Logo O POVO+
Ceará e Fortaleza recebem primeiros e preocupantes avisos
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Ceará e Fortaleza recebem primeiros e preocupantes avisos

Tipo Opinião

- FORAM pregados os primeiros avisos da Copa do Nordeste. Nada bons para Fortaleza e Ceará, nossos dois representantes. Menos ruim para o Tricolor que, ao menos, arrancou um empate no Barradão com o Vitória. Contudo, péssimo pro Ceará que, em vantagem no marcador diante do desconhecido e limitado Freipaulistano cedeu o empate de 2x2. Quase um vexame.

- JOGO na Bahia de tão ruim, daqueles de fazer qualquer torcedor tirar um ronco. Insosso, anódino, duas equipes em campo sem a menor inspiração. Desculpa de que estavam estreando vale, até certo ponto. Fortaleza ainda teve duas chances de balançar as redes. Por ruindade de Éderson e Vásquez perdeu as duas. Os dois estavam cara a cara com o gol. Fizeram o mais difícil.

- VITÓRIA também teve duas igualmente perdidas. Menos por ruindade dos seus jogadores, sim pela eficiência do bom goleiro do Fortaleza. Querem a verdade? Nenhum dos dois merecia ganhar. O empate premiou duas ruindades em campo. Tendem a melhorar claro com o passar do tempo. É o mínimo que se espera.

RESPEITO É BOM

- AQUI foi bem diferente. Ceará tinha tudo pra vencer. Não conseguiu. Deve ter achado que um time do Interior de Sergipe com nome de Freipaulistano a vitória estaria no papo, mole, mole.

- ADEMAIS, jogo em casa, mesmo com o PV, portões fechados. Sim e daí cara-pálida? Fechado pros dois, então, melhor para o Ceará que estaria mais a vontade. Aliás, até deu essa impressão, quando fez dois gols logo no primeiro tempo, primeiro dos quais pouco tempo depois do jogo ter começado, através do Baxola. Posteriormente veio o do Vinícius.

- CEARÁ deve ter pensado assim - tá no papo, é galinha morta. Errou nas duas previsões. Primeiro por querer esnobar o adversário, depois pelo fator acomodação com a vantagem garantido, esquecendo que uma partida tem dois tempos. E que do outro lado, quer queira ou não, tem um adversário que no mínimo merece respeito. E respeito é bom, qualquer um gosta.

QUASE VIRADA

- FREIpaulistano deixou pra surpreender mesmo no segundo tempo, quando fez seu primeiro, poucos minutos após o reinicio da partida. Falha da defesa, com participação do veterano goleiro Prass. Com a bagagem que tem não pode ficar vendo a bola zanzar dentro da área, diante da pasmaceira dos zagueiros como aconteceu no gol de empate.

- QUEM imaginou que o time sergipano não fosse buscar a virada enganou-se redondamente. Forçou a barra, atacou em muitas ocasiões, dominou a meia cancha, defesa anulou o ataque alvinegro, foi pra cima. Se o Ceará não queria nada, o time do Frei queria. Apesar de limitado tecnicamente tem bons valores, além de melhor entrosado.

MÃOS PARA OS CÉUS

- LEVANTE o Ceará, as mãos para os céus, não ter torcedor no PV, caso contrário a vaia seria impiedosa. Time do Argel, no segundo tempo, simplesmente quebrou a bola. Petrificou-se diante da reação do adversário como se todos estivessem imobilizados. O que tinha de jogador botando a língua de fora, foi uma grandeza.

- UM deles, Vinicius, ao deixar o campo, estatelou-se no gramado sentindo cãimbras. E o Frei parecia voar no PV. Pra completar a obra, técnico Argel Fucks quando mexeu na equipe, o fez de forma errada. Lá se vem ele com o Leandro Carvalho queimado pela torcida.

- DOS estreantes, Rodrigão perdeu um gol feito, muito pesadão. Esperança que seria o Sóbis, até entrou em campo, só não fez entrar na área em nenhuma ocasião. Foi contratado pra quê? Vender beleza? Vinícius enquanto teve fôlego deu pros gastos. Baxola é o mesmo de sempre. Goleiro Prass precisa recuperar o reflexo.

- ENFIM, não foi um bom começa nem pra Fortaleza, pior ainda pro Ceará, por jogar em casa, diante de um adversário de menor qualificação técnica. Pelo menos o Vitória tem peso e tradição.

ENGATINHANTE

- TUDO bem que o Nordestão só agora esteja começando pros dois representantes cearenses. É uma desculpa que o torcedor não leva muito em conta. Torcedor de clube grande quer resposta imediata, especialmente caso do Ceará, que contratou um pacotão de 13, gastando nota alta.

- FORTALEZA requentou o time, esperando que estivesse entrosado porque já vinha jogando juntos. Time requentado é como o café idem. Fica sem gosto, sem cheiro, tem sabor esquisito. Como se tivesse sido coado com água fria...

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?