Logo O POVO+
As curiosidades da Copa do Mundo do Catar
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

As curiosidades da Copa do Mundo do Catar

Dizer que a Copa do Mundo é um torneio comercial, estarei mentindo? Não fora assim, ninguém brigaria para sediá-la. Foi parar lá no Catar, onde as areias do deserto fazem a curva
Tipo Opinião
Réplica gigante da taça da Copa do Mundo em frente ao Al-Bayt Stadium, em Catar (Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP)
Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP Réplica gigante da taça da Copa do Mundo em frente ao Al-Bayt Stadium, em Catar

COPA do Mundo prossegue nessa fase de esfria sol até que, mais adiante, os tamborins esquentem. Aos que pensam que a Copa não entra no meu facho, daí o pouco interesse por ela, não seria eu, nessa estrada faz tanto tempo, que iria passar atestado de idiotice. Só não estou aqui para fazer ufanismo tolo numa competição que ainda não saiu das fraldas.

O QUE vai me interessar que seleção tal e qual, aquelas entre o meio e a raia miúda? Sim, porque todo torneio tem vários lados. Os favoritos, a turma que pode surpreender e as que estão ali apenas para fazer número. Assim como pode ocorrer uma zebra monumental, o que, particularmente, não dou fé.

SÓ não posso é me ater de mudar o rumo da prosa quando só se fala em Copa. Tem sempre alguém pedindo opinião, o que pode acontecer, se o Brasil leva, quando, e meu irmão Sérgio às voltas com as suas Personalidades do esporte, fomos bater com os costados numa entidade de muito peso.

QUANTAS vezes fomos interrompidos por alguém, sempre com a mesma pergunta, que já virou clichê. Vale repeti-la: "E então, na opinião de vocês, o Brasil ganha a Copa e traz o hexa?". A resposta já está na ponta de língua —" Esperamos que sim. Pelo menos começou vencendo".

TEMOS calma suficiente para dar a resposta na medida certa, pois, enfim, somos do ramo. Só não poderiam era perguntar sobre Economia, Política, ou se aquela previsão de um lunático metido a profeta de que o mundo se acabará neste 2022.

TAMBÉM não me aborreço. Aprendi a contar até mil para não perder a paciência. O mundo, enfim, comporta todo tipo de gênero. Há, inclusive, gente vendendo passagem pra Júpiter antes que a terra exploda. Se estou neste ramo, não posso perder a paciência, se alguém me aborda sobre Copa do Mundo.

ESPERO, até por questão de patriotismo, que sim. Dizer que a Copa do Mundo é um torneio comercial, estarei mentindo? Não fora assim, ninguém brigaria para sediá-la. Foi parar lá no Catar, onde as areias do deserto fazem a curva.

COMO lá o petrodólar corre a rodo, o sol é escaldante, e o calor insuportável, apoio-me no meu nerd Brenno Rebouças pra extrair casos extras sobre Copa. Brenno é diferenciado de todos nós. Nasceu plural e múltiplo. Tudo que se mete a fazer, faz bem. Gosto de vê-lo narrando, embora tenha poucas chances. É o que mais gosta de fazer em rádio, seu berço inicial. Maranguape nos premiou com esta joia rara.

ELE me serve de boas informações, porque a mim, nem a ninguém, interessa se a Tunísia venceu ou não. Brenno descobriu, por exemplo, que lá no Catar, do lado de fora dos estádios, por conta do sol de torrar os neurônios, dentro deles faz frio. Por conta de que? Da potência do ar refrigerado. Quando chegará essa novidade no Brasil? Quando Adão e Eva retornarem ao Paraíso...

ALEMANHA está numa pelinha de nada. Pode repetir o feito da Copa passada. Seu ótimo futebol ficou emperrado em 2014. Se acontecer será a primeira grande zebra do Mundial. A Alemanha não se renovou, eis a a causa principal.

MAIS uma. O sheik da Arábia deu um carro a cada jogador pela vitória obtida por sua seleção. Carrão tipo esse que Bolsonaro anda pra chegar as solenidades. Na outra encarnação, quero nascer sheik...

TUDO a ver com a bronca que o técnico da Arábia deu nos jogadores, intervalo do jogo contra a Argentina. Bronca é bronca em qualquer idioma. Não é santo, mas obra milagre. Sei lá o que ele prometeu como castigo se sua seleção perdesse. Que tal atravessar o deserto na base do pé dois?

Perguntou pra eles se tinham ido a campo pra bater foto com o Messi. Pelo sim, pelo não, no intervalo os árabes mudaram e postura e venceram os argentinos. Zebra? Vá lá que seja...

MAIS outra? Vamos lá. Esta é a segunda Copa do Canadá. Mas já está garantido na que vem, dividindo com Estados Unidos e México. Quer dizer — teremos a próxima Copa fatiada em três países. Cartolagem da Fifa começou a complicar o simples. Jogo de interesse? Alguém duvida?

NA atual Copa, a única seleção novata, o próprio Catar, menos pelo futebol que pratica, sim, por ter sido escolhido para sediá-la. Anfitrião e seus privilégios. Foi a primeira seleção, dona da festa, a não vencer um jogo.

E O Brasil, do Tite? Cotra Camarões confirmará a liderança do grupo. Tradução — para o Brasil, a Copa só começa mesmo a partir das oitavas. Até lá, tome lero-lero.

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?