Logo O POVO+
Tecnologia 5G avança no CE, mas propósito não foi alcançado após 1 ano
Foto de Armando de Oliveira Lima
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, repórter especial do O POVO, tem mais de dez anos de experiência em jornalismo econômico

Tecnologia 5G avança no CE, mas propósito não foi alcançado após 1 ano

.
Tipo Análise
Tecnologia 5G avança, mas ainda lentamente (Foto: Reprodução/Pixabay)
Foto: Reprodução/Pixabay Tecnologia 5G avança, mas ainda lentamente

.

Um ano após a ativação da tecnologia 5G no Ceará - completado ontem, 5 -, a nova geração de telefonia móvel demonstra avanços no Estado, mas ainda não atingiu o propósito para o qual foi desenvolvido.

A perspectiva positiva é ancorada na quantidade de equipamentos transmissores e usuários comuns. O mapa de antenas da Conexis, associação que reúne as empresas do setor, atesta: são 564 estações rádio-base (ERBs) instaladas em municípios cearenses, o que representa a segunda maior cobertura do Nordeste.

Só a Bahia (686) possui mais ERBs. Quando o assunto são os acessos, o Estado conta com a terceira melhor marca, com 370.436 chips 5G ativos contra 411.062 da Bahia e 381.403 de Pernambuco, de acordo com o balanço de julho da Agência Nacional de Telecomunicações. Mas o usuário comum nunca foi o propósito do 5G. O uso no smartphone para gozar de uma velocidade ultrarrápida é consequência de uma tecnologia pensada para impulsionar a produção na indústria, no agronegócio e nos hospitais via dispositivos de ponta, entre outras áreas, como portos - caso de Suape (PE) - e usinas hidrelétricas - iguais a Itaipu (PR).

Experiências assim só acontecem a partir de redes celulares privativas, onde os equipamentos contam com as frequências 5G exclusivas. São linhas de montagem, monitoramento de lavouras, aparelhos cirúrgicos controlados a distância, entre outras possibilidades ainda inéditas em terras cearenses. No Brasil, hoje, existem 128 redes celulares privativas (RCPs), dos quais 86 já foram implementadas ou em implementação. A lista tem 40 em provas de conceitos (POC). Desses, apenas 11 estão no Nordeste e nenhum está no Ceará. A região tem no agronegócio o principal investidor, porém, são as áreas de óleo e gás e mineração as líderes.

As informações foram publicadas em julho no Mapa do Ecossistema Brasileiro de Redes Celulares Privativas, produzido por Mobile Time com a colaboração de 33 empresas e instituições que atuam nesse mercado, entre fabricantes de equipamentos de rede, operadoras móveis, MVNOs, consultorias, integradores e também as próprias donas das redes.

O cenário expõe a realidade do 5G e precisa ser usada para que a cobrança pelo desenvolvimento do 5G se dê na frente correta, ou seja, no desenvolvimento de experiências que promovam o progresso em áreas estratégicas e não apenas na cobrança por latência menor para vídeos e jogos no celular.

Clima na cidade se transforma no 7 de setembro(Foto: Sandro Valentim)
Foto: Sandro Valentim Clima na cidade se transforma no 7 de setembro

Maranguape espera mais de 15 mil pessoas no 7 de setembro

Maranguape espera receber 15 mil pessoas para o tradicional - e divertido - desfile de 7 de setembro. O número é quase sete vezes a quantidade de visitantes que a cidade reuniu em 2022. No dia 6, início das festas, a expectativa é de 10 mil pessoas. É o 1º dia do feriadão que vai até o domingo, 10, pois dia 8 é feriado lá. O reflexo da movimentação é direto nos micro e pequenos negócios e nos empreendimentos nos arredores da Praça Capistrano de Abreu e ao longo da avenida Major Agostinho, onde os estudantes "arrasam" no desfile.

4%

é o percentual de evasão dos cursos do Centec, segundo informa a instituição. A metodologia para atingir o baixo índice, revela, o diretor-presidente Acrísio Sena, é dar a oportunidade de qualificação para pessoas em vulnerabilidade. Dos 398 cursos ofertados, 78% das pessoas matriculadas estão na linha de pobreza (renda per capita de meio salário mínimo/mês), sendo 1,2% beneficiários do cartão Mais Infância. "A partir desses dados, decidimos descentralizar ainda mais nossa atuação, ampliando nossas parcerias com Prefeituras e articulando cooperação com outras entidades e secretarias de Estado para atender segmentos específicos, como pessoas privadas de liberdade", ressaltou Acrísio.

Senai no RN

Líder em geração eólica no País, o Rio Grande do Norte vai se gabaritando no campo acadêmico. O Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis, via a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, inaugurou ontem, 5, o Laboratório de Hidrogênio e Combustíveis Avançados - com foco em aviação. Ao mesmo tempo, o Ministério da Educação autorizou o funcionamento da Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do Senai-RN.

 

Foto do Armando de Oliveira Lima

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?