Logo O POVO+
Desafio para superar a pobreza
Foto de Beatriz Cavalcante
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e está andamento de Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM

Desafio para superar a pobreza

Estudo elaborado pelo Insper e apresentado em encontro de pesquisadores do FGV Ibre mostra que a extrema pobreza tem crescido desde 2014 e que, em 2022, quatro entre 10 famílias não conseguem acesso pleno à alimentação
Extrema pobreza cresceu no Brasil e no Ceará (Foto: Samuel Setubal/ Especial para Jornal O Povo)
Foto: Samuel Setubal/ Especial para Jornal O Povo Extrema pobreza cresceu no Brasil e no Ceará

O ano de 2023 começa com vários desafios para a passagem do bastão do presidente Jair Bolsonaro a Lula com um orçamento sem previsão de recursos para alguns programas. Serão necessários muitos ajustes fora do teto de gastos para garantir, por exemplo, o Auxílio Brasil prometido de R$ 600. Mas o maior desafio está em enfrentar a extrema pobreza no País, que vai muito além dos programas de transferência de renda e esbarra na inserção no mercado de trabalho.

Estudo elaborado pelo Insper e apresentado em encontro de pesquisadores do FGV Ibre mostra que a extrema pobreza tem crescido desde 2014 e que, em 2022, quatro entre 10 famílias conseguem acesso pleno à alimentação, somando as 33 milhões de pessoas no País.

Retrata ainda que a inserção produtiva e o aumento da remuneração do trabalho não chegaram tanto aos mais pobres. O estudo aponta que esse é o fator de sucesso ou fracasso do terceiro mandato do presidente eleito, Lula, frente a suas promessas.

Para se ter ideia, entre os 10% mais pobres, 18% dos adultos em idade de trabalhar estavam ocupados em 2021. Portanto, a crise para as pessoas de baixa renda vai além da necessidade de manutenção de um programa de transferência de renda, mas de uma medida que as insira no mercado de trabalho.

Fiocruz

O governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT), vai ter agenda de aproximação e alinhamento com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. Será na quarta-feira, 9 de novembro, no campus da Fiocruz Ceará. Estão na pauta a fábrica da Wolbachia (bactéria que impede que os vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam dentro dos mosquitos), o Distrito de Inovação e construção da fábrica de Bio-Manguinhos no Ceará.

Mulher executiva

O Programa Diversidade em Conselho (PDeC) abriu inscrições para treinamento e mentoria para mulheres executivas que pretendem atuar nos conselhos de administração. As interessadas devem se inscrever até 25 de novembro. É necessário ter experiência senior e competências para atuar em conselhos. O programa também oferecerá 5 bolsas. A inscrição é pelo site ibgc.org.br/advocacy/diversidade

Mercado da beleza

A rede Botocenter inaugura duas unidades no Ceará, uma em Fortaleza, no Bairro Montese, e outra em Maracanaú, no North Shopping Maracanaú. No País, são 31 unidades e o plano de expansão prevê a abertura de mais cinco operações até dezembro de 2022. A marca está em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Sergipe, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Bahia e Pernambuco, e é especializada na aplicação da toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico.

Vendas na Copa

O comportamento dos consumidores durante a Copa do Mundo tende a impulsionar a venda online por impulso, com o uso de aplicativos com oferta de entrega ultrarrápida. A preferência é para compra de cervejas, destilados, petiscos e carnes no Brasil. Para quem planeja, o foco é nos atacarejos. Para alimentos, a tendência é no consumo proporcional de frangos e suínos para churrascos, na comparação com carnes vermelhas, além de petiscos para acompanhar os jogos. A avaliação foi conduzida pela consultoria KPMG, a partir de dados de mercado, setor e comportamento dos consumidores. Uma mudança que casa com o período é o de aumento das importações de Smart TVs, que já triplicaram em setembro, na comparação com igual período do ano passado, conforme a consultoria.

 

Foto do Beatriz Cavalcante

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?