Logo O POVO+
A pandemia no Ceará e o lobo mau...
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

A pandemia no Ceará e o lobo mau...

Tipo Opinião

1. CAUTELA. Esta a palavra de ordem do governador Camilo. Prometeu, cumpriu. Irá flexibilizar na base do conta-gotas. Uma de cada vez até completar quatro. Dependendo do retorno, abertura total. Até lá, tome drama. Detalhe: se não funcionar, volta tudo de novo. Haverá conscientização? Eis aí a interrogação. Do tamanho da ansiedade de todos nós.

2. A PANDEMIA está longe de se ir. Como a historia do lobo mau, a estrada é longa o caminho é deserto. Só os parvos e idiotas acham que flexibilização é abertura total. Defronta-se o Estado, com outra pandemia. Qual? Luz vermelha em suas contas. Se a queda de abril foi grande, maio quase dobrará. Somando os dois meses beira a casa do bilhão. Eita, pau, pereira.

3. O QUE era ruim vai piorar. Oh, não! Bolsonaro vetou os créditos dos Estados pra pagar as dívidas a organismos internacionais. Motivo? Metade das dívidas do Ceará é com credores internacionais. E o retorno? De receita federal o Estado receberá 4 parcelas de R$ 220 milhões. As noites de sono da bela dama de ferro, Fernanda Pacobahyba, viraram pesadelos.

URTICÁRIAS

COVID não respeita fama. Derrubou até o Safadão. Não sua saúde, que vai bem. Sim, seu bolso rechonchudo. Vinte shows cancelados no período junino. Ao preço de R$ 550 mil cada, façam as contas. Lives em festas juninas, nem pensar. É o ó do borogodó...

INCRÍVEL. Altaneira, que poucos sabem existir no mapa do Ceará, é a única cidade livre da Covid-19. Zero caso. Psiu! Sem oba, oba. Senão o vírus vai lá e...crau!

SE mal pergunto, RC. Antecipação dos dias santificados, já pode ser montada árvore de Natal na próxima semana? Aliás, o Dória lhe agradece por ter copiado os feriados mal-ajambrados...

PREVISÃO do tempo. Podem tirar o cavalo da chuva. Ou da pandemia. Turismo recuperar o gigantesco prejuízo, só lá pro fim do ano e olhe lá. Réveillon, então, jamais será o mesmo. Bye, bye Aterrinho!

PROGRAMÃO de índio, com o devido respeito. Visita on-line, tão sem graça quanto as lives que as dondocas adoram. Só pra aparecer na coluna do Clóvis.

E o Dnocs, hein! Lindão e inútil. Juntando ele e a Sudene, um pelo outro, podem levar os Correios de volta.

ALMA caridosa, urgente! Escola N. S. das Graças, do Pirambu, mantém dia e noite a bandeira do Brasil hasteada. Precisa ser trocada. Quem se atreve? Apelo pro Assis Cavalcante, presidente da CDL, o primeiro a hastear nosso pavilhão em plena Praça do Ferreira.

QUER dizer que o Banabuiú sangrou. Orós, também. Araras, idem. Que maravilha. Ok, ok e eu com isso?

Élcio Batista, secretário da Casa Civil do governo Camilo Santana
Foto: MAURI MELO/O POVO
Élcio Batista, secretário da Casa Civil do governo Camilo Santana

BRAÇO direito e esquerdo de Camilo, Élcio Batista conquistou sua confiança pela fidelidade e lealdade em várias missões. Inclusas as espinhosas, onde sua habilidade é exigida. Aos poucos conquistou com mérito seu espaço. Agora, no PSB, o partido do futuro, pode sair candidato a prefeito ou a vice, com respaldo de Camilo. Élcio não se esconde como tantos outros. Mostra a cara e vai pra batalha.

PRAZO FATAL

CANDIDATOS à sucessão municipal, pregado aviso. Prazo de inscrições até dia 4, quinta. Os que tiveram coragem de se lançar partem na frente. Em cima do muro a dobradinha Samuel Dias e Élcio Batista. Menos por Élcio. Atenção: pode haver surpresa. Liguem os fios.

MONTANHA RUSSA

AQUI pra nós. Este plano de flexibilização só um gênio pra entender. Complicaram o simples com tantas etapas. Nem o inventor da montanha russa faria algo igual. Só pode ser coisa do Maia Jr.

PELAS BEIRADAS

BEM ao estilo de Camilo, comendo papa quente pelas beiradas, o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, conseguiu, na base do diálogo, o retorno de todos os setores da indústria. Ricardo forma no time dos resilientes e adora trabalhar. Viva!

PREVISÃO PELA CULATRA

ÚLTIMO dia de Maio e a previsão macabra e catastrófica do dr. Cabeto (morrerão 250 por dia só em Fortaleza) não se consumou. Seria algo histórico, embora fúnebre. Deus é grande.

FIM DE FARRA

TERIA que aparecer um dia alguém pra acabar com a farra de concessões de títulos de cidadania e medalhas a granel na CMF. Todo bicho de orelha ganhou. Até que o presidente Antônio Henrique, maior revelação política do ano, resolveu dar um chega pra lá. Bola branca.

VESPEIRO SANTO

RC mexeu no vespeiro da igreja com aquela de transferir dias santificados. Se era pra imitar o Dória, piorou. Virá o troco da Santa Madre. Como assim? Será mantida a Caminhada de Maria, em agosto. Mesmo com o Covid? Aí só perguntando ao arcebispo.

RODA GIGANTE

.SHOPPING Benfica pronto pra reabertura. É só receber o sinal verde. Higienização completa, marcação nos pisos sobre distância dos clientes, túnel de limpeza na entrada principal, área disponível pro drive-thur. É só a Saúde querer. Tudo nos trinques.

.GUERRA dos supermercados vai pegar fogo. Estão vindo aí mais três: Planeta, S. João e Patolândia...

.PALAVRA terminantemente proibida: Calamidade Pública. Deu no rolo que deu...

.CHATOS na tv, as pencas. Queiram ler: Adenet, Pochart, Duvivier, Bruno Mazeo. Cada qual mais sem graça que o outro. Que tal mandá-los pra China?

ESPEREM. Vem aí o Dia dos Besteirol. Primeiro da fila - e precisa dar o nome daquela figura ridícula?

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?