clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

alan-neto • Opinião

Pandemias ou pandemônios?

Por

1. NO meio da crise do coronavírus os estados têm enfrentado um adversário a mais. Sabem quem? Governo Federal. Logo ele que devia ser o principal aliado. Tome-se como exemplo o caso do Ceará. A Procuradoria Geral do Estado tem tido trabalho dobrado, cortando prego. A ponto de entrar na Justiça para derrubar as medidas esdrúxulas, vindas de Brasília.

2. QUEREM um exemplo? Foi assim que o Ceará fez pra barrar os voos internacionais. Para garantir que os agentes de saúde do Estado agissem no Aeroporto de Fortaleza, que é território federal. Exatamente a maior fonte por onde o vírus chegou. Determinação pro PGE agir é expressa de Camilo, até agora duro contra qualquer medida que prejudique o Ceará.

3. CABE pergunta absolutamente pertinente. Será este o motivo pelo qual o Ceará é o primeiro do Nordeste, em casos do Codiv-19? Pode ser uma das causas, mas não é a principal. Devem existir outras ainda não descobertas. Pior é que não há meio de estancar essa subida vertiginosa. Precisamente aí onde Camilo mais se debate, perdendo noites de sono.

MORDE & ASSOPRA

QUANDO dá para o PSDB lamentar a filiação de ex-vereador, com mandato de 4 meses, pra outro partido, é doloroso. Os tucanos já foram mais fortes. Agora, arrancam as penas e perdem os bicos. Oh, dor!

INCRÍVEL. Só neste mês de abril serão 3 feriados com estirão de 4 dias. E nada é a mesma coisa. Ofuscados pela quarentena obrigatória, tornou a cidade deserta. Saara na frente dela é fichinha...

MARCHA À-ré. Hospital onde a Unimed-Ceará construirá até o final do ano, a frente Darival Bringel, será realmente em Limoeiro. Mas o do Norte, aqui no Ceará, zona jaguaribana. E fica combinado assim.

AVESSA aos holofotes, a secretária de Saúde do Município, Joana Maciel, está na linha de frente de RC, prestando contas das ações da PMF no combate ao vírus. Eficiência é uma coisa que Joana tem de sobra. Gabolice é outra, que nem rimar, rima.

COITADO dos idosos que vão receber suas aposentadorias na agência do Itaú, da Barão Studart. Além de ficarem expostos ao sol horas e horas, lá dentro da agência nem álcool gel têm direito pra desinfetar as mãos. Prova de descaso com os idosos. E a gerência onde fica em tudo isso? Quem souber do paradeiro, levante o braço.

TREMEI mundo político! A partir de amanhã deixam de existir, soterrados pela nulidade, seis partidos nanicos da CMF. Como nunca disseram a que vieram, deles ninguém sentirá a menor falta. Já vão tarde.

Beto Studart
Foto: JOÃO FILHO TAVARES
Beto Studart

EMPRESÁRIO Beto Studart tem mantido sua rotina de trabalho, em casa, nesses tempos de coronavírus. Diariamente, em contato remoto com seus executivos da BSPAR, passa pra eles que o momento é de reflexão e paciência. Jamais de desânimo. De olhar pra frente na contramão daqueles que preferem enxergar a situação de outra forma. Não por acaso, Beto é uma das principais vozes ouvidas por gestores públicos e empresários. Para ele, dure o tempo que durar essa crise, o mundo será outro após o Codiv-19. Mudanças profundas virão, em todas as áreas. Principal delas - a que fará o ser humano olhar para dentro e para si próprio.

EFEITO VT

SURGE a Fundação de Saúde do Ceará, com a finalidade de gerir os recursos federais. Fato não é novo. Anos 70, Virgílio Távora fundou a Fusec, com a mesma finalidade. Lamentavelmente extinta por um gênio do mal. VT estava muito além do seu tempo, com visão de estadista.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

SE mal pergunto. Cid Gomes reassume a cadeira no Senado dia 12? Por acaso, recuperou-se dos tiros que levou em sua terra? Uma coisa é certa. Prisco Bezerra está no ponto pra permanecer mais tempo. Ou chegará a vez do reserva, do reservado, Julinho Ventura?

REVIRAVOLTA

EM off. Pode haver reviravolta na sucessão de RC. Nada de Samuel. Nem Sarto. Nome de Zezinho Albuquerque começa a ser trabalhado nos bastidores do PDT. Tem peso político, cacife eleitoral, prestígio. Além de fiel aos Ferreira Gomes. Cabe a coincidência. Está na Secretaria de Cidades. Aquela de onde saiu Camilo, para tornar-se governador do Ceará, hoje, o melhor avaliado no Brasil. Esta cadeira é quente.

TRIO DE OURO

RICARDO Cavalcante (Fiec), Maurício Filizola (Fecomércio) Assis Cavalcante (CDL) formam o trio de ouro que diariamente está com Camilo, apresentando e trocando ideias sobre os rumos que serão tomados. Eles têm peso, vez e voz junto ao governador, que os ouve atentamente.

CASO INÉDITO

EXPERIÊNCIA vivida pelo cirurgião-plástico João Erfon Ramos, inédita em sua trajetória profissional. Proferiu conferência online sobre o tema Cirurgia Estética das Mamas, para 299 cirurgiões-plásticos de 17 países, reunidos em Jacarta. Erfon foi convidado pelo serviço de cirurgia-plástica da Universidade da Indonésia. Um feito histórico.

OLHO DAS DONAS

SUPERMERCADISTAS gananciosos querem, por fina força, empurrar seus produtos através de aplicativos. Donas de casa sabem que comprar frutas e verduras, se não tiverem o olho delas ao vivo, não entrarão nesta. É fria. Pregado o aviso.

RODA GIGANTE

CUIDAR dos idosos, tudo bem, nada contra. Mas virar massacre diário, tenham santa paciência. Idoso é idoso, e daí? Só não é idiota, nem paspalhão.

FALTOU ser dito. Livro sobre a saga de Deusmar (Pague Menos) Queiroz, teve o texto brilhante de Juarez Leitão. Tão bom na escrita, quanto na oratória.

TURISMO, que vinha voando em céu de brigadeiro, com a chegada do Codiv-19 teve aterrissagem forçada. Hotéis, todos fechados, uma tristeza de dar dó.

QUEM reparou? Depois do "empoderamento" a palavra da moda agora é "tratativa". Por qualquer bobagem lá está a tal da "tratativa". Encheu!

PANELAÇO ajudou a derrubar Dilma. Eis que, de repente, voltou a ser moda.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais