Logo O POVO+
Descaminhos do Brasileirão seguem se cruzando neste fim de semana
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Descaminhos do Brasileirão seguem se cruzando neste fim de semana

No domingo, Fortaleza recebe o Bragantino. Pouco depois, o Ceará encara o Sport lá na Ilha do Retiro
Tipo Opinião

- DOIS jogos no final de semana. Todos, porém, amanhã, um mais cedo (Fortaleza x Bragantino), 16 horas, no Castelão, e o outro mais tarde, duas horas depois, na Ilha do Retiro, Sport x Ceará. Qual dos dois é o mais ou menos importantes? Os dois o são.

- FORTALEZA, por exemplo, pega adversário mais forte, caso do Bragantino, com a vantagem de jogar no Castelâo que, sem público, pouco terá de serventia. Sim, porque estádio vazio a vantagem é quase nenhuma. Castelão com gramado em petição de quase miséria por conta dos tantos jogos seguidos ali realizados.

- BRAGANTINO estranhará? Nem tanto. Jogou em estádios piores e gramados também, o seu por exemplo, em Bragança Paulista. Ademais, quando um clube entra numa competição, qual o Brasileirão, deve estar preparado pra tudo.

- TIME por time, os dois estão quase parelhas. Fortaleza leva vantagem de estar no pódio, isto é, terceiro lugar, enquanto o Bragantino um pouco abaixo, em quarto. Este Brasileirão é um tobogã nesta parafernália de sobe-desce ou vice-versa.

- SE o Tricolor está bem treinado por Vojvoda, o Bragantino não lhe fica assim tanto atrás, ou na frente, vá lá que seja. Sem presença de público, já disse mil vezes, os estádios viram monumentais cemitérios.

- PORÉM, será um bom jogo de se ver, ou então, pra castigo de todos, uma monumental pelada. Deus que nos livre. São dois bons times e bem treinados, isso já leva uma vantagem, mas há uma pergunta que provoca comichões.

- VAMOS a ela? Contra o Bragantino, o Juan Pablo mudará sua forma de jogar, com intensidade e objetividade? Evidente que não. O time já se acostumou com esse esquema, em que os laterais viram alas, e até o Tinga, bom lateral, foi transformado em terceiro zagueiro.

- REPAREM agora pra este detalhe importante. O Bragantino é o único — isto mesmo, o único — clube da Série A a se manter invicto, na frente de outras forças maiores, que perderam pontos incríveis. Fortaleza neste rol, embora no terceiro lugar, fustigando o pódio.

- NA teoria, então, o clube de interior paulista é melhor que o Fortaleza? Estamos diante de uma grande prova dos nove a ser tirada amanhã no Castelão. Bragantino não chegou a esta condição de único invicto por obra do acaso. Deve ter um bom time, e tem, na verdade, pois a maioria dos atletas já jogam juntos faz bom tempo. Menos mal que o melhor deles, o meia Claudinho, está nas Olimpíadas. Terá alguma influência? O bom jogador sempre faz.

- QUANTO ao Tricolor, tem uma equipe bem armada. Vojvoda, o argentino, trouxe sua cartilha, adaptou à equipe, mudou seu perfil de jogar, como num passe de mágica. Deu certo. Coisas do futebol. Até o David virou artilheiro, pelo fato de atuar na posição que gosta e sabe. Simples assim.

- O QUE atrapalha no futebol é chegar técnico que começa a inventar táticas, não dá certo, a equipe paga o pato. Não é o caso do argentino Juan Pablo. Tem segredo pra isso? Sabe-se lá. O futebol é tão cheio de tais coisas que, por vezes, é preferível não meter o bedelho. Deu certo, ótimo. Não deu, tenta se mudar. Pra que inventar?

- O QUE o Bragantino tem que os outros não têm, este mistério será desvendado amanhã. Como é uma equipe que vem atuando junta faz tempo, conseguiu o chamado entrosamento. Tem a seu favor um técnico que está lá faz bom tempo e isso acaba sendo fator preponderante ou fundamental, como queiram. Por obra do acaso é que não foi.

E O CEARÁ?

- NAQUELA de mais empatar e pouco vencer, o Ceará estará na Ilha do Retiro, às 20h30min, enfrentando o Sport. O clube pernambucano pena na zona de rebaixamento. O Alvinegro está em melhor posição.

- REFORÇOU-SE agora com três atletas, mas esqueceu de ir atrás de um lateral-direito e de um atacante de área. O trio que veio, nenhum tem este cacoete. Um é ponta, outro joga pelo meio, que o Alvinegro está a precisar, mas de lateral e atacante precisa muito mais. Teoricamente, o Ceará está melhor. O Sport não conseguiu acertar o passo e ano passado por pouco não foi rebaixado. Este ano segue a mesma sina. Que horror!

OS NÚMEROS

- ATENTEM, agora, pra este detalhe. Em 12 rodadas, o Fortaleza chegou aos 24 pontos, restando-lhe 26. Se vencer a metade dessas partidas, ou seja 13, faturará 39 pontos, totalizando 63. Aí chega à Libertadores. Se empatar 26 atinge os 50 pontos. Esta pontuação o levará de volta à Sul-Americana. São suposições, não esquecer.

- ENQUANTO o Ceará, mais embaixo, se conseguir vencer 13 partidas logrará 57 pontos, ou seja, Libertadores. Mas se empatar os 26 jogos, resultado que o Guto Ferreira adora, atingirá 44 pontos, que o fará no mínimo continuar na Série A.

- DETALHE pra ninguém esquecer. São meras suposições que em futebol não é pecado mortal, nem venial, contudo não tira pedaço de ninguém. Mas levará muita gente ao famoso muro de lamentações.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?