clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

AlanNeto • Opinião

Enfim, a bola rolou para Independiente e Fortaleza direto da Argentina

Por

- Jogo mais aguardado do ano, pelo caráter internacional, enfim, bola rolou ontem à noite para Fortaleza e Independente, na Argentina.

- Das 19 edições da Sul-Americana, esta é primeira em que cearense faz jogo internacional, tanto mérito, pedindo passagem pra Libertadores.

- Sim, todos devem saber, Sul-Americana é espécie de Série B da Libertadores, ou seja, vencedor tem acesso ao pódio maior, caso do Athlético-PR, campeão em 2018.

- Estádio Libertadores de América, onde partida realizou-se ontem à noite, tem quase um século de história, todo construído em ferro e cimento.

- Fachada é feia, preservando antiga, perdendo pro nosso PV, todo azul, mas o do Racing, seu rival maior, um quarteirão adiante, tem formado oval e mais moderno.

- Bairro Avellaneda, localiza-se na província de Buenos Aires, quer dizer, no entorno, espécie de como daqui a Caucaia ou Horizonte, vá lá que seja.

- Maior colecionador de títulos da Sula: argentinos, 8 vezes campeões, enquanto Brasil, apenas a metade, embora segundo. Um destes por conta do acidente aéreo com a Chapecoense, que rival Atlético Nacional pediu para ceder ao time brasileiro e Conmebol chancelou.

- Rivalidade entre Independente e Racing chega a um ponto tal que torcedores visitantes, caso Fortaleza, adquiriram seus ingressos no estádio do rival.

- Do atual elenco tricolor, 12 já participaram de competições internacionais, não necessariamente Sul-Americana.

- Técnico Ceni, porém, acumula muitas, mais como goleiro, duas vezes campeão, não técnico ainda engatinhante.

- Aliás, se memória não trair, das 11 vezes que São Paulo participou, em todas elas Rogério Ceni esteve presente. Campeão uma vez, sempre como titular.

- Estádio do jogo de ontem tem três placares eletrônicos, contudo imprensa é tratada a pão e água. Exemplo: entrevistas só pós-jogo. Restante do tempo, fechados em cabines de rádio.

- Lá como aqui, técnico não esquenta banco. O do Independente, Pusineri, é o quarto em uma só temporada. Está, outra vez, na corda bamba.

- Mistério na escalação de ontem, Ceni fez cera até o minuto final, provocando porém, surpresas, como sempre ocorre, pois mania de ficar mudando time. Pôs ponta David de centroavante.

- Recordista em vencer Sul-Americanas não é argentino, muito menos brasileiro, sim paraguaio Cláudio Morel, em três conquistas, década passada.

- Maior artilheiro, em uma única Sul-America, também não é brasileiro nem argentino, pois chileno Eduardo Vargas, chileno assinalou 11 gols, precisamente nove anos atrás.

- Atual campeão da Sul-Americana, coincidência, tem o mesmo nome do adversário do Fortaleza, contudo de Sangolquí, Equador: o Independiente Del Valle.

- Das 19 edições, dois maiores campeões foram os argentinos Boca Juniores e Independente, que não são rivais, pois Boca tem River Plate atravessado na garganta, enquanto Independente divide com Racing, mesma rivalidade, não só igual porque é na capital onde se concentram maiores torcidas.

- Primeira decisão de ontem à noite, resultado à parte, jogo, aqui, no Castelão, baterá recorde de público, renda, então, nem pensar. Quem sabe do ano, embora Brasileirão, nata da nata, já posso ser avistado ali mais adiante, quando abril chegar...

Boca de forno

Luan Carlos, péssimo começo do ano, enterrou dois times, um atrás do outro. Floresta, que rebaixou, logo depois Caucaia, técnico uma partida só, enterrando-o na Copa do Brasil ao perder em casa. É arrumar as trouxas e ir embora... /// E o Ceará, hein! Ganhou partida do Bragança, mas levou xexo do clube paraense, que não lhe pagou os 60% de cota, alegando prejuízo, mas não apresentou borderô. Alvinegro, que voltou com mão na frente, outra atrás, vai denunciar à CBF. Quer saber quem pagará a conta.../// Gol de Luiz Otávio, embora zagueiro, de tão bonito, Sobis, Rodrigão, muito menos Bergson, jamais farão um igual.../// E AÍ, cara-pálida - Ceará venceria aquele jogo com Fucks no comando? Mais fácil o Atlântico secar...

 

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais