Logo O POVO+
Retas e curvas: Ceará e Fortaleza disputarão terceiro Clássico-Rei de 2023
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Retas e curvas: Ceará e Fortaleza disputarão terceiro Clássico-Rei de 2023

Dois representantes na semifinal da Copa do Nordeste, futebol cearense ratifica sua liderança na região, deixando para trás Bahia, a grande decepção do torneio, e Pernambuco
Tipo Opinião
Atacante Thiago Galhardo disputa lance no Clássico-Rei Ceará x Fortaleza, na Arena Castelão, pela Copa do Nordeste 2023 (Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC)
Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC Atacante Thiago Galhardo disputa lance no Clássico-Rei Ceará x Fortaleza, na Arena Castelão, pela Copa do Nordeste 2023

AGORA é certo. Clássico maior, Ceará x Fortaleza, será disputado cinco vezes este ano. Dois já se foram. Restam três, no prazo de dez dias. Só não se defrontarão no Brasileirão, posto que o Tricolor permaneceu no pódio, quer dizer Série A, enquanto Alvinegro caiu pra Segundona, impacto que causou tremor de terra em Porangabuçu, a ponto de o presidente ser obrigado a renunciar.

AMANHÃ, primeiro da fila. Fortaleza na qualidade de mandante, faz de conta, pois o jogo é no Castelão. Fosse o Ceará, o local também não seria mudado. Detalhe — um dos dois será tricampeão do Nordestão.

VAMOS aos números, que não mentem. Tricolor em nove jogos, perdeu dois, não empatando nenhum. Somatório geral da Copa do Nordeste, Sport pernambucano lidera com 22 pontos, enquanto Fortaleza, em seus calcanhares, com 21.

ÚNICO jogo que o Sport perdeu justamente contra o Ceará, aqui, no PV (3x2), pois Castelão estava interditado na ocasião. Não bastasse tem também melhor ataque, somando 23 gols.

CEARÁ cruza a semifinal respaldado por campanha convincente. Lidera seu grupo, atingindo 19 pontos. Coincidência, dentre tantas que o futebol prega, ambos lutam pelo tricampeonato.

DOIS representantes na semifinal da Copa do Nordeste, futebol cearense ratifica sua liderança na região, deixando para trás Bahia, a grande decepção do torneio, e Pernambuco.

NORDESTÃO não tem atraído presença de público. Virou lugar comum. Atentem — assim como o Fortaleza, na véspera, o Ceará pagou para jogar domingo, prejuízo acima dos R$ 31 mil. Competição que deixa de ter apelo de público precisa, urgentemente, ser reformulada, sob pena de acumular mais insucessos.

OPINAR não só posso, quanto devo. Os melhores destaques de clubes locais no Nordestão são Ciel, Erick e Lucero. Por coincidência, todos artilheiros em seus respectivos clubes.

MAIS curiosidades? Vamos lá. Quem mais acumulou vitórias na Copa do Nordeste foram Fortaleza e Sport, total de sete cada. Quem não venceu e tem pior defesa, disparado, Fluminense do Piauí.

INCRÍVEL. Sergipe, em casa, é um terror. Pasmem: não perde, em seu terreiro, há 20 partidas, precisamente um ano. Fora de lá não mete medo a ninguém, a não ser na distribuição de botinadas. Querem um exemplo? Teve sete jogadores com cartões amarelos e um deles o vermelho.

DE melhor goleiro do Nordestão, Douglas Dias, do Ferrão, de repente, virou uma peneira. Em quatro jogos, doze gols. Também pudera. Com uma defesa daquelas, avenida iluminada perde longe...

FORTALEZA alinhou sua artilharia. Foi assim em três jogos seguidos — dois diante do Ferrão e um contra o Santa Cruz. Balançou as redes 12 vezes e não sofreu nenhum. Máquina tricolor voltou a funcionar na reta final do Estadual e, de lambugem, o Nordestão.

DE repente, assim, de forma abrupta (que palavra!), Ferroviário perdeu sua decantada invencibilidade após nove jogos, com duas derrotas seguidas. Aliás, Ferrão perdeu o rumo de vitórias. Nos últimos cinco jogos, empatou um e perdeu quatro. Tomou 15 gols. Tábua de pirulito é fichinha.

TÉCNICO Kobayashi perdeu o rumo da prosa. Na hora da decisão, inventar de barrar o atacante mais efetivo, caso do Pulga, e improvisar volante como lateral, pisou feio na bola. Explicar, até pode querer. Justificar é que são elas.

JEJUM de seis jogos, Thiago Galhardo finalmente acabou. Sequer chegou a comemorar, quem sabe em represália à torcida, que tantas vezes o vaiou. Especialmente após o pênalti perdido, aqui, contra o Cerro. Torcedor é assim. Não esquece, mas também não perdoa.

VOJVODA não perde a mania de inventar. Parece ter comichão. Desta vez transformou o Calebe em lateral e o Pochettino atuando pela direita fez o meia argentino ser uma mera figura decorativa. Qual será a próxima do Vojvoda?

E O Pulga, afivelando as malas com destino a Porangabuçu, barrado por Kobayashi. Ainda assim, apesar da mancada do treinador, fez suas despedidas como um dos artilheiros da Copa do Nordeste.

QUEM sentir fome e quiser lanchar no Castelão que puxe pela grana. Um salgadinho teve aumento de quase 50%. E ninguém foi preso, nem chamou a Policia...

DESDE quando o Nordestão foi encampado pela CBF, queda de braço que perdeu para a Liga do Nordeste, há dez anos, Fortaleza deságua na quinta semifinal. Contagem regressiva acendeu o sinal. Restam três partidas para chegar ao tricampeonato.

MANIA que Lucero carrega e não é de agora. Recusa-se a dar qualquer entrevista no intervalo dos jogos. Se quiserem só no final, assim mesmo por muito favor. O Lucero se acha...

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?