Logo O POVO+
Ida de Argel ao Ceará prova que ética em futebol nunca houve, jamais haverá
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Ida de Argel ao Ceará prova que ética em futebol nunca houve, jamais haverá

Tipo Opinião

- Antes que o pior visse a acontecer, presidente do Ceará, Robinson de Castro, resolveu partir para o tudo ou nada contratando o técnico Argel Fucks, seu sonho de consumo não é de agora, faz muito tempo.

- Só que desta vez foi diferente. Resolveu chutar o pau da barraca da ética, ofereceu melhor proposta, duas vezes mais do que Fucks ganhava no CSA, em fração de minutos, pelo celular, bateu o martelo, virou a ponta. Só exigiu que o treinador chegasse o mais rápido possível, pois não há mais tempo perder.

- Neste momento, era a melhor solução para o Ceará, deixado aos pandarecos por Adílson Batista. Repercussão provocou um ribombar daqueles, pois naquela mesma noite o CSA havia vencido o Cruzeiro dentro do Mineirão, alimentando as esperanças matemáticas de não cair. Mas inevitavelmente cairá.

- Futebol e suas turbulências. Apela-se para a ética, a política de boa vizinhança e outras bobagens mais. Tudo da boca pra fora. Ética em futebol nunca houve, jamais haverá. Especialmente se a luta é pela sobrevivência. A partir daí, fica valendo tudo.

Questão de tempo

- Se Argel Fucks retirará o Ceará do sufoco em que se encontra, é apenas questão de tempo, três rodadas pela frente. Passado na casca do alho, tantos clubes treinou por aí afora, técnico alvinegro pode divisar o que virá. Sua missão é uma só: salvar o Ceará.

- Termos de comparação, Fucks é superior a Adílson, um eterno perdedor. Mudança de ares fará bem a ele e engordará sua conta bancaria. Juntando uma coisa a outra, os dois saem ganhando. Quem perdeu foi o CSA.

Sem tempo a perder

- Transação foi feita de forma tão rápida que, se quinta à noite, Fucks estava no comando do CSA vencendo o Cruzeiro, em pleno Mineirão ontem à tarde já estava em Porangabuçu. A que ponto chegou o clube mineiro, atolado em dívidas, inclusive com seus atletas. Virou saco de pancadas.

- Sem tempo a perder, o novo técnico alvinegro já estava treinando o time ontem em Porangabuçu. Deu coletiva rápida onde disse o trivial. Deixou de lado aquele jargão chato de primeiro conhecer o elenco de que dispõe, pois isso sabe melhor que ninguém. No Brasileirão todos conhecem todos.

Nem rimar, rima

- Acopla-se em seu perfil tratar-se de um técnico linha dura. Vá lá que seja. Neste momento não é de treinador linha dura, ou paizão, que o Ceará está a precisar, sim, de alguém que ponha a casa em ordem, dê uma cara diferente ao time, reordene o que está aos escombros, saiba escolher os melhores e faça do Alvinegro um time intenso, se possível vencedor. O resto mais é balela.

- Restam-lhe 9 pontos, a partir de hoje (contra o excelente Atlhetico-PR) diante de adversários difíceis. Ser linha dura é uma coisa. Ser competente... Nem rimar, rima.

Pedra cantada

- Fortaleza, ao carimbar passaporte pra sua permanência no Brasileirão de 2020, foi pedra cantada aqui neste espaço precioso. Tricolor embalou na reta final, culminando com vitória consagradora diante do Santos (2 a 1) no melhor jogo este ano no Castelão.

- Dois times com o mesmo perfil tático, priorizando ataque, o que se viu no Castelão foi de deixar o torcedor roendo as unhas, mordendo os lábios, nervos à flor da pele. Partida igual aquela vai ser muito difícil ver a dose repetida.

Página virada

- No embalo desta vitória, Tricolor chutou para o alto um tal tabu de 13 jogos sem vencer o Santos e Ceni provou ao famoso Sampaoli que, se ele sabe jogar pra frente, o Fortaleza não lhe fica atrás. Tricolor vai, agora, em busca agora da Sul Americana. Permanência na Série A já é página virada.

Personalidades

- Sérgio Ponte anuncia, finalmente, hoje, em suas Frias (18 horas) os Melhores do Ano, a eles acoplando o técnico Felipão como atração maior da Noite das Personalidades Esportivas.

- Chega aos 48 anos de existência, sempre se renovando e inovando. Local será o mesmo, Atlântico Hall, do Marina Park. Pra provar a seriedade na escolha dos melhores um grupo de 20 jornalistas esportivos compuseram o colégio eleitoral. Sérgio, por questão de ética e isenção, não votará.

Leia outras colunas do Alan Neto clicando aqui

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?