Logo O POVO+
Dez pessoas são investigadas por fake news no Ceará
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Dez pessoas são investigadas por fake news no Ceará

Elas respondem na delegacia criada para investigar crimes virtuais e podem até ir para a prisão
Tipo Opinião

1. NO momento em que o Brasil sofre com o avassalador avanço do coronavírus - pasmem - algo inacreditável está ocorrendo. A multiplicação das mentiras na internet, promovidas por pessoas que tentam tirar proveito politico, no meio deste caos. Alvo principal são os governantes que têm respaldo popular. São eles, os preferidos dos criminosos virtuais.

2. LEVANTAMENTO revela que Camilo Santana tem sido uma das principais vítimas das fakes news (noticias falsas) em todo o País. Ele e mais dois outros governadores. As mentiras na internet ganham volume a cada dia e se multiplicam até mesmo com uso de robôs. Sim, isso mesmo, robôs. Incrível, mas rigorosamente verdadeiro.

3. NO Ceará, onde foi criada uma delegacia para investigar crimes virtuais, já existe uma lista de dez investigados que podem responder, até mesmo, com prisão. Uma medida necessária e urgente. Neste tocante a polícia já está agindo, no encalço desses criminosos virtuais. É um trabalho que requer muito fôlego e absoluto sigilo. Eles que se cuidem. Está pregado o aviso.

CRAVO, CANELA ... E PIMENTA

COM ou sem crise na saúde, depois da pandemia, ou não, o 13º mês do servidor público estadual será pago na segunda quinzena de julho. A bufunfa já está ouvindo a conversa no cofre da dama de ferro da Sefaz.

SAI Cid Gomes, volta André Figueiredo, à presidência do PDT. Partido de corriola é assim mesmo. Nada muda, claro. Até porque Figueiredo sabe que a primeira e última palavras serão sempre dos irmãos. E fica combinado assim.

AVISO aos sobreviventes, até agora, do coronavírus. Amanhã é aniversário de Fortaleza, engolido pela quarentena. Tem lá quem queira saber de festa numa época dessas.

EMPRESÁRIO João Soares Neto receberá a mais alta condecoração do Exército Brasileiro. Certamente, pela sua anônima responsabilidade social.

SE antes já voava em céu de brigadeiro, agora, RC atinge o ápice. Com um terço dos vereadores, 16, de seu partido (PDT), continuará com folga aprovando todas as mensagens até o fim do seu mandato. Quando dezembro chegar.

NÃO bastasse a bagunça que fizeram com a língua portuguesa, a moda, agora, é a chamada linguagem digital. Tudo em inglês. Quem não souber passa recibo de desatualizado. Faz lembrar o imortal Nelson Rodrigues - o brasileiro adora um complexo de vira-lata...

MENOS mal. Ao invés de 6, são 7 os partidos que morreram na praia da CMF. Se fosse o dobro, também, não faria a menor falta. Sem direito a choro, nem vela, nem missa de sétimo dia.

COBRA criada na política, Domingos Filho, voltou à ativa com todo gás. Sua chegada fez o PSD, do qual é o carro-chefe no Ceará, multiplicar o número de adeptos. Aqui e no Interior. Na CMF já é o terceiro. No global, marcha célere pra disputar o topo entre os grandes. Já anunciou que apoiará o candidato de RC, desde que a contrapartida seja a vice pro seu partido. Domingos é raposa velha sempre à espreita. O filho, Neto, segue-lhe as pegadas.

ATÉ MAIO?

POR enquanto, rumores intensos, sujeitos a confirmação. Camilo, se a situação do coronavírus não regredir, poderá estender até 2 de maio a quarentena. Liguem os fios.

PEDRA CANTADA

CINCO meses atrás a coluna (como sempre) cantou a pedra. Élcio Batista, mais cedo ou mais tarde, se filiará ao PSB. Bingo! Entrou no jogo da sucessão municipal. Como vice ou cabeça de chapa. Élcio não é bom, é ótimo.

DESUMANIDADE

FILAS dos bancos dobram quarteirões. As pessoas, maioria idosos, ficam próximas umas das outras, debaixo de sol inclemente e calor insuportável. É de dar dó. Não fica só aí. Pra entrar no banco só de dois em dois. E ninguém vai preso. Procuram-se o Ministério Público ou Decon. Preferivelmente, vivos.

EM SEGREDO

ATENÇÃO. Por enquanto, segredo tumular. Acordo já fechado. Grande partido político, com tempo na TV, vai aderir à candidatura do Capitão Wagner à PMF. Uma dica? Começa com a letra P. Matem a charada.

PARCERIA PERFEITA

SOPAI, hospital filantrópico, referência do SUS no Brasil, em estreita parceria com a Prefeitura, vai disponibilizar 60 leitos em enfermaria para a Síndrome Grupal Aguda. Todos monitorados pela central de regulação de leitos. Assistência contará com equipe multiprofissional pra dar suporte de tratamento necessário à nível de atendimento.

APELO DRAMÁTICO

CARTA de um lojista, do ramo de ótica, circula nas redes sociais, anunciando que fechará 10 lojas, desempregando 100 funcionários. Pelo visto vai fechar muito mais. O jeito será apelar para a venda de porta em porta com lentes falsificadas. Aquelas que distorcem as imagens, trazendo grandes prejuízos aos consumidores do comércio formal, Palavra facultada ao órgão de proteção ao consumidor. Acorda!

CIRANDA, CIRANDINHA

AMERICANAS, via recurso judicial, são as únicas com todas as suas portas escancaradas. Por qual razão as outras não seguiram o mesmo exemplo?

E O Mandetta, hein! Virou o novo queridinho da TV. Diariamente, uma hora mostrando a cara pra todo o Brasil. Ninguém segura o Mandetta. E tome ciumeira.

ENQUANTO os gananciosos supermercados faturam alto, portas abertas, a maioria das lojas fechadas.E o prejuízo no mundo.

SENHOR, Senhor. Rogai por nós, nesta hora de desespero e pandemia, que recorremos a vós. Salvai-nos, Senhor! Pai Nosso que estás no céu, santificado seja vosso nome...

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?