clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

alan-neto • Opinião

Nem com a faca no pescoço...

Por
Ao lado de Camilo, o tempo todo, o Secretário de Saúde, dr. Cabeto. Jamais passou por sua cabeça sair do conforto do seu consultório, pegar pela frente uma crise sem precedentes. Faro do governador previu que ele era o homem certo na hora certa, sem imaginar o que estaria esperando pelos dois. Dr. Cabeto há se revelado um gestor de primeira linha, já apelidado de dr. Mandetta, do Ceará. Com Camilo, dupla perfeita. Ele tem DNA político, não fora seu avô, Martins Rodrigues, um dos homens mais honrados do Ceará.
Ao lado de Camilo, o tempo todo, o Secretário de Saúde, dr. Cabeto. Jamais passou por sua cabeça sair do conforto do seu consultório, pegar pela frente uma crise sem precedentes. Faro do governador previu que ele era o homem certo na hora certa, sem imaginar o que estaria esperando pelos dois. Dr. Cabeto há se revelado um gestor de primeira linha, já apelidado de dr. Mandetta, do Ceará. Com Camilo, dupla perfeita. Ele tem DNA político, não fora seu avô, Martins Rodrigues, um dos homens mais honrados do Ceará.

1. CAMILO contraiu insônia por conta desta pandemia. Pior seria. Se tem dormido 4 horas por dia é muito. Não é fácil medir e pesar para tomar decisões, olhando principalmente pra vida humana como prioridade única. Há um detalhe - Camilo sempre cresce nas crises. Foi assim quando enfrentou as facções e o motim de PMs mais recentemente.

2. MANTEVE-SE firme e coerente nas decisões. Acertou em todas e delas saiu ileso e mais forte. De repente, viu-se cercado de pressões de empresários que colocaram a faca no pescoço do governador pensando em seus negócios e na política. Resposta curta e direta - "Não cedo a pressões parta de onde partir. Meu olhar é para o meu povo."

3. POPULAÇÃO está com Camilo. O que vier antes da saúde dela é irrelevante. Em primeiro lugar os 9 milhões de cearenses que o elegeram e o reelegeram em votação expressiva, primeiro lugar no Brasil. Não por acaso, Camilo é hoje o governador melhor cotado em todo território. Mesmo sendo do PT. Porém, um petista light. Se me fiz entender...

JOIOS & TRIGOS

SUGERIR não ofende. Por que também não usar o CFO, aquele elefante colorido, em hospital da campanha do coronavírus?

MAL começou, se é que começou, nem decolou voos da aviação Regivad, para o Interior. Suspensos por 90 dias.

REPARARAM? Feriado estadual de quarta, engolido pelo vírus que parou literalmente a cidade nos últimos dias. Quem iria ligar pra data?

CARLOS Mesquita, decano da CMF, apresentou requerimento para que as areninhas também parassem. Aprovado no ato por unanimidade.

SÓ tem uma coisa. Se álcool em gel não conseguir matar o vírus, ao menos fez seus fabricantes saírem da rua da amargura e da pindaíba.

CIDADÃO em casa, sem nada pra fazer, bombardeado, o dia todo, por quem posa de entendido em coronavírus, ditando regras e conselhos. Pelo Whatsapp e redes sociais, campos repletos. Pra completar a tv é o dia todo. Um porre! Optem por desenhos animados. É muito mais leve.

QUANDO a pandemia passar, Darival Bringel, o rei dos hospitais, informa - ampliará o Hospital do Vale do Jaguaribe em Limoeiro. Até o final do ano, estará pronto pra ser inaugurado.

ANOTEM esta pelo olhar de uma lupa. Quando esta pandemia se for, as previsões confirmarem, aqui pra nós, o Apocalipse será fichinha...

(Foto: REPRODUÇÃO)

DR. CABETO

Ao lado de Camilo, o tempo todo, o secretário de Saúde, dr. Cabeto. Jamais passou por sua cabeça sair do conforto do seu consultório, pegar pela frente uma crise sem precedentes. Faro do governador previu que ele era o homem certo na hora certa, sem imaginar o que estaria esperando pelos dois. Dr. Cabeto há se revelado um gestor de primeira linha, já apelidado de dr. Mandetta, do Ceará. Com Camilo, dupla perfeita. Ele tem DNA político, não fora seu avô, Martins Rodrigues, um dos homens mais honrados do Ceará.

QUEDA LIVRE

QUEDA da arrecadação do Estado, a partir de abril, e demais meses pela frente, fatalmente refletirá na receita. Por conta do terrível Covid-19. Previsão menos drástica é a de que cairá de 20% a 25%. A deste mês, queda menor de 10%, pois reflete ainda a do mês passado.

FORÇA DE UM LÍDER

ANTÔNIO Henrique, tão pouco tempo na presidência da CMF, prova a força da sua liderança. A Câmara destinará à PMF R$ 7 milhões para o Codiv-19. RC elogiou o ato, por um motivo ainda mais relevante. Qual? O dinheiro não sairá do bolso dos vereadores, sim da economia do cinto apertado, feita pela atual gestão.

FAMÍLIA UNIDA

OS Ferreira Gomes provam estar unidos em tudo. Principalmente, no look. Ciro, Cid, Ivo aderiram a barba. Até o coronavírus passar. Tremei, Capitão Wagner!

BOLA DA VEZ

MDB terá candidato, sim, à sucessão municipal. Bola da vez, o empresário de sucesso Gaudêncio Lucena. Convenção municipal do MDB assim decidiu. Detalhe - sem a presença dele, Gaudêncio. Por lá não apareceu. Terá sido efeitos do coronavírus?

CONTRAPONTO

NA orgia do carnaval se distribui camisinhas de graça, com apelos de dar gargalhadas. Por que não se faz o mesmo com as máscaras protetoras, para as favelas mais vulneráveis?

AÇÃO RÁPIDA

OTO SÁ Cavalcante, dirigente maior da conceituada rede de ensino Ari de Sá, rápido no gatilho, detonou todos os boatos maldosos, oriundos das redes sociais. De que demitiria professores e funcionários. Levantou o tom de voz proclamando:"Daqui não sairá ninguém. O Ari honrará todos compromissos com seus funcionários". Bola branca.

CATAVENTOS

DONDOCAS em prisão domiciliar, aquelas que adoram (?) futilidades, deve ser um castigo alemão.

ADORO ler, meu vício maior. Neste tempo de quarentena, companheiro inseparável tem sido o "Tecedor de Ousadias", que conta a saga do empresário Deusmar (Pague Menos) Queiroz. Um primor.

FRANGOLÂNDIA, dos supermercados da terra, cresce em ritmo galopante. Já, já, deixará Cometa e S. Luiz comendo poeira.

PONTA de frustração de RC. Não poder concluir o alargamento da Sargento Hermínio. E lá se vão mais de 10 anos...

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais