Logo O POVO+
Ceará: além da altitude
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Ceará: além da altitude

Lançar em campo uma equipe totalmente reserva, também não esquecer, foi opção feita pela diretoria do Ceará
Tipo Opinião
Ceará e Bolívar fazem duelo decisivo nesta quinta-feira, 20, pela Sul-Americana (Foto: AIZAR RALDES / AFP)
Foto: AIZAR RALDES / AFP Ceará e Bolívar fazem duelo decisivo nesta quinta-feira, 20, pela Sul-Americana

.ACHAR que o empate (0 a 0) foi um ótimo resultado, embora se reconheça o esforço do Ceará com sua equipe reserva, é desconhecer que não há, no futebol, até que se prove em contrário, resultado melhor.

OPÇÃO ESCOLHIDO

.LEVAR e lançar em campo uma equipe totalmente reserva, também não esquecer, foi opção feita pela diretoria do Ceará, com anuência da Comissão Técnica. Entende-se que o Alvinegro poderia vencer o jogo se Jael tivesse feito o gol de pênalti. Se não marcou, a culpa é totalmente dele. Virou vilão.

PRIORIDADES

.DEIXAR a equipe titular descansando e treinando para o jogo com o Bahia, decidindo a Copa do Nordeste, foi, também decisão da diretoria. Fácil chegar a conclusão de que, para ela, a prioridade era o tri do Nordestão jamais a Sul-Americana neste momento.

RISCO CALCULADO

.PARA ser melhor entendido. Optar por uma formação reserva em La Paz foi um risco calculado, daquele tipo - se perdesse não foi a força máxima; se empatasse estava de ótimo tamanho e se perdesse o torcedor entenderia.

OLHO NO RANKING

.CHEGA-SE a conclusão inevitável de que o futebol boliviano, por não estar no ranking dos melhores da América do Sul, atrás de Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Chile e Peru, rivalizando-se com a Venezuela, tem dois representantes de qualidade técnica bastante duvidosa.

VIBRAÇÃO JUSTIFICADA

.ASSIM como é fácil entender-se a vibração da torcida do Ceará com o resultado. Menos pelo que o time rendeu, disposto nem tanto a vencer, sim, a não perder, simplesmente porque estava em campo o segundo quadro alvinegro. Só por este fato, mais nenhum. O resto mais é farofa.

LADO BOM

.COMO tudo na vida há sempre um lado bom e o outro ruim, pois nada é perfeito. Lado bom - observando mais de perto vários reservas num jogo de timbre internacional, Guto sabe que pode contar com o ótimo goleiro João Ricardo, sombra assustadora para o Richard; com o bom quarto zagueiro Jordan; com Marlon, atuando em sua verdadeira posição e o Buiú firmando-se cada vez mais na lateral. Finalmente, a gratíssima surpresa, Jorginho, que, daqui pra frente pode, sim, ser a sombra do Vina.

LADO RUIM

.ASSIM como deve ter se decepcionado cada vez mais com o colombiano Gonzalez, com Jael que teve a vitória nos pés e outros que foram fazer figuração. Pelo seu olho clínico de treinador, deve ter concluído que o Bolívar tem muito mais fumaça e do que fogo. Ou seja - um time apenas razoável.

ENCANTOS DA MORDOMIA

.MESMO tendo que puxar pela nota - e não é pouca - a mordomia contratada pela diretoria, voo direto sem escalas, tem seus encantos, sim. Terminada a partida, passagem pelo hotel para lanche e troca de roupas, depois daí entrada no avião, que aqui pousou antes das 10 da manhã.

MEDIDA PREVENTIVA

.POR conta da altitude o Ceará alugou 5 cilindros de oxigênios que foram úteis, sim, intervalo e, principalmente, final do jogo. Guto, por exemplo, foi visto tomando, devido a tensão da partida. Outros jogadores, também. Nada que provocasse outros danos. Curiosidades - os mais jovens como Buiú e Rick, os que sentiram os efeitos dos mais de 3 mil metros de altitude.

COM UMA LUPA

.URGENTE, urgentemente, o Ceará precisa encontrar um batedor de pênaltis. As experiências feitas com Vina, e agora Jael, resultaram negativas. Exceção feita ao colombiano Mendoza, único a marcar, assim mesmo diante da indecisão dos companheiros. Bateu mal o pênalti, mas a bola entrou.

CALÇÃO APERTADO

.POR ter as coxas excessivamente grossas, Jael está tento dificuldade em encontrar um calção que lhe fique bem. Quanto mais tenta acomodá-lo no corpo, a situação piora. É esperar que num esforço maior, um deles se rompa. Aí o vexame será maior...

OLHAR VESGO

.EMPRESÁRIOS da terra, nem aí pra investir no futebol. Neste segmento são mãos de vaca. Devem entender que é um patrocínio inútil. Ceará fez três jogos internacionais, sem que seu precioso espaço master, fosse ocupado por uma marca local. Enquanto isso, o Bolívar ostentava a poderosa marca da Chevrolet.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?