Logo O POVO+
Saúde da mulher em primeiro lugar
Foto de Annette de Castro
clique para exibir bio do colunista

Eleita uma das dez melhores executivas do Brasil, Anette de Castro é vice-presidente da Mallory. Líder e cofundadora do Grupo Mulheres do Brasil

Saúde da mulher em primeiro lugar

A realidade de muitas brasileiras pobres e periféricas ainda é bastante injusta e cruel. A grande maioria delas não possui acesso fácil a um atendimento médico de qualidade e acompanhamento psicológico
Tipo Opinião
Anette de Castro, empresária (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Anette de Castro, empresária

Iniciamos o ano com o "Janeiro Branco", campanha de incentivo ao cuidado da saúde mental, mas nossos esforços para pautar a saúde feminina também em outros aspectos precisam continuar. O projeto "Saúde-Se" marca o início das atividades anuais do Grupo Mulheres do Brasil e estimula uma série de eventos e programações voltadas para a saúde física e mental das mulheres da nossa sociedade.

A realidade de muitas mulheres pobres e periféricas em nosso país ainda é bastante injusta e cruel. A grande maioria não possui acesso fácil a um atendimento médico de qualidade e acompanhamento psicológico. Mesmo quando dispõem de acesso ao SUS (Sistema Único de Saúde), não possuem estímulo suficiente para fidelizar um tratamento de saúde. São questões que devem ser revistas e incentivadas por meio de políticas públicas que aproximem essas mulheres de um sistema eficiente e uma rotina de autocuidado.

No início do mês, foi lembrado o Dia Mundial do Câncer de Mama, que tem cada vez mais atingido mulheres abaixo dos 35 anos. É o que alerta a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), que destaca a importância de se manter uma prevenção atualizada e ter um diagnóstico precoce. Apesar de existirem fatores de predisposição, os médicos aconselham manter um estilo de vida saudável para reduzir riscos. Em relação à saúde mental, os dados também preocupam. De acordo com o levantamento "Caminhos em Saúde Mental", lançado pelo Instituto Cactus em parceria com o Instituto Veredas, uma em cada cinco mulheres apresentam Transtornos Mentais Comuns (TMC)

São dados como estes que reforçam a importância de trabalharmos com ações que contemplem a saúde feminina por completo, seja física ou mental. É com esta premissa que o Grupo Mulheres do Brasil se dedica a realizar atividades que as tragam bem-estar. No primeiro domingo do mês, promovemos um evento que reuniu atividades de ritmos, exercícios funcionais e ginástica. Uma manhã incrível e que nos trouxe ainda mais motivação para seguir nas atividades do ano.

Nosso propósito é de união, afeto e empoderamento. Seguiremos dando suporte a nossa comunidade. A luta é conjunta e pelo bem de todas. Para acompanhar e saber como participar de nossas ações, siga o instagram oficial do grupo @grupomulheresdobrasilfor.

 

Foto do Annette de Castro

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?