Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.
Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.
TORCIDA do Fortaleza, inquieta, ansiosa, repleta de interrogações por todos os lados, quer saber tudo sobre como funcionará a SAF, que, na prática, substituirá o centenário Fortaleza Esporte Clube, a associação.
TORCEDOR, enfim, tem toda razão do mundo. As dúvidas são imensas e ninguém, nem mesmo Geraldo Luciano, vem a público para dirimir essas interrogações, a ponto de evitar a imprensa.
NO seu caso, por exemplo, pois passou a ser presidente do Conselho de Administração da SAF, qual o poder que terá? Por um acaso do Rei da Inglaterra, que reina, mas não governa? Ou passará a gerir centro de treinamentos, sede do Pici, concentração, quando se sabe que o cerne da atenção é, precisamente, o futebol?
TAIS dúvidas precisam ser dirimidas de forma bem didática para melhor entendimento da inflamada torcida do Tricolor. Pode ser ou está difícil? Vamos desfiar o leque de dúvidas, que, aliás, não são poucas.
(1) - QUANDO começa a funcionar para valer a nova empresa? Onde irá funcionar a SAF? Todo o patrimônio ficará, também, em poder da Sociedade Anônima do Futebol, a tal SAF?
(2) - QUEM vai presidi-la — Marcelo Paz ou Geraldo Luciano? O Conselho de Administração continuará sendo o órgão superior?
(3) - TODOS os conselheiros, número de cinco, serão remunerados pelo valor do mercado?
(4) - MARCELO Paz, que recebia salários como presidente, continuará sendo pago? Receberá mais ou igual do que ganhava? Afinal, trata-se de uma empresa.
(5) - QUANTO tempo de duração terá o mandato de Marcelo Paz como CEO da SAF? Quem, por acaso, teria coragem de destitui-lo? Ou ele açambarcará (que palavra!) poderes especiais?
(6) - TODO o futebol, da categoria de base ao profissional, continuará sendo dirigido por ele, Paz? Será autônomo e não receberá ordem de ninguém?
(7) - QUAL será a função real de Alex Santiago, novo presidente do clube? Não confundir, por favor, com a SAF. Administrará o quê? Patrimônio, Social, que só existiu no tempo de Luis Rolim Filho?
(8) - DIRETORIA do clube continuará sendo remunerada e, se for, o dinheiro vem da SAF ou do sócio-torcedor? Será mantida a mesma estrutura com mais de dez diretores?
(9) - E o Centro de Treinamentos, em Maracanaú, será administrado por quem — Alex, Geraldo ou Marcelo?
(10) - COTAS dos jogos, premiações serão destinadas à SAF ou ao clube?
(11) - QUANDO e quanto começarão os investimentos de terceiros na nova empresa? O mínimo ou o máximo podem ser aplicado?
(12) - PARA a CBF e FCF continua valendo o nome do clube ou a nova empresa?
(13) - E o caso do sócio-torcedor, como ficará daqui pra frente? O dinheiro será destinado à SAF ou ao clube? Perde algum direito constituído?
(14) - ESSAS e outras indagações e dúvidas fervilham a cabeça do torcedor do Fortaleza. Alguns até insistem em perguntar. Em fase de vacas gordas, isto é, cofre cheio, abarrotado de grana, situação estável, nunca antes ocorrido, por qual razão abrir mão de tudo isso para apostar numa empresa?
BEM o sei que esse tipo de questionamento, como a historia do elefante, incomoda muita gente, cem elefantes incomodam muito mais. Tradução: o dever, e até obrigação, de um jornalista é o de tirar dúvidas e esclarecer aquilo que provoca comichões.
SINAL verde para quem se dispuser a responder. Se não for muito incômodo, item por item. Espaço aberto, linha livre. Quem se atreverá? Marcelo Paz, Alex Santiago, Geraldo Luciano, que, por muito tempo, foi gestor de um grande grupo da terra?
MIL vezes pior será deixar que as dúvidas fiquem zanzando para que cada qual faça seu juízo de valor. Afinal, transparência em qualquer situação deve ser fator prioritário.
QUEM foi procurado para opinar sobre a nova situação do Fortaleza, qual o presidente do tetra, Renan Vieira, optou por botar o pé no freio. Ou seja: quer ver primeiro como essa mudança, assim tão repentina, funcionará na prática.
HÁ mais uma dúvida que o só tempo da bola começar a rolar nos gramados poderá responder.
VAMOS à dúvida. Quando o Fortaleza entrar em campo, das arquibancadas sua vibrante torcida ficará gritando — "Leão, Leão" ou "SAF, SAF"?
Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.