Logo O POVO+
A SÍNDROME DO MEDO
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

A SÍNDROME DO MEDO

Tipo Opinião

1. MUNDO está virado de ponta-cabeça com a pandemia do coronavírus. Instalou-se a síndrome do medo, a pior de todas elas. Nações ricas contabilizam milhares de mortes, que dirá no Brasil subdesenvolvido e no Nordeste sofrido. No Ceará, tem sido a mão firme do governador Camilo a esperança de que o coronavírus não seja tão devastador.

2. MEDIDAS duras e necessárias já foram tomadas. Camilo foi o primeiro governador do Brasil a mandar fechar tudo no momento de alta proliferação do vírus. Teve a coragem de agir e tem sido elogiado. Afinal, não tinha outra saída. Primeira providência - ampliar os equipamentos de saúde para receber a população mais pobre e mais carente de assistência médica.

3. NÃO esquecer. Prefeito RC tem sido um gigante nas ações em Fortaleza. Os dois são carne e unha. Essa luta não é só deles. Todos precisam se unir, principalmente políticos e empresários. Presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, foi o primeiro a ir pra linha de frente, colocando-se à disposição de Camilo e RC. Faltam, agora, só os políticos saírem da sua zona de conforto.

 

PRIMEIRO DA FILA

GOVERNADOR Camilo foi o primeiro a dar bom exemplo. Iniciativa própria, mandou fazer o teste se havia ou não contraído o vírus. Deu negativo. A partir daí arregaçou as mangas e vamos para batalha.

ESTRAGOS

CORONAVÍRUS, o maior vilão da humanidade, faz estragos por aqui também.

TENTÁCULOS

FORTALEZA se expande em quatro anos. Agora, já são 121 bairros ao invés de 119. Todos eles distribuídos nas 7 regionais. Os dois novos são Aracapé e Novo Mondubim. Que não se percam pelos nomes...

MORDAÇAS

ANTES o motim dos policiais. Superado. Agora, o vírus que contaminou o mundo. Uma pausa geral para a sucessão municipal que perdeu totalmente espaço, diante do caos estabelecido. Quem avisa, amigo é. Fazer política neste momento é insultar a sociedade.

DO JEITO QUE ELES GOSTAM

PLENÁRIO da AL interditado. Deputados votando em casa, sem por os pés no plenário. E quem é doido? Final do mês, salários e gratificações polpudos na conta bancária. Está do jeito que eles gostam. E viva a democracia!

CAIU DO CÉU

QUEM ganhou com toda essa crise do coronavírus foi o hospital Leonardo da Vinci. O nome é lindo. Infelizmente construído numa rua estreita. Camilo lembrou-se da sua existência, firmando parceria para abrigar doentes portadores do vírus.

ESQUEÇAM, POR FAVOR

CRISE da saúde pública adiou, não se sabe para quando, a solenidade da entrega da Medalha da Abolição. Não carece. Esgotado o estoque com as 7 de uma lapada só distribuídas ano passado. Recorde jamais atingido, vulgarizando a maior comenda do Ceará.

CAMPO MINADO

NADA contra, tudo a favor. Mas cabe perguntinha indócil - quem pagará o prejuízo dos lojistas com suas lojas fechadas, faturamento zero? Sempre alguém tem que pagar o pato.

CORONAVÍRUS é devastador. Fez estragos derrubando até mesmo o gigantesco Centro de Eventos, com toda sua imponência, ocupando 3 mil metros quadrados de concreto. O gigante vai ficar lá adormecido por 15 dias. Faça o favor de não roncar...

NEM a vice Isolda livrou-se do vírus. Em casa sob os cuidados de secretário dr. Cabeto, outro gigante, o mesmo que que está lado a lado com o governador Camilo.

DÁ de tudo nessa cidade linda. Gaiato, em plena praça do Ferreira, vendia o xarope "salvador do vírus". Como não sabia pronunciar o nome certo acabou saindo coronelvírus. E não é que fazia fila pra comprar a garrafinha salvadora.

"GENIAL" para não dizer outra coisa, a ideia bolada pelo deputado Queiroz. Amarrou uma fita na testa onde se lia -"Sinta-se abraçado com o meu sorriso". Não por acaso é conhecido entre seus colegas de "deputado risadinha".

EVALDO Lima, nosso melhor vereador, presidente da Comissão de Educação da CMF, tem sido implacável na defesa da manutenção e ampliação dos recursos do Fundeb. Usa a tribuna da Casa para destacar quão este fundo é vital pra rede pública de ensino.

E O panelaço, hein? Lembrar que com a Dilma tudo começou assim. Deu no que deu.

ESTILHAÇOS

.ESTÁ justificado o título de Cidadão Cearense concedido ao Xand Avião. Ei-lo fazendo propaganda da dengue. Se mal pergunto: Terá cobrado cachê?

.PRIVATIZAÇÕES, nem pensar. Esqueçam. Agora, só na outra encarnação. Chega rima...

.IMPOSTOS chegam a 47%. Deixa de ser imoral para ser pornográfico.

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?