Logo O POVO+
De volta à realidade: Ceará e Fortaleza entram em campo pelo Brasileirão
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

De volta à realidade: Ceará e Fortaleza entram em campo pelo Brasileirão

Como vão nossos dois representantes na Série A? Lamento informar que os dois estão zanzando na zona de rebaixamento. Que tratem de abrir os olhos pra realidade antes que as coisas comecem a se complicar
Bola do Campeonato Brasileiro 2022 no gramado da Arena da Baixada antes do jogo Athletico-PR x Atlético-MG (Foto: Pedro Souza / Atletico)
Foto: Pedro Souza / Atletico Bola do Campeonato Brasileiro 2022 no gramado da Arena da Baixada antes do jogo Athletico-PR x Atlético-MG

VIRADA a página da Copa do Brasil, competição superada no tempo e no espaço, que mais serve para a CBF abrir os cofres rechonchudos, botar pirulito na boca dos incautos, garantir votos das federações, voltemos ao chão da realidade do Brasileirão, hoje e amanhã.

NO dia que aprovarem uma CPI de Futebol, isto é, se a bancada da bola permitir, os podres dos porões da CBF aparecerão, desde os tempos do finado João Havellange, passando pela figura nauseabunda do seu genro, depois daquele outro que foi preso nos Estados Unidos e por aí vai. Que histórico, hein!

HOJE, há uma outra gestão, vinda da Bahia. Talvez tente moralizar a entidade, se é que conseguirá. De que lado ficou o Mauro Carmelo, único presidente da história da FCF que nunca deu uma coletiva, corre às léguas da imprensa, ao meu Trem-Bala, pra Cadeira Elétrica, nem acorrentado vai. Quando deixará o trono? Como a maioria dos seus antecessores, se puder se eternizar no cargo, ótimo. Boa figura o Carmélio.

LERO-LERO de lado que não enche barriga de ninguém, voltemos ao nosso Brasileirão. Cabe até perguntinha totalmente idiota — como vão nossos dois representantes, Ceará e Fortaleza? Lamento informar que os dois estão zanzando na zona de rebaixamento. Eita, pau!

DUPLA VERGONHA

CEARÁ "gaba-se" de ser o primeiro da turma do inferno, porque o seu rival maior segura galhardamente a lanterna. Que dupla vergonha! Brasileirão, como a estrada do Lobo Mau, já repetida aqui várias vezes, é repleta de curvas e abismos. Por ser disputada via pontos corridos, quem fizer mais será o campeão. Quem perder vai despencando.

SIMPLES assim, mas lá pras tantas, por ser turno e returno, o torcedor não aguenta nem mais falar em Série A. A preço de hoje, se me perguntarem quem lidera, dou a mão a palmatória, sem saber responder. Como a mim interessa nossos dois representantes, por enquanto os dois vão de mal a pior.

LENDA DO JECA TATU

PODEM melhorar? Não só podem, quanto estão na obrigação de fazê-lo. Que tratem de abrir os olhos pra realidade antes que as coisas comecem a se complicar. Prego aviso a Ceará e Fortaleza, eles que estão carecas de saber, pois não são neófitos no torneio, que comecem a pontuar. Fora desta realidade não há salvação.

REZA a lenda do Jeca Tatu, quem entra na zona do inferno pra sair de lá é um drama digno de fazer inveja ao Oscar Wilde. Empatar pode até ajudar, mas também não adianta muito. Serve como pirulito de consolo pra consolar os tolos. Precisam, isto sim, ter equipes de qualidade.

POR acaso Ceará e Fortaleza têm? Apenas de razoáveis e ruins. Desculpa de que só agora a Série A começou não consola ninguém. Se começam mal das pernas e não tratam de qualificar seus elencos. A tendência é que piorem mais. A realidade é dura, contudo verdadeira.

TEMPO não para, embora interrompido, aqui e ali, por torneios chinfrins, tipo Copa do Brasil. Entupiram seus elencos de jogadores esforçados, medianos, nenhum que possa ser chamado de craque, outra espécime em extinção.

QUEM É QUEM

BOTANDO a escrita em dia, hoje no Castelão, o Ceará receberá a visita do Flamengo. Prenúncio de casa cheia. Menos pelo Ceará, mais pelo Flamengo, que anuncia sua força máxima. Há um motivo? Óbvio. O Mengão precisa pontuar e deve achar que o Ceará não atrapalhará seus planos. Teoricamente, digamos que sim. Mas, na prática, o rumo pode ser outro bem diferente. O Flamengo não está esses balaios, embora a força da sua camisa consiga pesar muito mais que o time dentro de campo.

CEARÁ, com a chegada do Dorival Júnior, teve uma boa melhora. Não tanto assim que possa garantir que a mudança foi da água para o vinho. Dorival segue aquela linha à moda antiga. Como assim? Mais chegado a uma precaução, com receio de perder, do que da ousadia, com vontade de vencer, pouco se importando qual seja o adversário.

PRECAVIDO em futebol vale por dois, concordo, mas até certo ponto e dependendo de quem está do outro lado a enfrentá-lo. Tem um elenco razoável, onde o Vina continua sendo seu melhor valor. Pode ser, sim, mas alterna altos e baixos.

ATUALMENTE, por exemplo, é o Lima quem mais vem se destacando. Não porque seja craque, mais porque a fase dele ajuda. Como não há um especialista em meter a bola pra dentro do gol, os que estão lá são meramente esforçados. Dá pra aguentar o Zé Roberto ou o Clebão? Só com muita paciência de fazer inveja ao Jó. Não o do Corinthians, sim aquele da bíblia.

OUTRO jogo de cearense será amanhã, no Rio, entre Botafogo e Fortaleza. O primeiro passa por fase de ressurgimento porque apareceu um maluco, metido a investidor e resolveu apostar suas fichas. Já, já, não demora, a figura do investidor roubará a cena no futebol brasileiro. Ele investe, sim, mas quer ter lucro. Precisamente aí onde mora o perigo. Quanto ao Fortaleza, bem que preveni que o manjadinho do Vojvoda tinha um tempo de carência. Aquele resultado (1x0) contra o fraquíssimo Vitória foi o primeiro sinal de alerta.

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?