Logo O POVO+
No fuso horário do Peru, Fortaleza vence Alianza Lima no "corujão" da Libertadores
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

No fuso horário do Peru, Fortaleza vence Alianza Lima no "corujão" da Libertadores

Na América do Sul, é precisamente no Peru, por sua localização geográfica, onde o horário traz todo esse transtorno, especialmente para os jornais
Leão depende apenas de si para ir às oitavas da Libertadores (Foto: Staff Images / CONMEBOL)
Foto: Staff Images / CONMEBOL Leão depende apenas de si para ir às oitavas da Libertadores

FUSO horário cruel de duas horas a mais no Peru fez com que jogo de ontem, Fortaleza x Alianza, pela Libertadores, desembocasse nas primeiras horas da madrugada de hoje, uma hora depois da meia-noite. Algo, até então, inédito por essas bandas, comum em partidas na Europa, nunca em torneios tais Libertadores ou mesmo Sul-Americana, isto é, desde quando clubes cearenses delas tomam parte.

MENOS ruim para o Ceará, que se alojou num grupo onde o fuso horário, se existe, poucos percebem ou ninguém nota ou não há mesmo. Ocorre que o Alvinegro disputa a Sul-Americana, espécie de Segunda Divisão ou Série B, para melhor ser entendido. Na América do Sul, é precisamente no Peru, por sua localização geográfica, onde o horário traz todo esse transtorno, especialmente para os jornais. Emissoras nem tanto, embora atrapalhem suas programações, obrigadas a serem refeitas.

JOGADOR sente os efeitos, claro, como todo ser humano. Ao clube, cabe trocar toda a logística; ao treinador, a missão de mudar horário de treinamentos, em função da adaptação, razão pela qual o Fortaleza se viu obrigado a chegar com dois dias de antecedência. Futebol peruano, embora não esteja entre os primeiros no ranking, traz em seu bojo esses pequenos transtornos.

CRITÉRIOS

PATROCINADORA do evento, a Conmebol deixa os países participantes à vontade, quer dizer, não mete o bedelho, por quais critérios os clubes têm direito ao acesso. Cada qual que cuide do seu terreiro. Aqui no Brasil, a CBF adotou uma cartilha simples, tendo como ponto de referência o Brasileirão.

PARA ser melhor entendido. Os seis primeiros colocados já ganham passaportes carimbados para a disputa da Libertadores. Os outros seis, quer dizer até o décimo segundo, recebem como prêmio de consolação a participação na Sul-Americana. Com isso, a CBF incentiva a que os clubes brasileiros se preparem melhor para o Brasileirão.

PREMIAÇÃO paga em dólar apetece ainda mais aos clubes brasileiros para que se se organizem e levem a sério o Brasileirão, porteira pela qual eles têm acesso às duas competições. No total, são os doze primeiros colocados, para a devida triagem, do acesso à Libertadores ou Sul-Americana.

CRITÉRIOS

OUTRO item que soma positivamente é o fato da Conmebol pagar suas cotas em dólar, tornando o Brasileirão mais atraente. Caso do Fortaleza ter acesso à Libertadores deveu-se ao fato de chegar entre os seis primeiros colocados da Série A do ano passado, enquanto o Ceará alojou-se entre os seis logo abaixo.

ATÉ agora, no Brasileirão deste ano, infelizmente, os dois rivais tropeçam em suas próprias pernas. O Fortaleza segura lamentavelmente a lanterna, ao passo que o Ceará, também na zona de rebaixamento, contudo, duas posições acima. Poderão sair de posições tão incômodas? Claro, embora tenham pela frente um longo caminho a percorrer.

PRIORIDADE um e principal. Que recuperem os pontos preciosos que perderam. Não só podem quanto devem, mas o tempo urge. Tanto alvinegros quanto tricolores sabem disso. A outra prioridade o tempo dirá na caminhada da Série A. Por enquanto decepcionam, com campanhas, digamos assim, ridículas.

ANTES QUE ESQUEÇA...

...GOLEADA que o Ceará enfiou no inexistente General Caballero foi a segunda do ano. Em fevereiro meteu 5x0 no Globo-RN...

...POR não ser atração de bilheteria, além de totalmente desconhecido, o General Caballero fez o Ceará pagar pra jogar, prejuízo acima de R$ 39 mil. Aliás, se o time paraguaio disputasse o nosso campeonato seria concorrente a lanterna, tão ruim que é...

...QUEM avisa, amigo é. Se Messias não abrir o olho, perderá a posição de titular para Marcos Victor, que o substituiu. É mais um atleta revelado nas bases, uma das prioridades do presidente Robinson, evitando gastos inúteis, quando se tem bons valores formados em casa...

...INCRÍVEL. Passaram-se vinte meses, quase dois anos, para que Wescley reencontrasse o caminho das redes. Para quem não lembra, o último que ele marcou aconteceu em 2020 diante do Bragantino. Na fila dos que não terão contrato renovado, Wescley é o primeiro...

...TÃO ruim, pra não dizer péssimo o Caballero, goleiro Richard do Ceará, não realizou uma única defesa. Entrou em campo limpo, saiu sem sequer sujar o calção...

...DENTINHO finalmente entrou de inicio, até chegando a surpreender. Chamou a atenção, não pelo futebol que praticou, sim, pela furada num peixinho dentro da área. Como castigo foi substituído no intervalo. Quem indicou o Dentinho ao Ceará só podia querer ver a caveira do presidente Robinson...

...JÕAO Victor, joia rara das bases alvinegras, o técnico Dorival Júnior sequer lembrou-se que ele estava no banco, quando podia, sim, ter entrado pra ganhar experiência. Acorda, Dorival!

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?