Logo O POVO+
Transversais: Brasileirão cortado por Libertadores e Sul-Americana
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Transversais: Brasileirão cortado por Libertadores e Sul-Americana

QUEM reparou? Pela primeira vez, em todos Brasileirões até agora realizados, no deste não houve campeão simbólico. Mas o que vem a ser campeão simbólico? Aquele que vira o turno na frente dos demais. Este ano, de tantos adiamentos, ainda faltam cinco jogos para a conclusão da fase, embora o segundo já esteja em pleno andamento. Um dos exemplos — Ceará x Palmeiras que seria na última rodada foi transferido, só Deus sabe para quando.

É DESTA maneira que, por linhas transversais, a Série A prossegue. Uma das causas que, aliás, são várias. Em pleno andamento do torneio, existem a Libertadores e, não bastasse, a Sul-Americana. O torcedor tem todo o direito de ficar desbaratinado, se perdendo diante deste novelo.

CABE um adendo — calendário maluco da Libertadores e Sul-Americana, com um jogo aqui outro na Cochinchina, esfacela as competições. Alguém lembra que ainda tem três brasileiros na primeira e dois na segunda? Aliás, a quem interessa mesmo, essas duas competições?

SE mal pergunto — como acreditar em seriedade e organização de uma Séria A retalhada? Se é pra confundir a cabeça do torcedor brasileiro este objetivo já foi conseguido. Viva!

CAI-CAI

A QUEM gosta de fazer contas. Uma dúzia de técnicos já pediu as contas, forçado pelas circunstâncias. Ou, então, através do fajuto acordo de cavalheiros, cujo objetivo é o de burlar a vigilância da CBF.

FUNCIONA assim. Para concordar com tal acordo, o técnico sempre leva algo mais que terá de receber da multa contratual. Nada contra, tudo a favor. É a chamada contrapartida. Enfim, ninguém é de ferro. E o último dos trouxas, de há muito, foi procurar emprego em picadeiro de circo...

CASO ÚNICO

TIAGO Nunes, que veio tentar salvar a pátria do Ceará, até agora não disse o porquê da sua escolha.

COM ele, o Alvinegro não saiu do lugar deixado pelo Guto Ferreira. Progresso técnico? Nem com uma lupa consegue se enxergar. Não por falta de oratória, segmento no qual ele é imbatível, sim, porque a equipe não deslancha.

PORÉM, Tiago conseguiu um feito que nenhum outro dos seus colegas de profissão, ao menos, ousou chegar perto. Como assim? Em menos de um três meses o único a dirigir dois clubes — Grêmio e Ceará.

TORCIDA do clube gaúcho não quer, nem de longe, ouvir falar no seu nome. Motivo? Com ele no comando, o Grêmio não saiu do lugar. No Corinthians, por onde passara antes, aconteceu a mesma coisa.

ARES POLUÍDOS?

EM futebol é comum acontecer. Treinador brilha intensamente numa equipe, foi seu caso no Athletico-PR. Quando de lá saiu, em busca de outros ares, de enriquecer o seu currículo, fracassou no futebol paulista e gaúcho. Espera-se que aqui, no futebol cearense, os ares de Porangabuçu façam bem aos seus pulmões. Pelo sim, pelo não, recomenda-se a torcida alvinegra debulhar terços...

ALGO EM COMUM

PRÓXIMO adversário do Ceará, amanhã, cedo da noite, Chapecoense é a primeira e seríssima candidata ao rebaixamento. Motivo? Por enquanto só conseguiu uma mísera vitória contra o Bragantino, no campo deste. As zebras devem explicar.

HÁ, porém, algo pior no Ceará, que pode fazer (ou não) toda diferença. Até a Chape venceu fora de casa e o Vovô não. A previsão, menos otimista, pelo andar das duas trôpegas carruagens, indica um empate entre os dois, amanhã, no Castelão.

FEITO HISTÓRICO

PASMEM. O Fortaleza conseguiu atingir um feito histórico. É o clube do Nordeste a atingir a maior pontuação no primeiro turno desde quando foi implantada a fórmula dos pontos corridos.

ATÉ então, este recorde, estava em poder do Vitória, da Bahia. Não este de hoje, atravessando uma das piores crises da sua história, sim, aquele Vitória de três anos atrás.

RESULTADO. Tricolor que continua em marcha firme, consegue se manter entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão, já se perderam as contas de em quantas rodadas.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?