![Foto de Alan Neto](https://mais.opovo.com.br/_midias/jpg/2022/02/07/100x100/1_alan_neto-18055601.jpg)
Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.
Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.
COFRE cheio é assim. Fortaleza fretou voo direto para seu primeiro jogo, hoje, cedo da noite, contra o América-MG. Antes assim, embora menos econômico, do que ficar subindo e descendo em aviões de carreira. A viagem até BH dista em torno de três horas, enquanto no sobe-desce daria o dobro, de seis a sete horas.
QUEM quer alcançar algum objetivo precisa puxar pela nota, posto que a Conmebol, parte que lhe toca, faz apenas o trivial. Ou seja, se o voo é direto, a responsabilidade passa a ser totalmente do clube. Cota à parte, que a entidade paga em dólar, nem papai do céu mandando, revela.
TRICOLOR, que vai bem na fita da Sul-Americana, objetiva, claro, alcançar o patamar maior: a Libertadores. Já percorreu mais de meio caminho e começa a avistá-la lá adiante. Proporção em que o torneio vai se afunilando, mais o cerco aperta. As cotas são polpudas, posto que em dólar.
DETALHE. Como a decisão será aqui, no Castelão, a previsão é que com o que arrecadará nas bilheterias dará para cobrir os gastos. Quanto ao adversário, o América faz campanha surpreendente. É hoje a terceira força do futebol mineiro. Como de tolo não tem nada, levará a partida para seu estádio, Independência, o PV de lá, onde se sentirá bem mais à vontade, não necessariamente venha a ser o favorito.
BEM avisei. Tantas competições enroscando-se umas nas outras, tarefa de gincana juntar todos esses cacos. Dose pra dromedário. Jeito é apelar para o tradicional caderninho, separando as páginas, evidentemente. Em cada uma delas para não pirar de vez.
GUTO Ferreira, rebocado pelo Ceará com objetivo de dar uma alavancada na equipe, terá, sábado, mais uma chance de vencer uma partida fora de casa. Seu adversário, caso do Tombense, marcha célere para o rebaixamento, um dos sérios candidatos. Como a partida será longe dos olhos da sua torcida, o Alvinegro atua um pouco melhor, não a ponto de deixar seus torcedores ao menos esperançosos.
ERRO maior foi o de tê-lo trazido de volta após três experiências nefastas com outros técnicos, aliás, cada qual mais incompetente do que o outro. Pela visão da diretoria do Ceará, Guto trazia na bagagem mais experiência, especialmente em se tratando de Segundona.
ATÉ podia ser, se o elenco alvinegro fosse melhor qualificado. Contudo, não é, à exceção de uns dois ou três, assim mesmo por muito favor. O melhor deles foi fisgado pelo São Paulo para o próximo ano. Manter Erick como titular será sempre um a menos dentro de campo. Guto, de há muito, deveria tê-lo barrado, não só em benefício da produção da equipe, quanto do próprio jogador, que não quer correr o risco de uma contusão mais grave. Dentro das quatro linhas perambula. Será sempre um a menos. Elementar, cara pálida.
TÃO bom é este zagueiro Alisson, do Ferroviário, segundo artilheiro do time, dez gols assinalados.
ACIMA dele só o veterano Ciel, do alto dos seus 40 anos, prova que idade não é documento. Especialmente para quem conhece cada palmo do terreno dentro de campo. Tanto assim que já atingiu a marca dos 20 gols, principal goleador do futebol cearense, se a memória, outra vez, não me trair.
ALIÁS, foi este mesmo Ciel quem deu a melhor entrevista na "Cadeira Elétrica" do meu Trem-Bala da TVC. Lá para as tantas, a pergunta fatal — "O que fez mudar seu comportamento extracampo?". Pronta resposta de Ciel: "Quando minha filha caçula aproximou-se de mim dizendo — pai, quando o senhor deixará de beber? Aquilo me tocou fundo. Ali mesmo prometi que, a partir daquele dia, mudaria o rumo da minha vida. Prometi e cumpri. Hoje sou outro homem totalmente diferente, sempre sóbrio". Calou todos nós da bancada do Trem-Bala.
PODEM crer, é vero. PV de todos nós, moderno e com gramado um tapete, irá pela primeira vez sediar jogo pelo Brasileirão. Para lá que o Fortaleza levará sua partida, domingo, contra o Coritiba. Atitude veio um pouco atrasada, posto que já deveria ter feito antes, quando a equipe começou a entrar em declínio.
BOTAR uma pedra em cima sobre a possível saída de David Ricardo para o futebol português. Mesmo porque o presidente do Ceará, JP, não tinha a menor intenção de negociá-lo.
META dos 210 jogos pela Série A, incrível que pareça, nenhum árbitro cearense foi acionado. Marcelo de Lima Henrique, que veio aportar por essas bandas, usa apenas o distintivo da FCF para não deixar de apitar em competições nacionais.
ALÉM de queda, coice. Perseguição da FCF para com o Ferroviário excedeu a todos os limites. Atentem bem. Outra vez, marcou a decisão da Copa Fares Lopes na mesma semana em que serão decididos todos os jogos da Série D. Coitado do Ferrão, o primo pobre da madrasta.
CURIOSIDADE. Um clube nordestino já está garantido na Série C. Sairá do duelo entre Ferroviário x Maranhão. Oxalá — que palavra! — seja para um cearense. Mais outros dois da região também poderão galgar o acesso. Façam as apostas.
Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.