Logo O POVO+
Quem comanda o Porto de Fortaleza?
Foto de Armando de Oliveira Lima
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, repórter especial do O POVO, tem mais de dez anos de experiência em jornalismo econômico

Quem comanda o Porto de Fortaleza?

Peça-chave para a balança comercial e a economia cearense, a gestão do Porto de Fortaleza está indefinida
Tipo Opinião
Porto de Fortaleza, administrado pela Companhia Docas do Ceará (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Porto de Fortaleza, administrado pela Companhia Docas do Ceará

.

Denis Bezerra surgiu no site e nas redes sociais da Companhia Docas do Ceará (CDC) como o novo diretor-presidente, responsável direto pelas operações do Porto de Fortaleza. Convidado pelo ministro Márcio França (Portos e Aeroportos), como diz texto publicado no portal da CDC, o cearense ex-deputado federal ainda não teve a nomeação publicada no Diário Oficial da União.

Há quem conte de uma disputa entre França e o senador Cid Gomes (PDT) pela indicação para o cargo. Lúcio Gomes, irmão de Cid, seria o nome do senador para o comando das Docas. Procurado, o Ministério de Portos e Aeroportos não se manifestou.

A certeza é que o Porto de Fortaleza tem papel-chave para a balança comercial e a economia cearense, pois é a porta de entrada dos combustíveis no Estado e movimenta as preciosas cargas de frutas frescas e trigo. Além disso, há uma expectativa sobre a CDC no que diz respeito ao aumento do turismo internacional, afinal, o terminal é o único do Estado capaz de receber cruzeiros transatlânticos.

Mas o Porto não exerce nenhuma dessas operações a contento porque continua operando com estrutura precária. Abatido por um ataque hacker ainda antes da pandemia, sem defensas para todas as atracações, com o terminal de passageiros ostentado como o elefante branco da Copa do Mundo no Ceará e o sistema de segurança falho - que permitiu o desaparecimento de 11 contêineres -, o terminal precisa estar no centro principalmente de investimentos - e não apenas de disputas pelo comando.

32

por cento foi o crescimento da receita de cloud, cibersegurança, IoT, big data, venda e aluguel de equipamentos de TI da Vivo em 2022. O aumento da carteira de clientes corporativos, especialmente micro, pequenas e médias empresas, fez a operadora mudar a estratégia do Vivo Meu Negócio, com a oferta de mais soluções digitais integradas.

ExpoCamarão

Líder na produção de camarão no País, o Ceará vai promover a primeira edição da ExpoCamarão durante a PEC Nordeste 2023, entre 15 e 17 de junho, no Centro de Eventos do Ceará. A expectativa é que haja rodada de negócios entre os produtores e os compradores. O Estado é responsável por 41,7% da produção no Brasil e comercializou 150 mil toneladas no mercado interno em 2022.

Projeto Itataia de exploração de urânio (Foto: Voz de Santa Quitéria)
Foto: Voz de Santa Quitéria Projeto Itataia de exploração de urânio

Elmano recebe Articulação Antinuclear hoje

O governador Elmano de Freitas (PT) vai receber hoje, 31 de maio, os movimentos que compõem a Articulação Antinuclear do Ceará, que são contrários à exploração de urânio e fosfato na jazida de Itataia, em Santa Quitéria. Elmano é o primeiro governador a dialogar com esses representantes desde a retomada do projeto no início dos anos 2000 pelo ex-governador Cid Gomes durante o primeiro mandato de Lula.

Algodão

Pesquisa realizada por professores e alunos da Fatec Cariri, publicada no periódico Brazilian Journal of Biosystems Engineering, observou a aplicação de nitrogênio na adubação de algodoeiros naquela região do Estado. De maneira geral, doses de nitrogênio superiores a 120 kg/ha prejudicam o crescimento e produção de matéria seca da planta nas condições de clima e solo do Cariri. Agora, os pesquisadores consideram que é essencial a realização de estudos em diferentes locais do País.

Maracanaú

O North Shopping Maracanaú se prepara para ampliar o mix de lojas em mais de 15 novas operações neste ano. Milky Moo, M de Mulher e Brisanet são umas das já anunciadas. O Centro comercial registrou um crescimento de 6% nos primeiros meses de 2023 ante igual período de 2022 e a expectativa é encerrar o ano com dois dígitos.

 

Foto do Armando de Oliveira Lima

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?