Logo O POVO+
Motim e pandemia: 2020 de tempestades para Camilo
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Motim e pandemia: 2020 de tempestades para Camilo

Tipo Opinião

1. INFELIZMENTE, os ventos do ano 2020 não estão soprando a favor do governador Camilo. Começou com o motim dos policiais, registrando o maior número de homicídios em curto tempo. Agora, instalou-se a devastadora Codiv-19, deixando o Ceará em 3º lugar no pódio brasileiro. Eita, pau! As perspectivas tornam-se cada vez mais sombrias.

2. REPAREM para o detalhe. Segurança Pública e Saúde foram os segmentos onde o Governo mais investiu, viraram meninas dos olhos de Camilo. Na Segurança houve resposta positiva, até certo ponto. Detalhe. Os crimes estão voltando em grande escalada. Saúde, infelizmente, a resposta não vem sendo positiva. O coronavírus que o diga.

3. AO governador não há o pecado da omissão. Pelo contrário. Ele está sempre na linha de frente na tentativa de debelar os problemas que são incontáveis. Reza a lenda que vento a favor, vira mar de almirante. Quando sopra contra, como agora, as tempestades são fichinhas. Em suas orações Camilo peça a Deus que este aziago 2020 vá pros cafundós do Judas.

Rolo compressor

QUER dizer, então, que o isolamento será prorrogado? Nada contra. Será caco de quebradeira pra todos os lados. Quem paga esta conta?

E O Dia do Trabalho, hein! Coisas que o tempo levou...

E A nossa segurança como vai? De mal a pior. Fações encontraram um campo fértil, em escalada vertiginosa. Tome balas, tome mortes. Procura-se o secretário André Costa. Preferivelmente, vivo, claro.

DIA das Mães sempre foi em maio. Querem mudar pra Setembro. Perdeu a graça. Setembro é mês das paradas e do amor febril pelo Brasil. Direita, volver!

PALAVRA da moda? Live. Todo bicho de orelha enche a boca. Não seria mais fácil dizer "ao vivo"? Seria, se o complexo de vira-lata do brasileiro não fosse maior. A hedionda linguagem digital virou a dona do pedaço.

QUEM avisa, amigo é. Todo cuidado é pouco com os tais aplicativos. Faca de dois gumes. Sou do tempo do ronca - quem quer vai, quem não quer manda. E se estrepa.

BOM pedaço não fica pra quem quer, sim pra quem vai lá e... crau! É o caso do vereador Ésio Feitosa, líder de RC na CMF. Trocou o PDT pelo PSB. De bônus ganhou presentão. Qual? Presidência da Ettusa. Aquela mesma que a todos encantam, mas não é de ninguém...

SÓ quero ver depois que a Covid-19 se for. Quem largará o vicio (aliás, ótimo) de usar máscaras? Tremei, Japão!

 Samuel Dias
Foto: Sandro Valentim
Samuel Dias

ASSUNTO eleição, em segundo plano. Por enquanto. Furo da coluna vai se confirmar. PDT batizará, mesmo, o nome de Samuel Dias, aquele que tem a cidade na palma da mão. Ele foi o primeiro tocador, do tocador de obras RC. Deixou a cria Manuela Nogueira em seu lugar. Não mudou nada. Manuela é ótima, sisudez à parte. Prego batido, sim, com Élcio Batista (PSB) na vice, uma dupla de ouro. Depois não digam que não avisei.

Acuda-nos, Senhor!

MEU Senhor, meu Deus, acuda-nos. Que a catastrófica previsão do Dr. Cabeto (250 mortos por dia em maio, só em Fortaleza) não se concretize. Não ficará ninguém pra contar o resto da história...

Piada do ano

NOS sombrios dias de hoje, surgiu a piada do ano. Em videoconferência o senador Tasso sugeriu o economista Mansueto Almeida, para a presidência da República. Coitado do Mansueto. Não sabia onde meter a cara. Bom senador, Tasso sempre foi. Piadista? Que grata revelação...

Mão aberta

QUEM quer ajudar, basta seguir o exemplo do presidente da CMF, Antônio Henrique, maior revelação política da temporada. Câmara doou R$ 82 mil de ajuda dos vereadores, na base da vaquinha, para o Fundo Municipal de Saúde. Palmas, que ele merece.

Pé de guerra

QUER dizer então que os glutões shoppings estão impondo cobrar a verba do fundo de promoção aos lojistas. Que fundo? Que promoção? Se tudo está fechado? Lojistas prometem ir à luta. Promoção? Só de for pra saber o número de contaminados e mortes provocados pelo coronavírus. Aviso: os lojistas irão até as últimas consequências. Se for o caso, podem mandar os shoppings plantar batata.

Suicídio em massa

SINCERIDADE demais vira veneno letal. Ministro Paulo Guedes, guru do Bolsonaro, lá pras tantas saiu-se com esta preciosidade -"O Brasil pode quebrar em todos os sentidos - Federal, Estadual e Municipal." Qual a solução, ministro? Sugere-se, suicídio geral?

Chance perdida

GERALDO Luciano, boa figura, fincou em pé em ser candidato pelo Novo. Direito dele. Rejeitou convite do capitão Wagner para ser seu vice. Perdeu o bonde da história. Se tem cacife e fôlego pra chegar lá sozinho, ganhará também a Medalha de Ouro do atletismo...

Tobogã

. CAIXAS do Itaú estão usando aquelas máscaras de astronauta. Um horror. Resta ao cliente tomar um susto daqueles. Ui, ui...

. DELIVERY do Amor, é a atração do Shopping Benfica. É só clicar na hora e comprar o presente da sua mãe, sem sair de casa. Basta acessar delivery.shoppingbenfica.com.br. Oba!

. DONA ONÉLIA mudou a cor do cabelo. Do louro para o preto. Parecia outra pessoa. Oh, não, mil vezes não...

. FELIZARDOS, Ubajara e Ibiapina ainda não foram contaminados pelo vírus. Estou arrumando as trouxas. É pra lá que eu vou.

. TELEVISÕES porre de coronavírus. O que fiz? Ver desenho animado: Mickey, Pernalonga, Popeye, Pato Donald...

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?