Logo O POVO+
O sucesso da Copa do Nordeste no calendário e a força do futebol cearense
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

O sucesso da Copa do Nordeste no calendário e a força do futebol cearense

Outras regiões tentaram copiar a Copa do Nordeste, porém não conseguiram. Acabou emplacando, nos mesmos moldes, a Copa Verde, envolvendo clubes especialmente do extremo Norte
Bola da Copa do Nordeste 2022 no gramado em treino do Fortaleza no CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú (Foto: Karim Georges/Fortaleza EC)
Foto: Karim Georges/Fortaleza EC Bola da Copa do Nordeste 2022 no gramado em treino do Fortaleza no CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú

NORDESTÃO surgiu de uma ideia, anos atrás, numa reunião no Marina envolvendo dirigentes do futebol nordestino, espécie de convenção, vá lá que seja. Fluiu da mente luminosa de Clóvis Dias, então presidente do Ferroviário, que ainda tentou um Campeonato do Nordeste.

IDEIA exposta, a maioria chegou à conclusão que um Campeonato do Nordeste extinguiria automaticamente os Estaduais, batendo de frente com os presidentes de federações, que fazem deste torneio palanque político para as suas permanências no poder pelo tempo que quiserem. Mauro Carmélio, aqui, já vai no quarto mandato.

TIRO CURTO

LOGO, não havia interesse perder este quinhão. Foi então que fluiu a ideia, não necessariamente de Clóvis, para que o Campeonato do Nordeste se transformasse numa espécie de torneio de tiro curto, com a participação apenas do campeão e do vice dos Estaduais.

PODIA ter ficado aí, não fora a possibilidade aberta de sempre meter mais um, não vem ao caso por qual critério, inchando o Nordestão, que ganhou o rótulo mais pomposo de Copa do Nordeste, no frigir dos ovos, acaba dando no mesmo, naquela do me-engana-que-eu-gosto.

PARTE que me toca, acho o Nordestão uma competição interessante por reunir as principais forças do futebol da região. CBF, uma época, tentou impedir, mas chegou à conclusão de que o melhor caminho seria trazer oficialmente para seu redil, engordando, assim, o calendário oficial.

OUTRAS regiões tentaram copiar a Copa do Nordeste (Sudeste com especialidade), porém não conseguiram. Acabou emplacando, nos mesmos moldes, a Copa Verde, envolvendo clubes especialmente do extremo Norte. Também deu certo.

MANDA QUEM PODE

DENTRO daquela máxima, manda quem pode, obedece quem tem juízo, a Copa do Nordeste aumentou mais cinco minutos, ou seja, ao invés de 21h30min, passou a ser, a partir de ontem, 21h35min, ensejando a que os jogos nesse horário maldito fossem prolongados.

EXIGÊNCIA aí partiu da televisão que faz a transmissão dos jogos, caso do SBT, para dar vazão a sua programação. Como além de transmitir a Copa do Nordeste ainda banca financeiramente, tirando o pão da boca da concorrente Globo, que perdeu a exclusividade, por não acreditar que o Nordestão atendesse às exigências do seu público em termos de audiência. Deixou o espaço livre pra outra concorrente ganhar a prenda.

NÃO POR ACASO...

REPRESENTES do futebol cearense, rivais Fortaleza e Ceará, podem decidir a Copa do Nordeste deste ano, fato inédito? Pronta resposta. Podem sim, desde que consigam vencer os dois matas que terão pela frente.

CONTUDO, só não podem é se se cruzarem nas semifinais. Que seria uma final inédita, caso tricolores e alvinegros consigam cruzar a reta de chegada, não há dúvida, independente do resultado de ontem à noite. Para tanto precisam eliminar os adversários que, acaso do destino, cruzarem seus caminhos. Fora desta possibilidade, não há salvação.

AFORA a partida de ontem à noite (Fortaleza x Atlético da Bahia), Ceará terá pela frente amanhã, cedo da noite, o CRB, de Alagoas, que entrou com dois representantes, caso do CSA, cujo adversário foi o Sport, pernambucano.

A LAMENTAR ausência das duas maiores forças do futebol baiano, Bahia e Vitória, este último, então, atravessando a mais aguda crise financeira da sua história. Já o Bahia, que contratou, pra comandá-lo, Guto Ferreira, aquele mesmo que não acertou no Ceará, levou o tricolor baiano a dois fracassos seguidos, pois fora do Nordestão foi posto no olho da rua do Campeonato Baiano. E pensar que Guto foi um dos treinadores mais cotados da região. Terá desaprendido? Parece.

ALIÁS, a dupla cearense é apontada como (quase certa) finalista, isto é, dependendo de que ocorra algum acidente de percurso envolvendo tricolores e alvinegros, ou seja, que a carruagem da dupla, não caia num despenhadeiro.

APROVADOS & REPROVADOS

ALGUÉM pra responder a última vez que o Ceará venceu quatro partidas seguidas, sem tomar gols? .../// LABORATÓRIO, fase inicial do Nordestão, foram aprovados dois cearenses, pernambucanos, alagoanos e apenas um da Paraíba e Bahia... /// NO galope do mote: Ceará e Fortaleza passearam na primeira fase do Nordestão, não confundir com as quartas de final, que começaram ontem à noite. Ambos invictos, com maior pontuação entre os demais concorrentes, sendo que o Alvinegro teve a seu favor diferença de dois pontos sobre o maior rival. Mata-mata a toada é outra.../// COINCIDÊNCIA, vá lá que seja, depois que foi despachado do Estadual pelo simpático Iguatu, o Ceará engatou quatro vitórias seguidas, duas das quais fora de casa.../// ABSURDO dos absurdos. Policia Militar proibiu a entrada do radinho de pilha no Castelão. Menos mal. Celular, pode.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?