, tentando socorrer os setores mais afetados, além das famílias mais vulneráveis. Faz tudo isso, em meio a ataques oportunistas e crivado de bombardeio dos fake news.

3. CRISTÃO fervoroso, de rezar o terço ao dormir e acordar, Camilo soma um ritual em todas as reuniões importantes. Qual? Orar em silêncio, rogando a Deus pra iluminar suas ideias. Mantém um altar com imagens sacras tanto em casa, quanto em seu gabinete. Que continue com a mesma fé, para sempre tomar decisões sábias e acertadas. Este é o caminho. Não há outro.

MÃO NA CUMBUCA

NESTE período de pandemia e crise econômica quem pagará as dívidas, mesmo com esse Refis do prefeito? Esse parcelamento foi pra CMF e aprovado fora de tempo. Previsão pessimista de um viperino vereador: será um fiasco de arrecadação e aceitação.

E A FARAÔNICA nova Beira-Mar vertida de cabeça de RC? Não saiu do lugar, nem serve pra enfeite. Vai virar um monstrengo. Sarto nesta cumbuca não meterá a mão.

PERGUNTINHA oportuna para a secretária Ana Estela. Qual o critério para escolha onde o idoso deve se vacinar? Injustificável sair da Aldeota e ser mandado para uma Policlínica em bairro distante. Um agravante a mais. Enfrenta longas filas sem qualquer distanciamento social. Perigo de se contaminar começa ali.

NÃO brinquem com rivalidade. Crato terá Faculdade de Medicina Pública, já que Juazeiro tem uma privada. Esta briga nem o padre Cícero pode apartar...

AVESSO a oba-oba, o come-quieto presidente Antonio Henrique, da CMF, queda-se à realidade. É da sua autoria o projeto de concessão da Medalha Periguary de Medeiros ao secretário da Saúde, dr. Cabeto.

Antonio Henrique, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza
Foto: Mauri Melo
Antonio Henrique, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza

TÃO bela, charmosa, atuante, Laura Jucá, é a xerifona de Sarto. É quem interdita estabelecimentos, comanda operações, aplica multas, no cumprimento do isolamento social. Explica-se. Laura é a superintendente da terrível Agefis.

TOP de linha da infectologia cearense, dr. Anastácio Queiroz não chega para quem quer. Sem perder a calma, a classe e a categoria, orienta a todos o que fazer e de que forma enfrentar o vírus. Não deixa ninguém sem resposta, maioria das vezes passando da meia-noite. Do empresário Beto Studart, ganhou um vídeo comovente de agradecimento. Dr. Anastácio é espécime rara a encontrar-se nos dias de hoje. Carrega consigo a humildade dos sábios. Parte que me toca, meu afeto, meu apreço, minha gratidão.

O infectologista Anastacio Queiroz
Foto: FÁBIO LIMA
O infectologista Anastacio Queiroz

 

ÚLTIMO PLANO

FOCO principal é combater a pandemia, usando de todos os recursos disponíveis, Camilo não desvia a atenção para mais nada. As demais secretarias (exceções feitas a Saúde, Sefaz e Segurança) são figuras meramente decorativas. Viraram fumaça.

QUANTOS QUARTEIRÕES?

SARTO Nogueira, emplaca 100 dias de PMF. Até hoje não conseguiu preencher toda equipe. No mínimo, já dobra dois quarteirões do Paço. E vem mais por aí.

CHAVE DO COFRE

ENQUANTO Camilo concentra todo seu foco no combate a pandemia, não se preocupa com a arrecadação do Estado, deixando em poder da secretária Fernanda Pacobahyba a chave do cofre. Ela ganhou a confiança do governador e forma hoje na linha de frente dos destinos do Estado. Os números da arrecadação comprovam a competência da Senhora Mão de Ferro. Linda, mas inflexível.

Fernanda Pacobahyba, secretária estadual da Fazenda
Foto: Alex
Fernanda Pacobahyba, secretária estadual da Fazenda

OPOSIÇÃO, ALERTA

OS líderes políticos de oposição estão em alerta e perfeita sintonia, visando as eleições do próximo ano. Na linha de frente, capitão Wagner, senador Girão (foto), Danilo Forte, Roberto Pessoa, Victor Valim e vários outros nomes que a eles se juntarão. Objetivo? Acabar com a dinastia dos Ferreira Gomes que se arvoram de donos da política cearense.

Senador Eduardo Girão
Foto: Mauri Melo/O POVO
Senador Eduardo Girão

PARA OS ARES

SÓ há uma solução pra resolver o problema do Acquário, transformado num gigantesco esqueleto de cimento. Qual cara-pálida? Implodi-lo. Pior seria se Cid Gomes tivesse construído a Ponte Estaiada, atravessando o Cocó de uma ponta a outra. Outro sonho quixotesco e mirabolante.

MONTANHA-RUSSA

.SUPERINTENDENTE do Shopping Benfica, Marcilene Pinheiro, é a convidada de honra do Pré-Congresso Internacional de Autismo no Brasil. Será online no próximo dia 8, as 14 horas. A 3a. edição do evento, acontecerá no Shopping Benfica, de 2 a 4 de dezembro deste ano.

.SUPERMERCADISTA, com toda aquela empáfia, falando sobre crise da economia do Brasil, é de se contorcer de rir. Legislam em causa própria, escancaram suas portas aos clientes, os preços que se danem. E ninguém vai preso.

.DIA do Cuscuz. Nada contra. Vocês não perdem por esperar - vem aí o Dia da Rabada.

.BOTECO Praia, último reduto da boemia tupiniquim, despejado do local, procura um ponto pra se alojar. A cidade sem o Boteco perde a graça.

.PÁSCOA se foi. Respeite a montanha de ovo de Páscoa que sobrou. Nem a preço de banana conseguiram se desfazer. Odeio ovo de Páscoa. Argh!

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?