Logo O POVO+
Presidente do TJDF na Cadeira Elétrica do Trem-Bala
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Presidente do TJDF na Cadeira Elétrica do Trem-Bala

Alan Neto repercute entrevista do presidente do TJDF-CE, Fred Bandeira, no programa Trem-Bala
FORTALEZA, CE, BRASIL, 03.03.2022: Fred Bandeira - Presidente da TJDF (Foto:Thais Mesquita/OPOVO) (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita FORTALEZA, CE, BRASIL, 03.03.2022: Fred Bandeira - Presidente da TJDF (Foto:Thais Mesquita/OPOVO)

DIFERENTE de tantos outros que fogem da Cadeira Elétrica, do Trem-Bala da TVC, o presidente do TJDF, advogado Fred Bandeira, resolveu encarar as "feras" do programa (Sérgio Ponte, Renilson Souza e Evaristo - Homem Mau - Nogueira) com a maior naturalidade. Cerne da questão a situação do Campeonato Cearense, tantos os caminhos jurídicos por ele percorridos.

PRESIDENTE do TJDF não fugiu ao bombardeio de perguntas, com naturalidade e sobretudo muita personalidade, de quem sabe das coisas, apesar de envolto por uma situação que, segundo ele "não esperava acontecer. Mas, se aconteceu vamos encará-lo dentro dos trâmites legais."

LENHA NA FOGUEIRA

DE como encarou a decisão judicial, através de uma Nota Oficial precipitada pondo mais lenha na fogueira. Pronta resposta - "Atingiu não só a minha pessoa assim como todos os demais"

DECISÃO da FCF, quando recorreu ao STJD, cuja intenção era derrubar a ação inominada, saiu pela tangente - "No julgamento da próxima sexta-feira do Pleno, esse será o foco principal." Não deixou de dar uma alfinetada - "Quem disparou a referida Nota, vinda da FCF não assinou. Não é estranho? Mas que foi irresponsável tenham certeza que foi".

NÃO ficou aí. Sem alterar o tom de voz, o presidente do TJDF ratificou que o jogo Caucaia x Iguatu deveria ter sido suspenso, pois "liguei para o delegado da partida as 15h15min determinando a suspensão da partida". Detalhe - quem deu a contra-ordem foi o presidente da FCF, Mauro Carmélio.

POR qual razão não tomou a decisão antes? disparou Sérgio Ponte. Ponta da língua do dr. Fred - "Me faltou subsídio legal. Devo ressaltar que a FCF pediu a suspensão do jogo do Crato e não a sua eliminação. Se tivesse tomado a atitude antes, tomaria, assumiria toda responsabilidade sem necessidades desses subsídios. É preciso deixar claro que a FCF pediu a suspensão do Crato, não sua eliminação. Mas me senti totalmente desrespeitado".

MUDANÇA DE RUMO

FOI adiante o dr. Fred - " Medida inominada mudou para recurso involuntário. Infelizmente o presidente da FCF passou por cima do TJD. Me senti desrespeitado." Terá troco? Ficou calado.

OUTRA rajada - O campeonato está sim maculado. Sim ou não? De bate-pronto - "A situação do Crato é preocupante. Daí estar, sim, maculado. A FCF pode - como não? - perder seu respeito nacionalmente e isto é desmoralizante".

NENHUMA MANCHA

RANILSON pegou o mote - "Pode dar em pizza tudo isso?". Fred não se abateu -" O julgamento de sexta o que fazer para impedir que isso ocorra. Uma coisa podem ter certeza - não falarei com ninguém para pedir voto. O livre arbítrio é de cada um dos membros do TJDe este não é meu papel, mais me submeteria a tal expediente".

OUTRO detalhe interessante. Fred está há 17 anos no TJD só agora chegando à presidência. "Absolutamente nada manchará minha conduta e dos meus pares, enquanto estiver na presidência, podem ter certeza."

RESPEITO & DIGNIDADE

PRESIDENTE do TJD, na Cadeira Elétrica, sentiu-se a vontade para desabafar e o fez com a maior categoria. Este é o lema principal da sua gestão e de lá não quer arredar o pé. "O cargo é importante, porém o mais importante é a nossa conduta que, a depender de mim, será ilibada. Nossos auditores são homens dignos. O TJD tem imagem de respeito e de dignidade".

FORÇA TOTAL

OUTRA inconfidência do presidente do TJD, bombardeado por todos os lados pelas feras do Trem Bala.

- Dos nove auditores cinco já confirmaram presenças. Além do mais já convoquei dois membros das comissões, para qualquer eventualidade".

MAIS INCONFIDÊNCIAS

NA saraivada de perguntas e respostas, todas elas não passaram sem resposta pelo advogado Fred Bandeira. Só um detalhe que não passa ileso. o TJD é subordinado financeiramente a FCF onde ocupa uma de suas salas. Vários presidentes por lá passaram com a intenção de desatar essas amarras. Nenhum deles conseguiu e pelo visto jamais conseguirá. O TJD não tem como sobreviver financeiramente e todos ali trabalham sem qualquer remuneração.

DR. Fred Bandeira, seu atual presidente, por exemplo, ocupa a vaga destinada aos árbitros de futebol. "No anterior fui indicado pela própria FCF, com o aval dos dez clubes. Isso não tira, em hipótese alguma, nossa independência, jamais tirou ao longo de toda nossa história. Para mim, particularmente, quero crer para os demais membros do TJD, é uma honra servir ao futebol cearense neste colegiado formado por homens íntegros e de conduta absolutamente ilibada". 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?