
Jornalista, repórter especial do O POVO, tem mais de dez anos de experiência em jornalismo econômico
Jornalista, repórter especial do O POVO, tem mais de dez anos de experiência em jornalismo econômico
A declaração do governador Elmano de Freitas (PT) de que estaria disposto a rever o apoio do Governo do Ceará ao projeto de exploração de urânio e fosfato na cidade de Santa Quitéria, após o episódio de alta concentração de urânio na água do distrito de Trapiá, não gerou insegurança ao projeto de mineração planejado para aquela área.
É o que diz Christiano Brandão, gerente corporativo de Licenciamento, Meio Ambiente, Gestão Fundiária e Direitos Minerários do Consórcio Santa Quitéria. À coluna, ele classificou como normal a ocorrência e disse que o Consórcio está de acordo com o dito pelo governador. "Ele (Elmano) fez uma declaração absolutamente correta, ao passo que apoia a ciência. Então, a gente está muito seguro em relação a esses aspectos e a existência de urânio natural na região é de se esperar", declarou.
O caso no qual a água de três poços daquele distrito apresentou concentração superior a sete vezes os 0,03 miligramas de urânio por litro considerados limites para o consumo humano foi motivo de atenção do governo cearense nas últimas semanas e conta, hoje, com uma equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema único de Saúde (EpiSUS) no município localizado a 222,3 km de Fortaleza.
Ao O POVO, Elmano declarou: "O meu parecer será acatar aquilo que os cientistas disserem, que é aquilo que pode ser feito com segurança máxima à saúde da população. Prioridade: a saúde da população. Se a exploração da usina não comprometer e ficar demonstrado que não compromete, aí nós podemos manter o acordo".
Formado pela estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a Galvani Fertilizantes, o Consórcio assegurou a manutenção de todo o projeto, estimado em cerca de R$ 3 bilhões para 20 anos de exploração da jazida Itataia - localizada a 70 km do distrito que apresentou água com concentração de urânio acima do recomendado.
"É um importante trabalho. O Ministério da Saúde tem sua norma, o Ibama e a Cnen também. Não necessariamente são avaliadas da mesma forma. Isso não traz qualquer receio para o projeto", arrematou, referindo-se às investigações do ministério e à avaliação das autarquias que avaliam a viabilidade técnica e de segurança da exploração de urânio e fosfato no Ceará.
milhões de reais é o investimento da SV Elétrica na nova loja de autoatendimento em Sobral. Com 700 m² de área, a unidade será inaugurada no dia 8 de novembro na Avenida Monsenhor José Aloisio Pinto, 515. Como atrativo promete descontos de 30% em todo o portifólio.
por cento é o cálculo da Couro Fino para a expansão do faturamento na Black Friday. Para isso, a empresa diz oferecer promoções de até 50% de desconto ao longo de novembro. O portal de vendas, diz o CEO Fred Soares, tem participação decisiva na estratégia, com estimativa de ampliar em 20% as vendas neste ano.
currículos foram recebidos pela Kroma via Sine/IDT em Jaguaruana. A cidade terá o maior parque solar da empresa com investimento de R$ 630 milhões. As oportunidades continuam abertas e os interessados devem enviar currículo para o vagas.aracati@idt.org.br.
por cento foi a expansão da Seguros Unimed no faturamento de produtos de vida entre 2023 e 2024. O número motivou a abertura do escritório em Fortaleza, com foco nas carteiras de vida, residencial e odonto.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.