Logo O POVO+
Em enxurrada de competições, Ceará entra em campo hoje pela Copa do Brasil
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Em enxurrada de competições, Ceará entra em campo hoje pela Copa do Brasil

Ceará, que venceu a primeira, é franco favorito pra ganhar a segunda, se até o empate o classifica. Mais fácil o mundo se acabar, sem precisar soltar uma bomba atômica, do que o Alvinegro não continuar na competição
Ceará e Tombense se enfrentam pela Copa do Brasil 2022 hoje, 11; onde assistir ao vivo e horário do jogo (Foto: Israel Simonton/CearáSC)
Foto: Israel Simonton/CearáSC Ceará e Tombense se enfrentam pela Copa do Brasil 2022 hoje, 11; onde assistir ao vivo e horário do jogo

NÃO foi por falta de aviso. Uma, duas, perdi as contas. Vale, então, repetir para que ninguém se perca no caminho nessa enxurrada de competições, maioria inúteis, umas atropelando as outras, fatalmente daria no que está dando. Um calendário mal elaborado, digo melhor, pessimamente, com um roteiro repleto de curvas e mais curvas, daria no que está dando. Até parece que a CBF, ou vá lá quem seja, faz seus calendários entupindo de torneios inexpressivos, cujo objetivo é de baratinar a cabeça do torcedor.

EXEMPLO palpável este, agora, pela Copa do Brasil, que já deveria ter sido extinta faz bom tempo. Os clubes impõem, a CBF balança a cabeça, como se tivesse o dom de encurtar o ano, quando bem mais fácil seria enxugar o calendário, com no máximo três torneios e no mínimo dois.

OPTO em não enumerar tais competições para não baratinar, não só minha cabeça, quanto aos que acompanham essas mal traçadas linhas. Sinto falta de quando o calendário se resumia ao campeonato da terra e posteriormente o Brasileirão, que tinha outro rótulo, mudaram o rótulo, mudaram o calendário, o resultado não poderia ser outro, senão o que estamos vendo agora. Parafernália perde de goleada. Não se surpreendam, por exemplo, se não meterem mais uma torneio mequetrefe mais adiante.

CABEÇA PARA BAIXO

FUTEBOL brasileiro, de uns tempos para cá, começou a virar tudo de cabeça pra baixo. Qual o objetivo em tudo isso? Deixar a cabeça do torcedor num torvelinho só.

O QUE está em cartaz nos dias de hoje? Se colocar cem torcedores pra responder, menos da metade — e olhem lá — saberá dizer. O dom de complicar, quando o caminho mais curto seria simplificar. Diante de uma CBF sem pulso, os clubes promovem toda essa gangorra.

BONS tempos, não tão longe assim, em que o calendário se resumia ao Estadual, a Copa do Brasil e ao Brasileirão. Poderiam até, se fosse o caso, eliminar a Copa do Brasil e ingressar logo no Campeonato Brasileiro. Este, sim, o torneio que mais interessa ao torcedor. Para que serve, por exemplo — Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Verde e outros menos votados?

SE a finalidade for a de botar público nos estádios e encher os cofres dos clubes, em suas ganâncias sem fim, cada vez mais gulosos, o fim de tudo isso pode ser drástico. Ou seja — a fuga do torcedor dos estádios quando sentir que seu bolso está sendo saqueado. Fácil entender. Arranja-se um rótulo pomposo, enfileiram-se alguns clubes e os colocam em campo para jogar.

QUEM É QUEM?

PEQUENO exemplo só pra ilustrar. Hoje teremos jogo pela tal Copa do Brasil. Aqui, no Castelão, Ceará x Tombense, do interior de Minas. Cabe pergunta totalmente idiota e inútil — que tipo de público pode atrair o Tombense? Posso juntar cem torcedores e perguntar qual deles já tinha ouvido falar no Tombense? Quando muito, três ou cinco. Com o devido respeito ao clube do Interior mineiro.

REMETE, por exemplo, se no Mineirão o Atlético fosse enfrentar o Crato, Iguatu ou Maracanã, aqui da terrinha. Apenas para ilustrar, bem entendido. Sofreria um rotundo fracasso financeiro. Caso desse, Ceará x Tombense, hoje, no Castelão. Detalhe — é pela Copa do Brasil, jogo de volta da terceira fase. Quem se lembra que antes ocorreram duas? Ganha um helicóptero de presente quem acertar.

QUEM se lembra quais foram os resultados das fases anteriores? Pouco, raros ou ninguém mesmo. Tem razão? Claro. Torcedor está se lixando para torneios chinfrins, sem qualquer tipo de atração ou motivação, que, no frigir dos ovos (que palavra!), de pouco ou nada servem, a não ser para os colecionadores de curiosidade ou alfarrábios dos clubes. Pura perda de tempo e dinheiro jogado fora. Favor não esquecer. Este jogo é válido pela Copa do Brasil, que, de tão enferrujada, já deveria ter sido extinta.

CONSELHO e rapé, lá se vão dois. Ao torcedor, que nesses tempos de inflação desenfreada, além de bicudos, se quiser economizar seu parco dinheirinho, vá juntando para o Brasileirão. Que atrativo pode oferecer ao torcedor o Tombense, se já perdeu a primeira e fatalmente perderá a segunda. Por qual razão não programar apenas um jogo. Quem ganhar fica, quem perder que vá caçar calango no mato...

IDEAL, mesmo, seria a extinção de tais torneios, que não levam a nada e como atração, zero à esquerda. Que apelo de público pode ter o Tombense, do Interior mineiro? Nenhum, volto a repetir. Ceará, que venceu a primeira, é franco favorito pra ganhar a segunda, se até o empate o classifica. Mais fácil o mundo se acabar, sem precisar soltar uma bomba atômica, do que o Alvinegro não continuar na competição. Mesmo que não tenha uma grande time, mais porque o Tombense é uma equipe bastante limitada.

IRÁ quem quiser, claro, pra ajudar seu clube caso, o Ceará. Quem optar em guardar suas economias, pode ficar em casa e ouvir pelo rádio. O efeito será quase o mesmo. Malho em ferro frio. Torcedor que é torcedor vai aonde seu time estiver. E estamos conversados.

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?