Logo O POVO+
Cobra que não anda não engole sapo...
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Cobra que não anda não engole sapo...

Da boca pra fora, o quadro está definido para sucessão estadual
Tipo Opinião
Zezinho Albuquerque (Foto: MAURI MELO, em 1º/2/2015)
Foto: MAURI MELO, em 1º/2/2015 Zezinho Albuquerque

1. ATENÇÃO. Da boca pra fora, o quadro está definido para sucessão estadual. Camilo ganharia a prenda do Senado. Só queria saber a razão de todo governador acabar seus dias como Senador. Que graça tem? Passar 8 anos no bem-bom. Outra hipótese? Terminar o mandato, se o Capitão Wagner crescer. Camilo ficaria no ora e veja? Que castigo!

2. SÃO meras suposições porque o PT quer o Governo e não o Senado. Assim determinou Lula, o manda-chuva. Acontece que o PT local - com o devido respeito - não tem nome de peso. A não ser José Guimarães que jamais trocaria eleição certa para a Câmara Federal e se arriscar ao Governo. Guimarães não é bobo, cobra criada que é. E este cobra não engole sapos.

3. SE mal pergunto, neste quiprocó o que tem a dizer Luizianne, que odeia os Ferreira Gomes? Entende que é hora de Camilo dar seu grito de independência, jamais se transformar em joguete dos irmãos. Luizianne é braba, topa disputar o Governo, conforme uma víbora petista. Para ele, Zé Airton não tem cacife para disputar o Abolição. A loura, sim.

CAMPO MINADO

ATÉ a ACEJI trocou de presidente após duas décadas. Só o Aramicy Pinto não larga o osso, da Associação dos Hospitais, se é que tal associação faz alguma coisa. Se ninguém quer concorrer, Aramicy vai ficando até virar tataravô...

E AINDA tem cabeça de vassoura acreditando que Tasso será candidato ao Senado, o segundo céu, segundo o grande VT. Tal possibilidade pode até existir, se Camilo permanecer no governo ou se os FGs lhe aplicarem uma rasteira daquelas.

QUEM acreditar que em política existem lealdade e fidelidade, da boca pra fora, sim. Na prática, mais fácil acreditar nas histórias do Jeca Tatu...

SECRETÁRIO João Pupo, pau pra toda obra do governo Sarto, topou no ato ser o homem do tapa-buracos, chamado na intimidade, por seus companheiros, de infortúnio. Quantos buracos têm, cara-pálida? Dois, cinco, dez mil? Aí, só perguntando o Pupo.

CONTRAMÃO. Gentil, atenciosa e linda, secretária Fernanda Pacobahyba esclarece. Não compete a Sefaz fiscalizar os laboratórios por não emitir notas fiscais, caso do Clementino Fraga. Tal missão é da SEFIN, do município, tributo que incide, pois o ISS é prestador de serviço como consultórios, clínicas e médicos. Nota fiscal, ou seja ICMS do Estado, é de compras de bens como combustível onde semanalmente tem aumento, entre outras coisas. Neste caso procura-se o secretário de Finanças da PMF, preferivelmente vivo.

SONHO de Guilherme Sampaio é ser deputado estadual. Tentou, se não me engano, duas vezes. Levou chumbo. Agora dependerá do apoio de Camilo, via articulação de Acrísio Sena, o petista mais camilista da anódina AL.

Secretário Zezinho Albuquerque (Foto: Aurélio Alves/O POVO)(Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES Secretário Zezinho Albuquerque (Foto: Aurélio Alves/O POVO)

FURINHO. Zezinho Albuquerque, que comanda uma das três secretarias mais importantes do Governo, resolveu entrar na dança da sucessão estadual. Não foi de lá que Camilo saiu pra ser governador? A dose pode se repetir, sim. Zezinho, boa praça, leve, gente boa, atende a uma média de 100 prefeitos por dia e passa dois a três dias no Interior. Já se fala, sem confirmação, que ele deixará o PDT e irá para o PP, hoje um dos partidos mais fortes nacionalmente, onde seu filho AJ Albuquerque é um dos principais líderes. Zezinho, que joga limpo, já fez ver a Ciro Gomes essa sua pretensão. Passem adiante.

LANTEJOULAS

LULA foi o primeiro. Depois dele, o Dória. Não por acaso, pretensos candidatos à sucessão de Bolsonaro. No programa de debates do Jocélio Leal, aqui, na rádio OPOVO/CBN, cobriram Camilo Santana de elogios. Lantejoulas sobraram. Camilo ficou na dele. Ele sabe, e não nega, seu candidato chama-se Ciro Gomes. E estamos conversados. E a fidelidade petista? Por acaso em política existe essa palavra "fidelidade"? Oh, dor...

FILA CRESCE

CONTADOS nos dedos já são quatro hospitais vendidos - São Carlos, Monte Klininkum, Gastroclínica e Luiz França. Tem mais dez na fila. Um no centro da Aldeota, está lá, entregue às baratas. Quem vai querer?

MUDANÇA

CENTRO de Inteligência sai do Palácio do Sossêgo, onde funcionou a vice-governadoria, aquele mesmo das Palmeiras, que o Domingão todo santo dia, contava. No próximo ano irá para a Borges de Melo, perto da Policia Federal. Tudo a ver.

GRUPO DO EU SOZINHO

NA CMF - você sabia? - há um grupo chamado de Eu Sozinho. São 5 partidos com assentos na Casa, onde o líder é ele mesmo, com direito a gratificação de liderança de araque e outras mordomias. Próxima encarnação quero fazer parte deste grupo. Oba!

RODA GIGANTE

.ASSIS Cavalcante é do meu time. Dorme às 3, acorda antes das 7. Foi dito na bela crônica que escreveu. Está certo ele. Quem cedo madruga, Deus ajuda no Natal da Luz, sua obra prima.

.EMPRESA de consultoria, como no dizer do grande Demitri Túlio, é o pau que troa no momento. Todo bicho de orelha abre uma, não se sabe bem pra quê, mas abre. Mesmo que não tenha cliente. Só por pose...

.QUEM souber o paradeiro do NOVO, favor informar ao seu ex-dono. E quem for do NOVO levante, por favor, o braço. Quando muito uns quatro gatos pingados...

.BETO Studart, da longínqua Santa Catarina, me convida pra uma rodada de vinhos ao lado dos seus amigos. Agradeci. Logo eu que só ando a pé, só bebo água mineral com gás, teco-teco só de longe e helicóptero, Deus me livre. Aquela hélice barulhenta me fará ainda mais mouco...

.PADRE Neto não é tolo. Em briga política não mete sua mão santa no fogo. Quando muito fala na Faixa de Gaza e nas Filipinas, por esnobismo. Na daqui, não quer levar carão do arcebispo, além do mais seu rebanho o adora.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?