Logo O POVO+
No futebol, onde as especulações grassam, mentira contada dez vezes vira verdade
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

No futebol, onde as especulações grassam, mentira contada dez vezes vira verdade

Mais fácil achar agulha no palheiro do que torcedor do Ceará satisfeito com o trabalho do técnico Guto Ferreira. E tem nome bom no mercado para substituí-lo
Tipo Opinião
Instituto de pesquisa Trem-Bala diz que 9 entre 10 torcedores do Ceará querem a saída de Guto Ferreira (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Instituto de pesquisa Trem-Bala diz que 9 entre 10 torcedores do Ceará querem a saída de Guto Ferreira

- NOVE entre dez torcedores do Ceará gostariam de ver o clube trocar de treinador.

- PESQUISA feita pelo Trem-Bala da TCV, todo dia, meio dia, acusou que a mudança seria bem-vinda, especialmente a essa altura do Brasileirão, mesmo que ainda engatinhante.

- CONTUDO, não tanto assim. Algumas situações estão se desenhando. A boa surpresa é ver o Fortaleza entre os quatro primeiros colocados.

- BRASILEIRÃO, tal, qual um tobogã, ou seja, sobe-desce constante, este quadro ainda vai sofrer várias alterações antes da chamada virada da montanha, segundo turno, bem entendido.

SURPRESAS & DECEPÇÕES

- ASSIM como há surpresas, as decepções existem. Caso do Grêmio na última colocação, prova provada de que o futebol gaúcho, mesmo com três representantes segue grogue na Série A.

- TAL história de que há muito caminho a ser percorrido é vero, mas até onde garante que os chamados grandes favoritos se manterão no topo?

- A PREÇO de hoje não é bem assim, como se percebe, exceção do Palmeiras, que entrou em rota de ascensão. O São Paulo ainda não decolou, enquanto o Corinthians, com aquele futebol apresentado diante do Fortaleza, limitado e sem inspiração, nele não se pode confiar.

- AS boas surpresas, neste retrato falado inicial, revelam o Athletico-PR e Fortaleza em boas posições. O clube do Paraná sempre foi assim. Começa bem e depois cai de produção. Enquanto o Fortaleza, é apontado como a boa surpresa.

- EVIDENTEMENTE, não será sempre assim. Logo, os grandes clubes acordarão para a realidade. O Flamengo ao dispensar Ceni, imediatamente trouxe Renato Gaúcho, que fez sucesso no Grêmio.

CASOS RAROS

- RENATO é um dos raros casos de craque que deu certo como técnico de futebol.

- CENI não lhe fica muito atrás, revelando que o ótimo aprendizado no Fortaleza, durante três anos, fê-lo amadurecer na profissão. Embora não tenha brilhado tanto no Flamengo, não decepcionou tanto assim.

- SEU nome está sendo cogitado por vários clubes, a exemplo do Ceará, embora e apesar do pronto desmentido do presidente Robinson de Castro. Mas quem, por acaso, falou que Ceni, com toda aquela sua jactância, estaria querendo retornar ao futebol cearense?

- NO mundo do futebol, onde as especulações grassam, nada que possa surpreender. Especular não tira pedaço, nem faz mal. Porém, como o bordão da mentira, se contada dez vezes acaba virando verdade.

AGULHA NO PALHEIRO

- QUAL, por exemplo, o torcedor do Ceará que está gostando da campanha do clube, sob o comando do Guto? Mais fácil achar uma agulha no palheiro.

- PRECISAMENTE aí onde a rivalidade entre alvinegros e tricolores tem seu quinhão de colaboração.

- OU alguém pode imaginar que vendo o Tricolor voando no Brasileirão, enquanto o rival Ceará arrasta-se acumulando empates simultâneos, não se definiu para onde quer ir, ou aonde quer chegar na competição, deixa seu torcedor satisfeito? Nunca, jamais.

ACORDA, SECRETÁRIO!

- RECLAMAÇÕES se avolumam em relação ao gramado do Castelão. Não é de agora, vem de há muito.

- E O que foi feito pra restaurar aquele que foi já foi chamado, anos atrás, de o melhor gramado do Brasil?

- POUCO ou quase nada. Faz lembrar, e dar saudades, dos bons tempos de Ferruccio Feitosa, que cuidava do Castelão como se cuidasse da sua própria casa.

- NÃO bastasse jogo atrás do outro no mesmo local, a tendência é de desgaste do gramado, isso também é óbvio. Pra completar a obra, não há uma alternativa.

- PV, que poderia fazer este papel, continua lá, do jeito que o Hospital de Campanha deixou, após ser desmontado. A Prefeitura cruzou os braços, como se, simplesmente, o tradicional PV de todos nós não mais existisse.

PRIMEIRA VEZ

- APÓS tantos dias de trabalho, o técnico argentino Juan Pablo Vojvoda deu folga geral ao elenco. Ele, claro, incluso.

- QUIS conhecer as praias de Fortaleza. Beira Mar bem ali próxima, porém, resolveram levá-lo para o Cumbuco, em Caucaia.

- QUEM teve essa ideia não vem ao caso, até porque praia por praia, todas são iguais no mundo inteiro. Não consta que o argentino tenha tomado banho...

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?