Logo O POVO+
Aftas e sarampos na alma
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Aftas e sarampos na alma

Tipo Opinião
 ANTONIO Henrique, atual presidente da CMF, passa à história. Fez o que todos os  outros antecessores jamais fizeram ou, ao menos, tentaram. Abriu concurso público para funcionários da CMF, fato inédito. São 30 vagas em aberto, para 20.470 candidatos. Como quem não arrisca, não petisca, todos sonham com o cargo. Camilo deveria se mirar nesse exemplo e reabrir as torneiras dos concursos. Sem precisar ouvir opinião de ninguém. A caneta, afinal, é de quem? (Foto: ASM&F)
Foto: ASM&F ANTONIO Henrique, atual presidente da CMF, passa à história. Fez o que todos os outros antecessores jamais fizeram ou, ao menos, tentaram. Abriu concurso público para funcionários da CMF, fato inédito. São 30 vagas em aberto, para 20.470 candidatos. Como quem não arrisca, não petisca, todos sonham com o cargo. Camilo deveria se mirar nesse exemplo e reabrir as torneiras dos concursos. Sem precisar ouvir opinião de ninguém. A caneta, afinal, é de quem?

1. NÃO faz tanto tempo assim, Tasso descobridor de Ciro, na política, elegendo-o prefeito e depois governador, ambos tornaram-se espécie de irmãos-siameses. Tempos depois, começaram as divergências e os dois romperam, com direito a farpas de todos os lados. É conhecida a lenda da criatura voltar-se contra o criador. Não foram os primeiros. Não serão os últimos.

2. QUEM imaginou que jamais voltassem as boas, caiu do camelo. Tancredo Neves na sua santa sabedoria gostava de repetir - política não foi feita pra quem tem aftas e sarampos na alma. E tem aquela mais popular - a arte de engolir sapos. Pois bem. Tasso e Ciro voltaram a se encontrar. Palco: sessão comemorativa dos 30 anos da Constituição do Ceará.

3. O QUE não faltou foi lantejoula. Tasso: "Ciro é um dos homens mais inteligentes que já conheci". Ciro devolveu: "Tasso é um dos maiores homens públicos do Brasil. É um ídolo". Vale perguntar. Ídolo pra quem cara-pálida? Pra ele Ciro, óbvio. Se não é reatamento da velha amizade é velho namoro de volta. Respingará na eleição de 2022? Barbas de molho, Camilo.

ALHOS & BUGALHOS

COMO são glutões os lojistas! Projetam incremento das vendas do Dia da Criança em 10%. Só podem estar vivendo no mundo da lua.

QUEM tem padrinho forte não morre na pia batismal. Roberto Pessoa, primeiro da era Bolsonaro, a emplacar afilhado em órgão federal - Milton Holanda, Superintendência Federal da Agricultura. Viva!

ACILON Gonçalves, prefeito de Eusébio, com a bola toda. Foi o mais votado, depois de RC, no evento da PPE, de Roberto Farias. Prova o sucesso da sua gestão. É lá mesmo onde ninguém paga ônibus. Caso talvez inédito no mundo todo. Eusébio tem disso, sim.

CAPITÃO Wagner, declarado candidato à sucessão da PMF, será Cidadão de Fortaleza.

E A escolha dos candidatos ao Conselho Tutelar, quem diria, hein?! Guerra de gatos e ratos virou cantiga de roda...

VAPT-vupt, começou no centro, no ex-cine Diogo. Prestava um grande serviço à população. O prédio foi vendido, o serviço desativado. Houve a licitação e uma empresa ganhou, mas o serviço não voltou. Se mal pergunto - o gato comeu ou o rato roeu?

EUNÍCIO Oliveira convidou e Camilo foi almoçar com ele em Brasília. Quase duas horas. Eunício não esqueceu Camilo tê-lo apoiado na eleição passada. Malgrado ter perdido, a gratidão ficou. Caso raro na política.

PREFEITO RC perdeu os 8 quilos em excesso. Santo remédio - pra cima e pra baixo tocando suas obras, numa média de oito por dia. E a gordura se foi...

MEDALHAS EM PROFUSÃO

ABERTAS as torneiras da Medalha da Abolição, maior comenda do Ceará. Desta vez, Camilo exagerou na dose, premiando seis. Recorde. Todos merecem. No rol entrou até o padre Manzotti. Nem digo nada quando o seu rival, padre Fábio Melo, souber...

TORRE DE BABEL

BANCADA federal cearense virou torre de babel. Umbigo deles e o Estado que se lixe. Distribuição de verbas, simplesmente deixaram o Ceará em último plano. Quem achar ruim, vá reclamar ao papa.

GOL DE PLACA

TANTOS anos parado, por deterioração física e abandono, negligência total de gestões anteriores, eis que o prefeito de Aracati, Bismark Maia, fará a reinauguração, dia 20 próximo, do novo estádio Virgílio Távora, homenagem ao seu centenário. Tudo novinho em folha. Mudará até de nome. Vai se chamar Arena VT, incluso área de convivência. Um verdadeiro gol de placa.

PORTEIRA ABERTA

BEM que avisei. Porteira aberta, por onde passa um boi, a boiada também passa. Vem aí o nono suplente a assumir na AL. Chama-se Gélson Ferraz, ex-vereador. Na fila ainda estão uns vinte, de terno novo e tudo. Viva os suplentes! Viva!

CONFESSIONÁRIO

NINGUÉM dá um pio, nem escala o enorme muro do Seminário da Prainha. Rastilho soltado aqui, irá se confirmar. Este será o último ano de D.José Antônio, à frente do arcebispado, rondando as duas décadas.

ESTOURA OU NÃO?

E A bomba na política anunciada estoura ou não, cara-pálida? Aqui e ali já pipocam. Só um cego não vê ou surdo-mudo não quer ouvir. É só riscar o fósforo ou ligar os fios..

PENDURICALHOS

AEROPORTO dos alemães acelera a reforma. Nada contra se ali não virasse num labirinto. Pegar um táxi é uma guerra. Tem mais - as escadas rolantes velhas continuam rangendo.../// NÁUTICO muda de orquestra pro seu Réveillon. Troca seis por meia dúzia. No entanto, o do Marina continua insuperável e o do Ideal jamais perderá seu charme... /// QUEM disse que sou contra a figura do coach, enganou-se. Mas que eles são chatos palestrando é dose pra elefante... /// SINDÔNIBUS conseguiu feito sensacional. Por conta do cartão magnético acabou com a classe dos trocadores. E o Sindicato da classe por acaso ainda existe? .../// E AÍ cara-pálida. Quem inventou o Dia da Mandioca? Só pode ter sido um gênio da raça. O tomate será o próximo... /// PREFEITO RC, mala-direta. Pinte o prédio da PMF da mesma cor ocre do Teatro S. José. Ficará lindo. Até os pombos sairão de lá...

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?