Logo O POVO+
Por que ninguém sabe responder?
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Por que ninguém sabe responder?

1. INCRÍVEL. Até agora, nenhum infectologista, dos que emitem opiniões, soube explicar a razão de o coronavírus ter chegado ao número alarmante que chegou aqui no Ceará. O que fazer para estagná-lo? Nem o Dr. Cabeto, secretário da Saúde, sabe responder. Ele fez previsão catastrófica de 250 mortes por dia, em maio, só em Fortaleza.

2. COMO, então, explicar, de forma clara, as providências adotadas pelo governador, decretando um mês de isolamento social? Adquiriu dois hospitais particulares, ampliou o número de profissionais, oxigenou a rede pública de Saúde. Além de gastos com insumos - máscaras e álcool gel. Este papel Camilo fez, inclusive indo para a linha de frente.

3. CONVENHAMOS. É triste a marca de terceiro Estado brasileiro em casos da Covid-19, primeiro do Nordeste e em número de mortes estamos entre os maiores. É um ranking que ninguém quer quer ostentar. A sociedade exige respostas claras. Jamais ouvir informação que deixa a todos nós em polvorosa.

ONÇA COM VARA CURTA...

QUANTOS votos são necessários para alguém se eleger vereador? Resposta: 8.900 garantem uma cadeira. Isto é, pelo PDT. E quem disputar por outro partido? Precisará do triplo. Eita, pau pereira!

CATUCAR onça com vara curta pode? A dinheirama que o Governo Federal prometeu socorrer as empresas, em forma de empréstimos, de tão demorada deve estar vindo no dorso de uma tartaruga grávida. Detalhe: a verba, uma bolada rechonchuda, está ficando nos bancos. Aí a burocracia emperra. É de dar um tiro no ouvido.

PROCURA-SE, preferivelmente viva, a rede elétrica embutida da rua Liberado Barroso. Até hoje, nada. O gato foi lá... e crau!

FOI ao vento, perdeu o assento. Lá se foi o "global" Mandetta. Fará falta? Parafraseando o marechal Humberto Castelo: de insubstituíveis o cemitério está cheio.

FAVOR levantar o braço. Ou os dois. Quem, por acaso se lembrar de sucessão municipal dentro de 6 meses. Isto é, se acontecer. É mais fácil o Atlântico secar...

FLÁVIO Aragão, melhor presidente da história da Ettusa, agora doutor em Direito Civil, ministra aulas no Centro Universitário UniGrande, dividindo seu tempo em banca de advogacia.

PATRIOTISMO acima de tudo. Oba! A Escola N. S. das Graças, no Pirambu, tremula, dia e noite, a bandeira brasileira.

E OS pavões, hein?! De fazer dó. Recolhidos, não podem abrir suas asas coloridas, muito menos esconder os pés horríveis...

NEM sob tortura, numa masmorra medieval, o Capitão Wagner revela que grande partido resolveu aderir a sua candidatura. Sabe-se que começa com letra P. De quem? Dobrará seu tempo na televisão. Quando revelado terá efeitos de uma bomba de mil megatons. Tremei, Luiz Pontes! Wagner só lamenta não ter pela frente um Ferreira Gomes, Cid com especialidade. Mas se fosse o Ciro, outro arqui-inimigo, melhor ainda.

NEM NOSTRADAMUS...

PONTA do lápis. Se a previsão catastrófica do Dr. Cabeto - 250 mortes por dia só em Fortaleza, a partir de maio - serão 7.750 mil no dia 31. A população ficou em polvorosa. Nem Nostradamus, chegaria a tanto.

TORRE DE BABEL

DE BISBILHOTEIRO, que tem acesso às reuniões diárias no Abolição, esta pérola rara: é tanta gente dando palpite, Camilo só ouvindo com aquela paciência de monge. Torre de Babel lá virou fichinha...

ELA VEM AÍ

LUIZIANNE vem aí. Corre solta na buraqueira. Tremei, Capitão! Sem densidade eleitoral, a não ser para vereador, Guilherme Sampaio nem inchou. Tem mais: Luizianne vai exigir o apoio do petista Camilo Santana à sua candidatura. É precisamente aí onde a porca vai torcer o rabo...

LINHA DE FRENTE

ACILON Gonçalves, prefeito de Eusébio, tido como melhor do Interior, é o único dos seus colegas a enfrentar de forma integral ao Covid-19. Lá ele atua com o PSF de detecção, tratamento e monitoramento precoces dos casos. Evita a aceleração da transmissão do vírus e seus agravamentos. Prefeito em linha de frente, não cruza os braços.

MÃOS DE VACAS

SE mal pergunto. Quando os 46 deputados estaduais imitarão o gesto dos vereadores tendo a frente o presidente Antônio Henrique (de quem partiu a ideia), reduzirão seus vultosos salários para o combate a pandemia? Acorda, presidente Sarto.

ALFINETADAS

E AQUELE paletó do novo Ministro da Saúde, no dia em que foi apresentado, hein?! O dono dele só podia ser o Hélio Negão...

GERALDO Luciano, candidato a prefeito, único a se lembrar, pelas redes sociais, (por que não através dos jornais?) dos 294 anos de Fortaleza. Ok, ok, e eu com isso?

ALÔ, Vigilância Sanitária. Agência do Bradesco, Barão de Studart, não coloca álcool pra clientela. Idosos, então, comem o pão que o diabo (dos bancos) amassou.

ADMIRA muito, na live do Dr. Cabeto, ao Sinduscon, anunciando 250 mortes por dia em Fortaleza, em maio, nenhum dos que acompanhavam pediu a palavra para contestá-lo. Medo de afrontá-lo?

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?