Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto
esportes
Opinião

Formação do Ceará contra o Grêmio foi um achado

.ENTRE a cruz e a espada, ou seja, mandar a campo o time titular contra o Grêmio ou uma formação reserva, apenas com Messias, técnico Guto Ferreira não decidiu sozinho.

.OUVIU os demais integrantes da Comissão Técnica, até chegar ao presidente Robinson de Castro. Este o alertou para as duas decisões contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil, quando estará valendo uma bolsa de R$ 2,7 milhões, enquanto o Brasileirão ainda estava nas fraldas, quer dizer, longa estrada a percorrer. Só aí Guto bateu o martelo, isto é, decidiu pelos reservas.

.PUDERA. Com tanto respaldo assim, era só escalar o time e mandar a campo enfrentar o mistão do Grêmio.

BOAS SURPRESAS

.ESCALAR aquela formação, enfim, foi um achado para o Guto. Querem ver? Jorginho não pode ser mais reserva; Rick deve ser escalado na posição de Mendoza, sem qualquer receio e o garoto de 17 anos, João Victor, será a primeira opção no banco. Ele simplesmente estraçalhou contra o Grêmio. Falta agora ao treinador alvinegro ter coragem para mexer no time do Ceará, injetando-lhe sangue novo.

.E SE possível, escalar o Alvinegro mais agressivo, num 4-3-3 ou até mesmo arriscando um 4-2-4. Cadê coragem?

OLHO CLÍNICO

.QUEM descobriu Pikachu jogando como meia avançado não foi o Juan Pablo, sim Wanderley Luxemburgo quando passou pelo Vasco da Gama.

.APOSTOU as fichas em duas características de Pikachu. Primeira - a velocidade, razão pela qual seria cerceá-lo se fosse apenas lateral-direito, subindo e descendo, numa restrita faixa de campo, muito pouco para quem tem tanto gás.

.OUTRA — o chute forte do qual é possuidor, especialmente de frente para o gol. Juan Pablo copiou esta lição e ao lançar Pikachu o fez como meia avançado. Os dois gols dele decretaram a vitória do Fortaleza sobre o Atlético Mineiro (2 a 1) dentro do Mineirão e a melhor figura em campo.

FATO INÉDITO

.NUNCA tinha acontecido em nenhum Brasileirão. Primeira rodada estão lá, entre os principais do pódio, Fortaleza, Ceará, Bahia, Bragantino. Bom começo, embora se saiba que, com o andar do Brasileirão, no tobogã do sobe-desce as colocações serão alteradas.

.COMO a história do Lobo Mau em perseguição ao Chapeuzinho Vermelho - a estrada é longa e o caminho é deserto...

DA CABEÇA AO PÉS

.NO Mineirão, Juan Pablo deu ao quarto-zagueiro Titi a missão de colar em Hulk. Os dois são veteranos de tantas jornadas por aí afora, nas camisas que vestiram.

.POIS bem. Com Titi em seu encalço, Hulk que já foi da Seleção (coitada da nossa Seleção!) não viu a cor da bola. A não ser no pênalti inventado pelo árbitro caseiro e fraco. Nem assim evitou o triunfo tricolor.

ERA ELE...

.LEMBRAM da chamada "rasteira", coisas do tempo do bumba, que o Ceará, aplicou no Fortaleza, tirando o atacante Wendson, que tinha pré-contrato com o Tricolor? Ele foi lançado por 3 minutos no jogo contra o Grêmio. Não foi visto em campo, o que convenhamos é justificável.

.EFEITOS desta rasteira, os laços de amizade entre Fortaleza e Ferroviário estão estremecidos. Tudo porque Marcelo Paz subiu nas tamancas e chamou o Ferrão de sucursal do Ceará. Não recebeu uma resposta, tipo curta e grossa, do presidente Newton Filho, que não é chegado a brigas, embora exigisse respeito à história do Ferroviário. Oh, dor!

MERA COINCIDÊNCIA?

.CRONÔMETRO marcava 49 minutos quando Pikachu, em pleno Mineirão, acertou um míssil que o Éverson nem viu por onde a bola passou.

. POIS bem. Nesses mesmos 49 minutos, só que mais tarde, Jorginho desempatou para o Ceará, marcando o terceiro gol contra o Grêmio, bola que ainda bateu na trave. Os gaúchos reclamaram do árbitro confuso para que consultasse o VAR. Deu em nada. O gol foi confirmado.

.MERA coincidência em futebol, como na vida, não passam de meras coincidências...

BOCA DE FORNO

.COMO é ruim de bola o colombiano Gonzalez que Guto insiste e não desiste em escalá-lo. Já devia ter pegado a reta. Quem o indicou ao Ceará só podia querer ver a caveira do Robinson...

.FORTALEZA deixou pra estrear no Mineirão seu novo padrão de camisas - Tradição 2021 - que pouco ou quase nada mudou da tradicional...

.FERROVIÁRIO já não sabe o que fazer com suas camisas. Ao invés de seguir o rumo da história, como o São Paulo, a cada jogo.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais