Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.
Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.
NÃO vou negar, não devo, nem posso, por dever de ofício. Copa do Mundo nunca me encheu os olhos, a partir do momento em que passei a entender como as coisas funcionam nos nebulosos e mal cheirosos corredores do futebol. Não poderia ser diferente numa competição onde as maiores seleções do mundo estão dentro dela.
TRATA-SE de um torneio comercial, como tantos que existem por aí afora, apenas com o pomposo rótulo de "Copa do Mundo" para dar mais musculatura à competição. Tenho sobradas razões para não me empolgar, nem me ufanar, apenas porque dela o Brasil faz parte.
QUEM atentar para a formatação dos grupos nem precisará de uma lupa para detectar que os presumivelmente favoritos estão ali entre o que passarão para a próxima fase, enfrentando adversário de qualidade bem mais inferior.
SOU capaz de botar a cabeça a prêmio se, por acaso, acontecer alguma zebra, ou seja, Gana ser a campeã do mundo ou outros menos votados. Estarão no topo, feita a triagem dos jogos em sua fase inicial, as favoritas, enfileiradas para a próxima fase.
FASE atual serve apenas para que as seleções favoritas se aprumem, ganhem ritmo, dentro da competição, até se cruzarem mais adiante no afunilamento da Copa, a partir das oitavas de final.
CERTO ou errado? Absolutamente certo, caso contrário a Copa seria um monumental fiasco de público e de atração. Na teoria funciona assim. Na prática pode ser que aconteçam as chamadas zebras, com alguma seleção menos votada surpreendendo, como já ocorreram algumas vezes.
HÁ surpresas até mesmo antes da bola rolar, quando a Itália (corrige-me leitor mais atento) ficou fora por não ter conseguido a almejada classificação. Cheguei a listá-la como uma das favoritas, numa derrapada de quem não domina bem a matéria, muito menos terei a pachorra de bancar o sabe-tudo. Se não domino o assunto, por qual razão não confessar? Ainda darei outras derrapadas, embora prometa ficar de olho mais aberto.
QUANDO pairar dúvidas, procurarei um expert para me botar nos eixos. O Thiago Minhoca, a grande revelação do rádio, ou o Graziani, já que meu maior ponto de apoio em edições passadas, caso do Fontenele, se foi para o outro mundo. Quem sabe o Lúcio Brasileiro, feito um ermitão, para os lados do Cumbuco, que ele conseguiu projetar no mapa de Caucaia. Brasileiro chegou a participar de um programa de televisão de projeção nacional, tempos atrás, para falar sobre Copas. Sua memória é privilegiada, diferente da minha, quando saio do meu quintal.
VIDA que segue, Mundial que segue, veremos em que dará tudo isso, dentro de mais umas três ou quatro semanas. A bola rola sem cessar no Catar, em horários diversificados, para se coadunar ao fuso horário de seis horas. Como o Brasil vai estrear no meio da semana, esperemos o que virá desta seleção comandada pelo Tite. Pior que as outras, terá efeito de uma monumental catástrofe.
SÉRGIO, meu irmão tão amado, adora colecionar curiosidades, por conta da sua memória que me causa inveja. Em forma de conta-gotas, instilarei rescaldos que ficaram do Brasileirão deste ano, onde o Fortaleza fez sucesso e o Ceará fracassou, indo bater com os costados na Série B, presente grego de Natal para sua imensa legião de torcedores.
CURIOSIDADES, somatório delas, poderão revelar tantas coisas que passaram ao largo dos torcedores, preocupados agora no que estará por vir. Deixaram sequelas que demorarão a ser curadas.
(1)- CURIOSAMENTE, o Flamengo não conseguiu vencer nenhum dos dois cearenses. Perdeu para o Fortaleza, empatou com o Ceará, no Castelão e Maracanã...
(2)- DOS 19 adversários, o Tricolor venceu Flamengo e América-MG duas vezes, em casa e fora, perdeu para os outros dois cariocas, Botafogo e Flu...
(3)- REVERSO da medalha, o Ceará não venceu de ninguém duplamente. Em apenas uma ocasião saiu de casa sem perder, para Santos, Flamengo, Goiás e Cuiabá...
(4)- FORTALEZA que, ano passado, atingiu maior pontuação de clubes do Nordeste, não repetiu o feito este ano, apesar de ter chegado próximo, com 55. Apenas com a diferença de que em 2021 foi direto pra Libertadores. Agora, terá que disputar a Pré...
Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.