Que os anjos acolham as receitas dos poemas de Roseana Murray
Jornalista, professora e consultora. Mestre em Políticas Públicas, especialista em Responsabilidade Social e Psicologia Positiva. Foi diretora de Redação do O POVO, coordenadora do Unicef, secretária adjunta da Cultura e assesora Institucional do Cuca. É autora do livro De esfulepante a felicitante, uma questão de gentileza
Nem todo poeta escreve sobre si. É bem mais comum do que se imagina que escrevamos sobre os sentimentos que vestem e desnudam mundos, sejam reais ou imaginários. Para isso existe o eu lírico, que é a própria voz poética, aquela que cria, que manifesta, na poesia, pensamentos, emoções e mesmo opiniões.
Receita de olhar
Nas primeiras horas da manhã desamarre o olhar deixe que se derrame sobre todas as coisas belas o mundo é sempre novo e a terra dança e acorda em acordes de sol faça do seu olhar imensa caravela.
Em algumas ocasiões, as vozes se misturam. E nem interessa saber qual delas fala, mas o que chega a cada leitor (a). O fato é que, assim como estimula em Receita de olhar, todos os dias pela manhã Roseana Murray, poeta infantojuvenil, 73 anos, costumava caminhar nas proximidades de sua residência, em Saquarema, Rio de Janeiro.
Na última sexta-feira, 5 de abril, três pitbulls a atacaram. Em consequência, perdeu um braço e uma orelha. Segue internada, mas já respira sem ajuda de aparelhos. A Justiça decretou prisão preventiva dos três proprietários dos animais que estariam desnutridos.
A poeta gostava de acordar junto com a natureza, de ver o cotidiano que engatilha nas horas iniciais do dia. Talvez daí alimentasse seu bailado de palavras que encantam crianças e jovens nos mais de 100 livros que publicou. E que a levaram a ser premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Academia Brasileira de Letras (ABL) e Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCA).
Classificados poéticos
Procura-se um equilibrista que saiba caminhar na linha que divide a noite do dia que saiba carregar nas mãos um fino pote cheio de fantasia que saiba escalar nuvens arredias que saiba construir ilhas de poesia na vida simples de todo dia.
No poema Classificadospoéticos, Roseana Murray mostra que a arte conforta a vida. E este é um dos cuidados que ela precisa. Não é uma recuperação fácil. Um pote de fantasia é uma ajuda fantástica para transpor as noites longas, que engolem dias, dentro de um hospital.
Em grupos de escritores de todo o país, e fora daqui também, têm sido repassadas, constantemente, informações sobre o estado de saúde dela. Nas redes sociais e nos meios de comunicação circulam detalhes da sua evolução, a conversa com os filhos pelo piscar de olhos e na mexida da mão e dos pés.
É a hora de seus poemas, que já alcançaram tantos, como Receita de espantar a tristeza, alimentarem a própria esperança da autora, e a nossa também.
Receita de espantar a tristeza (trecho)
Faça uma careta e mande a tristeza pra longe pro outro lado do mar ou da lua
Oscar Wilde disse que a vida imita a arte mais do que a arte imita a vida. Roseana Murray merece demais ser intensamente tocada pelo seu próprio pó mágico, a sua receita de pirlimpimpim. Aquela mesma que ela vem lançando desde 1980 nos seus poemas, na sua delicadeza em trançar palavras e sentidos, e seguir povoando a infância e a adolescência de leitores e leitoras.
Os anjos (trecho)
Que um anjo durma sempre ao meu lado e faça com seu silêncio o tecido dos meus sonhos.
Mais uma vez, é em um poema de Roseane, Os anjos, que encontro as melhores palavras para condensar os desejos de pronta recuperação que sentem todos os que veem na literatura uma arte de encantamento.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.