Logo O POVO+
O estouro da boiada
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

O estouro da boiada

Tipo Opinião
 CONTRIBUIÇÃO da Fiec, via presidente Ricardo Cavalcante, para o enfrentamento do Codiv-19. Por meio do SENAI-CE, produziu e doou, 500 protetores faciais de acetato para os profissionais da saúde do Acre. Esta é a segunda remessa de produção própria pra ajudar a região Norte. O Amapá recebeu, até agora, 2 mil protetores faciais, mil máscaras de TNT e 100 aventais. Isso sem contar com a produção destinada à saúde cearense. Quem produz mostra a cara e os números. Viva a Fiec!   (Foto: Chico Gadelha)
Foto: Chico Gadelha CONTRIBUIÇÃO da Fiec, via presidente Ricardo Cavalcante, para o enfrentamento do Codiv-19. Por meio do SENAI-CE, produziu e doou, 500 protetores faciais de acetato para os profissionais da saúde do Acre. Esta é a segunda remessa de produção própria pra ajudar a região Norte. O Amapá recebeu, até agora, 2 mil protetores faciais, mil máscaras de TNT e 100 aventais. Isso sem contar com a produção destinada à saúde cearense. Quem produz mostra a cara e os números. Viva a Fiec!

1. PRIMEIRO foi o Mandetta, da Saúde. Em menos de dez dias, foi a vez de Sérgio Moro, da Justiça, o de maior credibilidade do governo Bolsonaro. Mandetta forçado a pedir pra sair. Moro, nem avisou. Pomo da discórdia, a Direção da Polícia Federal. Dois casos distintos. Conclusão inevitável: o estouro da boiada é questão de dias.

2. CAMILO atendeu aos rogos dos empresários. Flexibilizará as medidas tomadas. Mandou fazer um plano pra analisá-lo. Tantas as filigranas que a emenda pode sair pior que o soneto. Querem ver? Lojas abrirão, em forma de rodízio, horário restrito. Indústrias sofrerão restrições.

3. TROPA de choque a respaldar o governador é restrita. Quando muito, cinco membros. Maia Júnior, pra planejar as ações; dr. Cabeto, por motivos óbvios; Élcio Batista, cuida das ações políticas. Nisso é craque. Some-se o secretário de Imprensa, Chagas Vieira, fiel escudeiro de Camilo desde as primeiras horas. E tem a turma do gargarejo, sem direito a dar pitaco.

 

DUPLA PERFEITA

PARA confirmar falta só bater o martelo. Está (quase) fechada a dobradinha Samuel Dias (PDT) e Élcio Batista (PSB) para a disputa municipal. Batizados por RC e crismados por Camilo. Aos Ferreira Gomes, o aval final. Tremei, Capitão e Luizianne!

CORDA É UNIVERSAL

ENTROU num ouvido, saiu no outro do Camilo, aquela sugestão do Lula de que o governador cearense é um dos cotados do PT à Presidência da República. Lorota. Com um padrinho desses, preferível correr às léguas. Tem mais. Camilo tem idade suficiente pra não pegar corda.

NO ALVO

SENADOR Eduardo Girão vai apresentar projeto de lei, passada a pandemia, para que o Governo acabe com todos os feriados pela frente. A ideia não é boa. É ótima. Neste rol, por acaso, entram o 7 de Setembro, Natal e Ano Novo. Vão no rolo. Oba!

PARADO, NUNCA

DE braços cruzados, Darival Bringel, o rei dos hospitais, não fica nunca. Semanalmente, define com os presidentes das Unimeds do Estado ações de apoio ao poder público no enfrentamento da crise do vírus maldito, através de investimentos de infraestrutura elaboração de projetos.

FACA NA GARGANTA

ALÔ, alô! Procon! Sugere-se incertas nos supermercados da cidade, que estão faturando alto. Em compensação metem a faca na goela dos consumidores, majorando preços a torto e a direito. E ninguém vai preso. Quem achar ruim que vá reclamar ao Bolsonaro.

PRIMEIRO DA FILA

SUGESTÃO via coluna, referendada pelo presidente Sarto, da AL. Deputados que quiserem podem doar parte de seus salários para a Saúde Pública. Primeiro a aderir, Acrísio Sena, com 20%. E os demais? Por enquanto não abriram a boca, nem a mão.

 

GALHOS DE URTIGA

CALAMIDADE pública? Todos aderiram. Gastos de verbas sem licitações, sem prestar contas, respeite a farra! Tempo de eleição, então, é mão na roda. Razão cabe aquele língua de trapo de plantão - esta calamidade pública, mais adiante, será conhecida como o Covidão. Quem sobreviver ao Covid-19, verá.

GALHO de urtiga. Qual o motivo do Governo do Estado não deixar a construção civil trabalhar? Em 24 estados elas foram liberadas. Menos aqui. Resultado: o comércio de material de construção aberta em 22 estados. As daqui chupando o dedo. Outra ferroada - os que trabalham aqui, neste ramo, são tão perigosos assim?

MORRO e não engulo. Centro de Eventos e Centro Olímpico, gigantescos e pomposos, fora do contexto do Covid-19. Sobrou pro coitado do PV, que não tinha nada a ver com o coronavírus...

E AS funerárias, hein! Com enxurrada de enterros diariamente, depois do glutões supermercados e farmácias, estão faturando à rodo. Haja caixões prontos pra abastecer os hospitais.

RC dando cavaco e com razão. Vai fechar sua gestão sem um objetivo alcançado. Por causa do Dnit não conseguiu municipalizar a BR-116. Detalhe: Fortaleza é a única capital brasileira com estrada federal em sua malha. Se ele pudesse mantaria o Dnit pros quintos.

VEREADORES que tentam a reeleição botam a boca no trombone. Concorrentes que deixaram a máquina municipal, emplacaram afilhados em seus postos, seguindo a mesma cartilha. São os chamados testas de ferro.

 

ESTILHAÇOS

.ONDE já se viu comemorar 11o. lugar como se fosse um grande feito? Que tal enxugar gelo na praia?

.DEPOIS dos Aviões, a Receita está de olho arregalado no faturamento daquele outro forrozeiro famoso, que cobra cachê imoralíssimo por cada show. Pau neles!

. OK, ok, esse novo coronavírus provocando tsunamis. Imaginem quando o velho chegar? Não terá mais ninguém vivo pra contar a história...

.QUADRA do Palácio da Abolição, depois das 22 horas, totalmente fechada. Quem tem medo de mausoléo (bem entendido) tem medo. Ui, ui...

.PRA não dizer que falei de flores neste domingo frugal e de isolamento. Uma mulher bonita - Ana Miranda. Não bastasse tem um texto lindo, feito a dona.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?