Logo O POVO+
Bastidores
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Bastidores

. GUTO Ferreira era realmente a opção que o Ceará tinha para o posto de Enderson Moreira. Nunca a prioritária porque nunca se sabe quem está desempregado de uma hora para outra. Na enorme fila do Sine do futebol estava lá seu nome na linha de frente, chegando a surpreender ao presidente do Ceará Robinson de Castro.

. NA verdade era um sonho antigo, tentado e frustrado em duas ocasiões. Haviam outras alternativas, cujos nomes o presidente não quis revelar. Vão servir como trunfo para o futuro. Talvez melhor que Guto Ferreira. Mas se ele estava livre e desimpedido valia então buscar como solução

SOPA NO MEL

. SE para o Ceará caiu a sopa no mel, para o treinador então melhor ainda. Com o mercado recheado de técnicos desempregados, era apontar o dedo e qualquer um viria. Tanto é verdade que o diálogo, pelo celular, entre os dois (Robinson e Guto) não demorou sequer 10 minutos. Proposta pra lá, contraproposta pra cá, chegaram a um denominador comum. Guto não virá ganhando mais do que Enderson Moreira ganhava no Ceará, nem este receberá no Cruzeiro mais do que o Ceará lhe pagava. Então, ficou elas por elas.

. ALIÁS, desconfie muito quando algum técnico revela que virá recebendo o dobro que ganhava em seu ex-clube. Não passa de papo furado de valorização do produto. Já o clube não tem o menor interesse de revelar também o que pagará. Problema de foro íntimo, evitando gerar problemas futuramente.

. SE há algo que incomoda a qualquer um, por ser inconveniente, depois por ser tremenda falta de educação, é perguntar duas coisas. Primeiro, a idade da pessoa. A outra quanto ganha. Os chatos, então, que não medem distância, são pródigos nesse tipo de pergunta. Idade, raros os que revelam. Salário, então, pra baixo, podem ter certeza jamais dirão...

VOO BAIXO

. ENDERSON Moreira só ontem chegou a Belo Horizonte. Explica-se. Como trouxe seu carro optou em fazer o trajeto, que demanda três dias, por terra ao lado da família. A viagem não deixa de ser enfadonha, desde que não haja parada para pernoite. E como não tinha pressa pra chegar, com tudo parado, tanto fazia ir por terra, mesmo cansativo, quanto ir de avião. Não será agora que assumirá o comando do Cruzeiro. Portanto, tempo de sobra, pra avaliar o que terá em mãos.

. ANTES que esqueça. A reação da torcida do Ceará foi de indiferença, muito menos vibrou com a vinda de Guto Ferreira. Apesar da herança bendita deixada por Moreira, em ter não perdido um único jogo. O que nunca agradou ao torcedor foi a forma do Alvinegro atuar. Passes excessivos, sempre para os lados e pouca objetividade. Vencia, sim, sem jamais convencer.

CASTIGO MAIOR

. PELO gosto de Mauro Carmélio, encerraria esta fase do seu campeonato monstrengo, de portões fechados, sem público e bola rolando, como alguns outros fizeram. Enfim, só faltavam duas rodadas, última das quais, o nosso clássico maior. Já imaginaram Ceará x Fortaleza sem presença de público? Um horror! Perderia a graça, além de a primeira vez na história.

. PORÉM, teve quem saísse duramente castigado. Quem? Barbalha. A quase totalidade dos seus jogadores terminará seus contratos no próximo dia 31 e até lá o Estadual não terá reiniciado. Como o Barbalha nada mais aspira, pode lançar seu sub-20. Dará no mesmo e não mudará muita coisa.

ANTES DA ORDEM

. CONHECIDO jogador, que mora nas imediações da Beira-Mar, resolveu desenfastiar de ficar preso em casa. Pegou a família (ele, a mulher e dois filhos menores) foi jantar num restaurante com vistas para o mar. No local uns cinco gatos pingados. Do lado de fora uma cena desoladora - aqui e ali podia ser visto alguém fazendo exercício. Todos correm as léguas com medo da tal coronavírus.

RASTILHOS

. RUMORES cada vez mais intensos de que o Atlético Mineiro está querendo o goleiro Felipe Alves, do Fortaleza. Sugestão veio do técnico Sampaoli por ver nele uma qualidade ímpar. Qual? A de sair jogando, feito um zagueiro, a exemplo de Éverson que no Santos aprendeu com ele. No Ceará, nunca foi chegado.../// DE goleiro pra goleiro, Ceará renovou com Diego Silva, pra ser reserva imediato de Fernando Prass. Diego debaixo das traves é bom. Quando sai, é um horror, parece não enxergar nada na sua frente, catando as borboletas que encontrar pela frente. Mesmo as imaginárias...

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?