Logo O POVO+
Clássico-Rei não tem favorito: assim sempre foi, assim sempre será
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Clássico-Rei não tem favorito: assim sempre foi, assim sempre será

Tipo Opinião
Jogo entre Ceará e Fortaleza no Castelão (Foto: Aurelio Alves/ O POVO)
Foto: Aurelio Alves/ O POVO Jogo entre Ceará e Fortaleza no Castelão

. PRÓPRIA história está aí pra não deixar mentir. Clássico-Rei, hoje à noite, fazer previsão será complicado. Meter a mão no fogo é risco de sair chamuscada. Sempre foi assim, sempre será assim, enquanto os dois sobreviverem. Espera-se que por anos sem fim.

. FICO a imaginar futebol sem rivalidade. Perderia a graça, tornando-se tão monótono quanto uma partida de xadrez, com o devido respeito aos enxadristas, claro.

.EQUILÍBRIO de forças entre os dois sempre existiu. A frase histórica do gênio Moésio Gomes define tudo. Aquela, sim, do peso das camisas equilibra o clássico, pouco importando a condição em que os dois estão.

.MOMENTO atual, por exemplo, no número de clássicos disputados pós-pandemia, este será o de número 11 e o Fortaleza leva vantagem por uma vitória sobre o Ceará. Time por time, estão parelhas, pela Copa do Brasil, bem entendido. Na enxurrada de clássicos, beirando a vulgarização, ainda virão mais dois pela frente, isto é, valendo pelo Brasileirão. A ladainha será a mesma. Muda apenas o rótulo.

QUEM PAGA A CONTA?

. NADA contra, muito pelo contrário. Ter sempre um clássico a ser disputado motiva o torcedor, mesmo nesses tempos sombrios de estádios vazios e prejuízos em profusão. Quem paga esta conta? Os patrocinadores? Até certo ponto, mas não cobre as despesas. A CBF? Já deu a sua cota, os clubes que se virem.

.FOLHAS de pagamento da dupla sobem aos R$ 3 milhões e ao jogador profissional pouco interessa ter ou não público no estádio, desde que o dinheiro caia na sua conta final de mês. Enfim, eles são os menos culpados da situação atual, que teve começo, ninguém sabe quando terá fim.

MISTÉRIOS & SEGREDOS

.FORTALEZA sofreu guinada de 180 graus com a chegada do argentino Juan Pablo. Conseguiu feito de transformar time inerte e perdedor em equipe intensa e aguda. Este seu grande mérito.

- RAZÃO cabe ao grande Tostão quando afirma que técnico não ganha jogo, mas pode ajudar a perdê-lo com escalações erradas e substituições infelizes. Com Juan Pablo, o Fortaleza está chegando ao ponto ideal. Mas em futebol nada é para sempre.

. SIMPLES explicar. Rebocou do futebol argentino o modelo do 3-5-2, com as chamadas variações. Acabou dando certo. Pelo menos contra o Internacional, quando impôs aquela goleada histórica e cruel. Repetirá o feito contra o Ceará? Para o Alvinegro seria catastrófico.

. MODELO tático assim, até parece um salamaleque, deixando a simplicidade de lado, dentro do trivial que se joga, com intenção de mudar ou, se for o caso, radicalizar. Juan Pablo radicalizou e está dando resultado, deixando a torcida tricolor em êxtase. Embora, em futebol, nada se repete de uma partida para outra.

.PELO menos teve a coragem de mudar o que era amorfo. Já é um mérito da parte dele, empregando como lema as palavras "intensidade e objetividade". Traduzindo o que é óbvio — uma equipe que jogue com garra e determinação nas quatro linhas. E o que vem dando certo em futebol, recomenda-se não mudar.

METAMORFOSE

.QUANTO ao Ceará, qualquer leigo sabe que está passando da hora da equipe mudar sua postura. O técnico Guto Ferreira, acomodou-se nela, enquanto estava dando certo, não moveu uma palha atrás de variações. Por esta razão está caindo na desgraça da torcida.

.DEPENDENDO do resultado de hoje ou poderá ser seu grande momento ou sua maior desgraça. Não é possível que todos enxerguem o óbvio e ele, Guto, não, tantos são os anos de batente e de vivência no ramo. A não ser que sua visão tática seja bitolada ou sua teimosia seja atávica.

.SERÁ possível não ter capacidade de dar uma mexida tática tornando o Alvinegro objetivo e também agudo? Fique a esperar as ações do adversário para reagir? Continuará naquele modelo que já cansou e todos conhecem? Há técnicos teimosos que não se rendem às evidências.

.SEM esquecer que o Ceará tem elenco de qualidade pra fazer mudanças táticas. Se falta coragem ao técnico de proceder uma metamorfose, jamais sairá deste cansativo lugar-comum.

A PRENDA MAIOR

. VALE lembrar que, por ser jogo pela Copa do Brasil, está em jogo a prenda de R$2,7 milhões que dará para pagar 80% da folha do Ceará e 90% da folha do Fortaleza. Nesses tempos de seca braba, cairia do céu.

RASTILHOS

. JUAN Pablo é tão pisca em trabalho, programou para hoje pela manhã um treinamento naquela de dar os últimos retoques... /// CEARÁ finalmente livra-se de Baxola, emprestando-o de graça a Chapecoense. Feito parto da montanha, demorou mas conseguiu. Se nada lucrou, ao menos emagreceu um pouco a sua rotunda folha. Não fará a menor falta. Na fila, estão outros seis.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?